JALES: VACINAÇÃO CONTRA RAIVA EM CÃES E GATOS COMEÇOU NESTE SÁBADO

vacinaçao 01

Começou neste sábado, 19, a campanha de vacinação antirrábica em Jales, que será feita nas Unidades Básicas de Saúde e em outros pontos da cidade.

Leonardo Aurélio Silva, médico veterinário, responsável pelo centro de Zoonose, espera que toda a população se mobilize e leve seus animais para que possam ser vacinados e assim prevenidos contra a raiva.

Segundo ele, a raiva é uma doença que pode acometer o ser humano e, uma vez adquirida, compromete o sistema nervoso, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%.

“É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença”, explicou o veterinário.

A campanha será realizada até o dia 29 de agosto na zona urbana da cidade e serão vacinados cães e gatos a partir três meses de vida. O centro de Zoonoze informa, também, que no mês de setembro deste ano inicia a campanha na zona rural.

No quadro abaixo, dias e locais da vacinação:

vacinação 2

2 comentários

  • Na minha cidade há tantos gatos de rua que pra vacinar todos é quase impossível.O poder público devia ter funcionários que fizesse esse tipo de serviço.

  • Gusavo M. de Paula

    Atitude válida da Prefeitura, já participei várias vezes levando meus animais de estimação e aqui em casa temos 2 cachorros, um gato e uma poquinha da índia.. rss

    O poder público tem sim o dever de cuidar da saúde pública em geral, mas de nada adianta ficar tentando tampar o sol com a peneira… Pode haver um exército de carrocinhas para recolher animais que estão abandonados nas ruas se os seres humanos (ditos inteligentes/pensadores) continuarem a agir de forma cruel deixando os animais a sua própria sorte por uma desculpa qualquer que ele acredite ser justificativa válida. Não quer ou não tem condições de ter um animal não o tenha, mas se o tiver cuide e se precisar por qualquer motivo desfazer-se doe a alguém responsável.
    Não podemos como cidadãos empurrar a poeira para debaixo do tapete e por toda a culpa dos animais soltos e como possíveis proliferadores de doenças nas ruas somente no poder público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *