JORNAL DE JALES: PRESIDENTE DA OAB ESTADUAL DIZ QUE NÃO HÁ ESPAÇO PARA O AUTORITARISMO NO BRASIL

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, que traz como destaque as consequências da seca que perdura por cinco meses na região. Segundo a secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Sandra de Lima Gigante, um cálculo aproximado indica que cerca de 100 animais já morreram por causa da seca em Jales. E essa não foi a única consequência: o jornal falou, também, com o diretor de Defesa Agropecuária, Jamil Atieh Júnior, e ele explicou que, em virtude da falta de chuvas, os produtores precisam comprar ração para o gado e aumentar a irrigação nas plantações, aumentando assim o preço final do produto.

Destaque, igualmente, para o presidente da OAB estadual, Caio César Silva dos Santos, que esteve em Jales na sexta-feira, 27, para participar da Conferência Regional da Advocacia, anfitrionada pela subseção local da Ordem. Inquirido pelo jornal sobre a possibilidade de ruptura institucional em decorrência das manifestações bolsonaristas programadas para 7 de setembro, Caio afirmou que “não há mais espaço para autoritarismo no Brasil”. Ele ressaltou  que “a OAB é uma instituição que sempre defendeu a Constituição e o Estado Democrático de Direito” e vai continuar desempenhando o papel de defensora dos cidadãos.

As esperanças do prefeito Luís Henrique de manter aberta a Delegacia da Polícia Federal de Jales, depositadas no ministro Ciro Nogueira; a situação da violência doméstica em Jales, que, segundo a delegada Mariana Machado, aumentou durante a pandemia de coronavírus; a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, realizada entre 21 e 28 de agosto, que mobilizou diversas autoridades locais; a Semana do Freguês, uma iniciativa da Associação Comercial para fortalecer o comércio de Jales; e as últimas novidades da parceria Clóvis Pereira-Carla Zambelli para instalar uma unidade da Casa Hunter em Jales, são outros assuntos do JJ.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior, agora um titio-avô, destaca a atuação do juiz aposentado Eduardo Henrique de Moraes Nogueira na tentativa de manter aberta a Delegacia da Polícia Federal em Jales. Eduardo, que chegou ainda rapazinho em Jales e, depois de trinta anos de trabalho e da aposentadoria, continua morando na cidade, mobilizou os colegas da ativa na 55ª Circunscrição Judiciária e os motivou a assinar documento apoiando a permanência da Delegacia. Segundo o colunista, quem fez o meio-campo entre o doutor Eduardo e os colegas foi a juíza Maria Paula Branquinho Pini, da 2ª Vara Cível de Jales. 

1 comentário

  • sem resumir

    Se não houver arborização em massa na zona rural, urbana e margens de rodovias, fertilização de nuvens, chafarizes distribuídos pelo perímetro urbano e amplo financiamento popular para a irrigação rural em todas as culturas, inclusive pastagens, viraremos DESERTO em menos de 10 anos. Executivos, Legislativos e Judiciários deveriam ter isso como meta principal se aqui estivesse um país de fato, mas o voto impresso é muito mais importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *