JORNAL DE JALES: VÍTIMAS DE FAKE NEWS, ANIMAIS DOMÉSTICOS NÃO TRANSMITEM COVID-19

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, que está destacando a reabertura, com restrições, do comércio jalesense. A matéria diz que o comércio e prestadores de serviços voltaram a funcionar por conta de decreto do prefeito Flá Prandi, que atendeu solicitação dos empresários locais. Eles terão, no entanto, que obedecer regras que incluem distância entre pessoas, sem aglomeração, higienização e disponibilidade de álcool em gel para os clientes, além de outras precauções. Segundo o decreto, quem não cumprir as regras fica sujeito a multa e, em caso de reincidência, poderá ter o alvará de funcionamento suspenso por um período entre 15 e 60 dias.

Matéria do jornalista Luiz Ramires desmente os boatos que correm na internet dando conta de que os animais domésticos – como gatos e cães – transmitem a Covid-19 para humanos. Segundo o jornal – que ouviu o médico veterinário José Antônio Guizzo – o que existem são registros de casos muito raros de pessoas que passaram o vírus para os animais. Além de desmentir os boatos, o veterinário recomenda que as pessoas deixem de se preocupar com informações falsas que não contribuem para que a convivência com os animais de estimação seja, como de fato é, um estímulo contra o estresse em tempos de pandemia.

A participação de voluntários jalesenses na confecção de máscaras de proteção contra o coronavírus; a transmissão de missas e cultos via internet, que está levando as mensagens de líderes religiosos àqueles que estão em quarentena; e as medidas da Prefeitura com relação ao Velório Municipal, onde os falecidos só podem ser velados por quatro horas, são outros assuntos do JJ. O jornal traz, ainda, uma entrevista com a médica portuguesa Sónia Catarina Traqueia André, sobre a obediência dos nossos patrícios ao isolamento social, e um interessante artigo da professora Ayne Regina Gonçalves Salviano, onde ela nos pergunta se estamos entendendo o que está acontecendo.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior está informando que o médico Vandré Roma Missoni, filho de jalesenses, que está vinculado ao SAMU de Santo André, foi notícia em dois programas televisivos – um do SBT e outro da Globo – durante a semana. Outra filha de Jales, a deputada estadual Analice Fernandes, também é destaque na coluna. Segundo Deonel, a deputada – que é enfermeira – está fazendo a lição de casa durante suas audiências presenciais com parceiros políticos, das quais ela participa sempre com máscara de proteção contra o coronavírus.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *