LEITORA RECLAMA DE ATENDIMENTO DA UPA 24 HORAS

DSC01264-ed

Recebi, na caixa de contatos do blog, um e-mail onde uma leitora  narra o atendimento que teria sido dispensado à sogra dela, pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jales. Confiram: 

Minha sogra sofreu um AVC na sexta-feira, dia 26/07/2013, e, devido ao ocorrido, ficou sem fala. Seu esposo então ligou para o SAMU, vieram com paramédicos e a levaram para a UPA. Lá, ela foi medicada com soro e liberada, mas continuava sem fala.

No sábado, dia 27/07/2013, por volta das treze horas levamos ela novamente, quando sugerimos à medica que ela fosse internada, mas a medica disse que o problema dela era psiquiátrico e nos orientou a esperar até a segunda-feira para procurarmos um PSF e solicitar o encaminhamento ao médico que atendesse minha sogra.

Voltamos para a casa novamente, sendo que dessa vez  ela nem foi medicada e continuou do mesmo jeito, sem fala. No domingo, dia 28/07/2013, por volta das dez horas, fomos novamente ao UPA e pedimos, mais uma vez, para que ela fosse internada.

A medica disse que iria ligar para a Santa Casa, mas não sabia se o hospital aceitaria internar minha sogra. A doutora medicou ela com uma dipirona na veia e nós ficamos na UPA até por volta das 13 horas, quando, então, fomos mandados para casa novamente.

Diante do quadro, resolvemos procurar diretamente a emergência da Santa Casa, quando, finalmente, minha sogra foi internada com AVC hemorrágico e mandada diretamente para a UTI.

Essa foi a narrativa enviada ontem, pela leitora. Hoje, através de contato telefônico, ela me informou que a sogra continua internada, quase sem fala. Disse também que os médicos diagnosticaram um edema cerebral e estão aguardando uma vaga em São José do Rio Preto, onde ela deverá ser operada.

Estou tentando contato com a direção do Consirj, que é o responsável pela UPA,  a fim de ouvir o outro lado dos fatos. 

43 comentários

  • luiz Teixeira

    Infelizmente, no Brasil, quando se tem uma problema medico grave, nao adianta ir a pronto socorro. Deve se tratar com medico especialista ou santa casa. Vc deveria saber disso. Nao adianta por culpa nos medicos ou no atendimento.

  • bolha

    Enfisema cerebral???
    Poderia confirmar Cardosinho ?
    De qualquer maneira, trágico seja lá quer for o diagnóstico.
    Acho que este assunto merece ser apurado com transparencia.

  • Dunha

    Apesar de muitos nao saberem para se internar pelo SUS na Santa Casa, o paciente deve vir com uma guia de referencia de um PS, UBS, ou UPA…em casos de urgencia extrema como o da senhora acima se interna sem a necessidade da documentaçao.
    Mais o que mais se escuta do tal do UPA que eu nao sei o pq eles nao encaminham pessoas com necessidade de internaçao para a santa casa, la no UPA se encontra funcionarios e principalemnte medicos como muita má vontade (nao sei se porcausa do salario, ou da estrutura do lugar), mais em casa 10 casos atendidos naqle local 8 sai reclamando absurdos que alguns pensam acontecer só nas regioes norte e nordeste…
    Abram o olho pessoal da saude jalesense que a coisa la ta feia pra nao dizer outra coisa.

    • anonimo

      pra vc sabe, até aquele paciente que paga consulta pro seu profissional de confiança vem com uma cartinha do médico que ele pagou na UPA pra pegar a guia de referencia e muitas das vezes é o seu acompanhante que vem,pois o médico nem vê o paciente e é dado, como vc fala que a UPA não interna,ô meu filho se o médico achar que é caso de internação e como vc mesmo disse se for necessário ele encaminha sim,mas isso é uma conduta médica e não por que cada um acha o que esse profissional deve fazer ou não ele vai fazendo,mas ele respeita o pedido do seu colega que recebeu o dinheiro do paciente que muitas vezes nem pode pagar aquela consulta,então porque ele mesmo não interna,mas é como vc disse tem que ser a referência da UPA ,das ESF e assim por diante,sem contar que muitas vezes o paciente vem da sua unidade(ESF)de abrangência pegar internação na UPA,é tudo na UPA mesmo, por isso que o que deve funcionar não funciona,vão tudo pra UPA,só tem que haver reclamação mesmo desse jeito.

  • Amiga do peito.

    NÃO EXISTE ENFISEMA CEREBRAL, E SIM EDEMA CEREBRAL. ENFISEMA É NO PULMÃO….NA SANTA CASA DE JALES FALTA NEUROLOGISTA PARA ATENDER O SUS.

  • Func. estadual

    OUTRO DIA TAMBÉM PRECISEI COMPARECER AO UPA POIS MEU ESPOSO ESTAVA COM ARRITMIA CARDIACA E O BRAÇO ESTAVA FORMIGANDO.
    PÉSISMO ATENDIMENTO… NA RECEPÇÃO FALEI QUE ERA EMERGENCIA, MAS MESMO ASSIM A ATENDENTE QUE DIGITAVA OS DADOS PESSOAIS NA MAIOR MOLEZA, COMO SE O CASO NAO FOSSE GRAVE.. DEMOREI 10 MINUTOS ATE FINALIZAR O CADASTRO.
    NAO TINHA NINGUEM NA FILA AGUARDANDO ATENDIMENTO, E NEM NO CONSULTORIO MÉDICO… MESMO ASSIM DEMORARAM MAIS 10 MINUTOS PRA CHAMAR ELA…. É UM ABSURDO…. ESSE CONSIRJ TÁ UMA FARRA SÓ…. NÃO TEM DIREÇÃO. NÃO TEM CONTROLE DE QUALIDADE. DEVIAM TROCAR AQUELES FUNCIONARIOS, DIREÇÃO E MÉDICOS QUE SÓ FAZEM CORPO MOLE……..

  • GARNIZÉ

    O Consirg virou a casa da Mãe Joana

  • Le

    Nao querendo generalizar,mais estamos precisando de medicos mais humanos realmente preocupados em salvar vidas e nao em estato social!!!!

  • Anônimo

    O atendimento é ruim mesmo. O que mais me chamou atenção foi o descaso dos enfermeiros com os pacientes. Eles se escondem em umas salinhas e ficam lá conversando como se estivessem numa feira, o paciente que se dane. Outra coisa também é a falta de limpeza no local. O prédio nem é tão velho, mas tem teia de aranha, o piso está encardido e o local fede. Infeliz de quem precisa desse serviço, detalhe: se for de madrugada ou aos finais de semana, aí é que o negócio piora…salve-se quem puder.

  • LÉO

    DEPOIS QUE O MACETÃO ASSUMIU O CONSIRJ/UPA AS COISAS POR LÁ COMEÇARAM A FICAR CAÓTICAS. JÁ PENSOU ESSE MOÇO ADMINISTRANDO A CIDADE. FORA NICE E MACETÃO!

  • LÉO

    FALTA HEMATOLOGISTA EM JALES!

  • É meu povo jalesense, a saúde da nossa cidade é algo pra se preocupar mesmo, e não é só no upa não… é nas unidades de saúde, é no nosso ambulatório médico de especialidades. No Upa temos problema com a demora para ser atendido,o descaso com a urgencia de alguns casos. Nas unidades de saúde não tem médicos especialista e quando encaminhado para um, fica numa enorme fila 6,7,1ano, ou seja se for um caso que desafia o tempo, como um câncer…ai meu amigo quando conseguir o médico vai falar que demorou demais e que ja esta num estágio avançado.Ja no nosso querido AME,sim tem um ótimo atendimento, mas depois de muito tempo de espera para conseguir a consulta e realmente estou assustada, pois aguardo um exame de colonoscopia ja a uns meses e agora estou com medo de fazer pois soube não só de 1 mais de 2 casos que conheço e outro que ouvi falar esse ultimo não sei se é verdade, de entestinos perfurados durante o exame e depois mandados para casa normalmente.NÃO É PARA SE ASSUSTAR???pessoas que assim como eu não podem pagar um plano de saúde ficam a espera do direito a uma saúde digna!!!Vamos ver Dilma se vai melhorar mesmo…….

  • anônimo

    estou pasma com certas declarações,se vcs não sabem,a UPa tem um atendimento de mais de 8 mil pacientes por mês vcs sabem o que é isso,só tem que ter uma ou outra reclamação mesmo,agora dizer que de 10 atendimento 8 saem insastifeito é mentira , mesmo porque 90% é ambulatorial e não diviam estarem ali,infelizmente o povo não sabe o que é uma urgencia e emergencia,fico muito triste em escutar certas ofenças de pessoas que precisam e procuram a UPA ,pois temos profissionais de primeira e de muita competência e que não estam ali de brincadeira não, e quanto a nova administração ela está muito empenhada em melhorar cada vez mais ,a prefeita nice pegou foi um abacaxi e graças a Deus ela vem se empenhando muito pelo bom atendimento, dando condições para os funcionarios ficarem satisfeito com o trabalho e garantir a vida dos pacientes e o bom atendimento ,reclame sim é um direito seu , e aponte o médico e o funcionário que te tratem mal,pois providencias são tomadas por ela e sua gerencia,como ja aconteceu, a prefeita não vem passando a mão na cabeça de nínguem não,ja teve médico que foi mandado pra rua por muito pouco,bom se eu for contar as mudanças que vem tendo vou ficar escrevendo aqui até amanhã,quanto a estrutura tambem foi pego como estão vendo e já houve mudançastambém parem de criticar o que vcs não conhece e não sabe como funciona,desculpe e obrigada pelo espaço.

    • MOACIR

      VC DEVE ESTAR FALANDO DE UM UPA DE OUTRA CIDADE, POIS LEVEI MINHA FILHA DE TRES ANINHOS ESSES TEMPOS ATRAZ AO UPA POIS RECLAMARA QUE TINHA ENTRADO UM BICHINHO NO OUVIDO DELA FUI ATÉ LÁ A PROFISSIONAL QUE A ATENDEU AO EM VEZ DE TIRAR O BICHINHO , PERFUROU O TÍMPANO DA MINHA FILHA, NO DIA LIGUEI PRO OTORRINO DELA ELE ME ACONSELHOU A LEVÁ-LA PRA ELE VER NO DIA SEGUINTE POIS O QUE TINHA ACONTECIDO JA NÃO TINHA RETORNO, MAIS COMO ERA DE NOITE E O MESMO NÃO ESTAVA EM FERNANDÓPOLIS, A EXAMINOU E CONSTATOU UMA LESÃO E ACHOU UM ABSURDO O QUE FIZERAM. ESSE PESSOAL QUE ESTAMOS NA MÃO.

      • anonimo

        pois sim amigo vc é que deve estar em outro planeta,primeiro que se fosse meu filho eu levaria as consequencias até o fim ,pois em se tratando de um tímpano perfurado já é demais,o procedimento é muito simples,primeiro é examinada as condições do corpo estranho dentro do ouvido ,pois na UPA não se faz mais lavagem de ouvido ainda mais em se tratando de uma criança,segundo não temos mais profissional dessa espécia na rede (ARE)pra quem não sabe é o INPS e a referência da UPA para casos desse tipo de urgência com especialista no caso é o ARE ou a Sta Casa,pois todos os pacientes que precisam de um especialista é encaminhado sim, porque a UPA pode mandar quantos casos for preciso se houver o profissional la certo,terceiro é o AME que mesmo eles não sendo referência da UPA é tentado algum tipo de ajuda mas os bonitões não aceitam nem em caso de muita urgência e aí só resta a pobre da Sta casa que inclusive chama esse profissional se não estiver nenhum no momento usando uma vaga de internação,mas se tenta resolve o caso,obrigada.

    • Pai Helinho

      Caro anônimo
      Pelo seu desabafo você deve ser funcionário da UPA, descordo quando você fala que atendimentos ambulatoriais não deveriam estar ali, aquilo é uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento e não um serviço exclusivo de Urgência e Emergência, UPA tem que atender tudo de uma simples dor no dedão do pé até o caso mais complicado. a UPA tem dois médicos por turno, enquanto um trabalha outro dorme, ou seja eles fazem plantão em outros serviços e vem descansar em Jales.

  • anônimo

    e ainda dis que o ame tem um ótimo atendimento,será, tenh0 minhas dúvidas,pois eles não atendem casos de urgência quando o caso é deles,tendo então de internar o paciente sem que precise, ocupar essa vaga da Sta Casa,sobrecaregando e tirando a vaga de outro sem ser o caso naquele momento,acordem gente ,vão estudar o que é uma classificação de risco e entender o atendimento da UPA por exemplo,antes de reclamar da demora,pois no Brasil todo ja vem acontecendo, e não foi jales que inventou não,é preconizado pelo ministério da saúde federal,vão reclamar com eles, com o ministro da saúde,agora para as pessoas qualquer situação não deixa de ser uma urgência ,até mesmo a unha do dedo que inflama porque aquela manicure que também não é uma podóloga cutuca o seu dedão e depois vc vai lá na UPA e quer ser atendido primeiro,pois o seu caso,na sua mente também não deixa de ser uma urgência,depois vai colocar merda no blog.

  • DIDI MOCÓ

    SOU DE UA CIDADE DE FORA E SEMPRE Q PRECISO VOU AO UPA…….SEMPRE FUI BEM ATENDIDO TANTO PALAS RECEPCIONISTAS QTO PELAS ENFERMEIRAS MAS QDO O MEDICO PLANTONISTA É O BARBOSINHA,,,,,,,,,,,,,,SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!!!!

  • MAS OQUE VCS QUERIAM COM O COMANDO DO QUARTA, PELO AMOR DE DEUS NICE ACORDA,POIS A SENHORA NÃO HOUVE NINGUEM E SÓ TÁ FAZENDO MERDA EM CIMA DE MERDA POR FAVOR OUÇA AS PESSOAS DE BEM QUE TE CERCAM,POIS DEPOIS NÃO ADIANTA DAQUI 4 ANOS VIR PEDIR VOTO,INFELIZMENTE ESTÁ SENDO O PROFESSOR RATO DE SAIA E DIGO INFELIZMENTE POIS AMO JALES E TORÇO PELO BEM DE JALES MESMO NÃO VOTADO NA SENHORA ! ENTÃO ACORDA NICE essa é a nossa campanha !

  • advogado

    Que mentira dessa familia………..Tenho informações que Não tinha neurologista na santa casa de plantão, e a mulher não tinhas sintomas de AVC, e família falou que ela tinha perdido a fala depois de brigar com o marido, foram feitos vários exames pelos médicos, mas a UPA é limitada e a família foi orientada a ir procurar um especialista, depois que a mulher fora liberada.

    • anonimo

      é por aí mesmo advogado,o médico da UPA tem que regular todos os casos de internação que ele acha que deve depois de uma avaliação clínica ou que a família fica precionando, e é assim que funciona, o médico da UPA liga para o plantonista da Sta Casa e quando é o caso de vaga ou falta do especialista esse plantonista recusa por telefone sendo que a UPA contribui com recurso financeiro nessas internações,por isso que muitas vezes mesmo o plantonista recusando e o médico da UPA achar que é o caso ele manda e pede a contra referência por escrito,vc por acaso manda essa contra referência?claro que não e as pessoas acham que a culpa é da UPA,nunca escutei fala que paciente chama a polícia pra Sta Casa,engraçado né!!!!e nen fazem escandalo,voltando pra UPA e reclamando mais um pouco do atendimento.

    • Pai Helinho

      VÁRIOS EXAMES NA UPA, FAZ ME RIR.

  • ANONIMATO TOTAL

    ACONTECE QUE O UPA é copia do PRONTO SOCORRO, POIS RETIRARAM OS APARELHOS DO PRONTO SOCORRO E TRANSFORMARAM NUM UPA. E OS FUNCIONARIOS ESTÃO DE PARABENS, TODOS MUITO COMPETENTES, PORQUE SE A SOGRA DA MOÇA AI TEVE UM AVC/ DERRAME CEREBRAL NA SEXTA FEIRA, PORQUE ELA NAO LEVOU DIRETO NA SANTA CASA NA SEXTA FEIRA MESMO? PORQUE NÃO PAGOU UMA CONSULTA COM ESPECIALISTA NA ÁREA NA SANTA CASA? SE TODOS ACHAM QUE O SUS NÃO RESOLVE! MAS VÊ SE TEM UTI PARTICULAR ? VÊ SE NAO ESTÁ INTERNADA NA UTI DO SUS? PAGA ENTÃO PLANO DE SAÚDE E VEJA COMO É O ATENDIMENTO. TENTA SER INTERNADO NUMA UTI DA UNIMED E DE OUTROS? VÊ PRIMEIRO SE TEM UTI PARTICULAR NÉ!? QUE MANIA DE FALAR MAL DO SUS, SÓ QUE TEM GENTE QUE É FREGUES DOS POSTINHOS TIRANDO LUGAR DE QUEM ESTÁ REALMENTE DOENTE E TIRANDO ATÉ CONSULTA DE QUEM PRECISA.NO CASO DA SOGRA AI? PRIMEIRO ESSE DIAGNOSTICO DE ENFISEMA CEREBRAL , NENHUM MÉDICO ADVINHA PORQUE ELE NAO EXISTE, AÍ PENSAMOS! PORQUE A MULHER NA SEXTA FEIRA NAO SE SOCORREU PRIMEIRO NO PSF PERTO DA CASA DELA.PORQUE NINGUEM FOI VISITAR A COITADA O DIA TODO? MAS NA HORA DE RECLAMAR APARECE TODO MUNDO. ANALISA PRIMEIRO, QUE NO UPA NAO TEM ESPECIALISTA EM NEURO E A SANTA CASA TEM UMA TRIAGEM PARA INTERNAÇÃO E MUITO BEM QUESTIONADA PELOS MÉDICOS PLANTONISTAS E SÓ INTERNAM QUANDO ESTÁ GRAVE O CASO………PORQUE SE NA SANTA CASA INTERNOU RÁPIDO, TENHO CERTEZA QUE PAGOU A CONSULTA…..AI QUALQUER LUGAR INTERNA NÉ……… TIRA A UPA NO FUNCIONAMENTO HOJE…E DEIXA SÓ O SAMU FUNCIONANDO PARA URGENCIA E EMERGENCIA. NINGUEM FICA DOENTE………COM CERTEZA O POVO APRENDE A CONSULTAR NO PSF E NÃO FAZER DA UPA UM ATENDIMENTO AMBULATORIAL DE DOENÇAS CRONICAS………..SUS RESOLVE.

    • anonimo

      é isso mesmo o que está acontecendo,é como ja disse a UPA atende 90% de casos ambulatoriais,isso é errado e ninguem vê, só sabe criticar,ha se não houvesse essa UPA,iam falar de quem?tem que ter alguém pra ser malhado mesmo.

  • washington

    Esse advogado anonimo deve ser do diabo. Vc não deve conhecer o UPA de Jales ou deve ser advogado da ¨ungida¨. Infernos de pessoas que continuam postando comentários anônimos. Coloquem seus nomes a a cara a tapa. PRONTO FALEI!!!!

    • anonimo

      e quem deve conhecer muito bem é vc né,pois não deve sair de lá,porque se vc vai la,tenho certeza que não tem o que falar ,mas o propósito é outro é atingir a prefeita.

  • Zebrão

    O Advogado está querendo dizer que a culpada pelo péssimo atendimento é a mulher que sofreu o AVC ?

    • anonimo

      por acaso vc era o advogado da família e estava lá pra ver se foi péssimo mesmo esse atendimento imbecil?é como eu ja disse anteriormente não sabe mas critica é mais fácil,gostaria muito que tivesse alguem de sua familia que fosse da área da saúde e que passasse nesse concurso do consirj e que fosse trabalhar lá pra vê como funciona o trabalho daquelas pessoas ,isso é se tiver o mesmo talento pra passar num concurso público como tem pra criticar.

  • grupo dos cincoenta

    Que saudades do Brigitte ou Jose Roberto Pietrobom aquele rapaz se dedicava ao bom atendimento junto aos medicos e pacientes.Agora quem esta ganhando e Tres Fronteiras e nós temos gerente que a Dona Nice achou que merecemos.Mais não se preocupem ainda vai piorar.
    ,

  • semprebela

    quanto bafão aqui heim kkk

  • anonimo

    Se diagnosticar doenca fosse facil todo medico seria bom.
    Acho que poderia sair uma nota no jornal explicando a funcionalidade de uma unidade de urgencia e emergencia para a populacao para que as pessoas parem de levar problemas ambulatorias para la e atrapalhar o atendimento para os casos urgentes.

  • ANONIMO COM CERTEZA É UM DOS IRMÃOS MACETÃO, EI NICE DESSE JEITO JALES VAI LADERA A ABAIXO !!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Vereadora REBECA

    Vou investigar e pedir pra ungida chamar o minsitro da saúde pra resolver o probelma!!!!

  • tim fio

    O ATENDIMENTO É HORRIVEL SIM, SEMPRE COM CARA DE BOSTA

  • informado!

    É MINHA QUERIDA ANÔNIMA, PRA MIM VC NÃO É ANONIMA SEI SEU NOME E ENDEREÇO…. MAS COMO ESSE POVO SEM CULTURA COMO É O DE JALES, ACHA QUE VÃO LER JORNAL??????? A ÚNICA COISA QUE SABEM LER É PANFLETO DO PROENÇA E SAKACHITA, ACHA TBM QUE PESSOAS QUE NÃO SABEM NEM ESCREVER COMO ESSAS QUE ESTÃO NO BLOG VAI SABER O QUE É URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OU CLASSIFICAÇÃO DE RISCO???????????????? ESSES JALESENSES SÃO UMA COMÉDIA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • informado!

    O MINHA QUERIDA REBECA É PROBLEMA QUE SE FALA. ANALFABETA!!!!!!!!!!!!!

  • larissa

    Venho aqui constatar o pessimo atendimento no UPA, não tenho medo de me expor pois fui muito mal atendida, não consegui mandar por email, então venho aqui dizer que estou com infecção de rim, muitas dores, no abdomem e de cabeça, minha pressão está alta e com os batimentos cardiacos muito acelerados, ah enfermeira aferiu minha pressão 2 vezes e disse que meu caso era serio, ja tinha também aferido em outros dois lugares e foi também constatado que minha preessão estava alta, relatei a medica que estava com febre, e pressão alta ela disse que minha pressão estava otima eu disse que precisava de internação pois queria um diagnostico por completo, ela simplesmente me disse que eu não tinha NADA que era para eu procurar um postinho e minutos antes de entrar na sala de consulta vi ela conversando para internar uma outra menina que estava desnutrida, mais a desnutrição não era o que parecia pois ela estava otima e ate jogando no celular e se ela estava desnutrida eu estou seca então pois o meu caso esta me deixando cada dia mais fraca, a medica disse que no maximo um raio x faria mais não resolveria nada, e que se eu queria tomar um soro,eu disse a ela soro não me faz efeito para mim ate relatei a ela que estava cansada dos medicos do upa me darem soro com tramol e morfina,estou passando mal, mais se algo me acontecer de serio haha eu vou PROCESSAR quem sabe assim …. e comece a trabalhar direito a população sofre mais, estou a espera de medico a dois meses e só consegui medico pra outubro, e tenho problema de infecção desde dezembro, o pouco caso não é só comigo é com a população em geral! No UPA falta tudo e o principal gente capacitada pq perto de aparelhos não são nada.

    • Anônimo

      eu estive la porque meu filho estava com a febre 39.8, fiquei mais de meia hora esperando, nao apareceu ninguem para a pre consulta, meu marido foi procurar um enfermeiro e encontrou o luiz hiroxi ele teve a capacidade de dizer que nao iria me atender porque estava na hora dele descansar. descansar? TRABALHA 6HRS POR DIA E QUER DESCANSAR? NAO ESTAVA ATENDENDO NINGUEM E AINDA QUERIA DESCANSAR? NAO CHAMEI A POLICIA PQ MEU FILHO PRECISAVA DE ATENDIMENTO URGENTE E FUI PROCURAR UMA FARMACIA. CADE O RESPONSAVEL PELA ENFERMAGEM? FOI NA FACIP?TAVA DORMINDO TBEM, ESSA A IMPRESSAO QUE PQ TAVA UM SILENCIO TOTAL

  • Adriana santos

    Que descaso nesse Upa de São José,uma má vontade total dessas enfermeiras,ate parece que nos acompanhantes temos obrigacao de trocarmos os pacientes,e ainda sao mandonas,minhas queridas vcs estao cuidando de pessoas doentes tinham que ser mais atenciosas com os pacientes…nao esta feliz com oque fazem?fiquem em casa dormindo porque no lugares de vcs tem muitas querendo entrar ainda mais com essa crise que que estamos passando….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *