MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL REALIZA MUTIRÃO DA CIDADANIA EM JALES

A notícia está pendurada no portal do MPF:

onibus-mpfO município de Jales, no interior de São Paulo, vai receber pela primeira vez um mutirão da cidadania realizado pelo Ministério Público Federal, em parceria com diversas instituições. O projeto, criado em 2009, já passou por dez cidades paulistas, levando à população serviços gratuitos, como emissão de documentos, exames de saúde, verificação de vagas de emprego e atividades de cultura e lazer.

O Mutirão Jales pela Cidadania será realizado entre os dias 21 e 25 de novembro, das 9h às 16h, no Centro de Pastoral Paroquial – Catedral, no Centro de Jales. Para o evento, estará no município o Ônibus da Cidadania, veículo adaptado utilizado pelo MPF para atendimento ao público em diversos mutirões no Estado de São Paulo.

A equipe vai oferecer orientação jurídica e receber denúncias sobre irregularidades em órgãos públicos, corrupção e violação de direitos humanos, tais quais mau atendimento em unidades de saúde e falta de merenda nas escolas. O mutirão ainda vai oferecer serviços de documentação, orientação previdenciária e exames preventivos, como aferição de pressão arterial e glicemia.

O PROJETO. O Mutirão da Cidadania foi criado pelo MPF em São Paulo com o objetivo de prestar serviços públicos de qualidade à população e buscar soluções extrajudiciais para os problemas de determinada comunidade ou cidade, desenvolvendo nos habitantes o sentimento de pertencimento. O projeto surgiu em Marília, no interior paulista, e já passou por Bauru, Capivari, Garça, Itanhaém, Mombuca, Osasco, Pompeia, Ribeirão Preto e São Paulo.

Até este ano, foram realizadas mais de 40 edições, com mais de 200 mil atendimentos. Desde janeiro de 2014, o Ministério Público Federal utiliza o Ônibus da Cidadania durante os mutirões. O veículo, que conta com acessibilidade total, foi doado pela Receita Federal e totalmente reformado e adaptado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para facilitar o acesso do MPF a lugares distantes e oferecer melhores condições para o atendimento.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *