MOSTRA TEATRAL TENTA RESGATAR SUA TRADIÇÃO EM JALES

FESTIVAL teatro_SabiásDoSertãoDaCia_Cênica

A notícia é do Diário da Região:

O Festival Nacional de Teatro volta a fazer parte da paisagem cultural de Jales após seis anos sem ser realizado. A oitava edição, que terá início nesse sábado, 30, representa uma retomada nos rumos do evento, uma referência importante na história da cultura jalesense.

Para os organizadores, os resultados da edição deste ano serão decisivos para o festival, que nunca foi realizado de forma contínua em Jales. “Nosso primeiro objetivo foi retomar o festival, fazê-lo acontecer na cidade. É claro que queremos muito que ele seja contínuo e permanente”, destaca Clayton Campos, coordenador-geral do evento.

É a primeira edição realizada pela Associação Espaço, Cidadania, Cultura e Arte, mantenedora da Escola Livre de Teatro, que já havia apoiado as cinco primeiras edições do festival, com realização da Secretaria Municipal de Cultura de Jales. Também é a primeira edição com apoio de R$ 90 mil de edital de festivais de teatro do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura.

Espírito cultural:

A programação envolve a apresentação de 20 espetáculos, um deles da Argentina: Problemas Técnicas, dos Primos Hermanos PAF, de Mar Del Plata. Rio Preto marca presença com quatro companhias: Fábrica de Sonhos, Cênica, Girasonhos e Azul Celeste. Há ainda grupos de cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

“A edição 2016 representa a retomada do festival, buscando trazer de volta para a cidade o espírito cultural que predominou no final dos anos 1990. É uma edição que tem tudo para ser um marco na cidade”, comenta Carlos Mello, presidente da associação realizadora do evento. Toda a programação é gratuita, com apresentações no Teatro Municipal de Jales e em praças da cidade. O festival de Jales seguirá até o dia 8 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *