MUNICÍPIO VERDEAZUL: JALES É UMA DAS PIORES NO RANKING AMBIENTAL DO ESTADO

O município de São José do Rio Preto é o primeiro colocado no ranking ambiental do Estado de São Paulo em 2018, com 94,65 pontos no total. O anúncio foi feito em evento realizado na quinta-feira (20), no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Márcio França e do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Trani.

A classificação faz parte do Programa Município VerdeAzul, iniciado pela Secretaria do Meio Ambiente em 2007 e que premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

Os outros 14 primeiros colocados, por ordem decrescente, são os municípios de: Botucatu (2º), Santa Adélia (3º), Fernandópolis (4º), Novo Horizonte (5º) – vencedor de 2017 – , São Pedro do Turvo (6º), Campinas (7º), Araçoiaba da Serra (8º), Itu (9º), Americana (10º), Cabreúva (11º), Sorocaba (12º), Águas de Prata (13º), Itatiba (14°) e Embaúba (15º). Ao todo, 69 municípios alcançaram mais de 80 pontos e foram certificados.

Esse prêmio VerdeAzul é uma enganação. Tanto que Jales já ocupou a 10ª posição no ranking, no tempo do estadista Humberto Parini. Para quem não se lembra, Parini tinha tanto apreço pelo meio ambiente que mandou cortar as árvores da avenida em plena Semana da Árvore e quase matou de fome o jacaré da praça, impondo ao pobre réptil um regime à base de repolho.

Depois da enganosa 10ª posição obtida em 2010, Jales vem despencando ano a ano e, em 2017, parecia ter chegado ao fundo do poço classificando-se na 439ª posição. Parecia! Neste ano estamos provando que sempre é possível piorar o que já está ruim: caímos mais um pouco e chegamos à 490ª posição, com míseros 6,9 pontos.

Enquanto isso, Fernandópolis – como já mencionado acima – ficou com a 4ª posição. Votuporanga foi a 29ª colocada, com 86,19 pontos, e Santa Fé do Sul – que já foi tricampeã do VerdeAzul – classificou-se em 62º lugar, com 80,45 pontos. Urânia conseguiu um desempenho pior do que o de Jales e, com 5,15 pontos, ficou com a 564ª posição. 

6 comentários

  • KI-PENA....FLAvio Luiz Mota...""COOPERSOL""

    COOPERNHEIROS DA ADMINISTRAÇAO PRANDI & RODRIGUES TAMBEM CONHECIDO POPULARMENTE POR FLA & GARÇA O QUE PRECISA SER FEITO NA NOSSA CIDADE PRA NOVAMENTE SER BENEFICIADA IGUAL A 2010 QUANDO A ADMINISTRAÇAO PARINI & VIOLA GANHOU UMA F 4000 E UM TRITURADOR DE
    GALHOS NESSE CONCURSO DE MUNICIPIO VERDE AZUL???…

    NOSSA CAPITAL S J R PRETO FICOU EM PRIMEIRISSIMO LUGAR TUDO BEM LA TEM COLETA SELETIVA

    VOTUPORANGA TAMBEM TEM COLETA SELETIVA ECOPONTOS E FICOU EM 29 LUGAR A NOSSA QUERIDA CARINHOSAMENTE “””VILA-PEREIRA””” NUM TEM COLETA SELETIVA E FICOU EM QUARTO LUGAR?? SINTO MUITO EM ESCREVER AQUI A POSIÇAO DO RANKING ESSE ANO E LASTIMAVEL………..””?””””………….

    • FLAvio COOPERSOL

      SERA PORQUE A NOSSA COOPERATIVA TA MAIS PARECENDO UM LIXAO DO QUE UM LUGAR CORRETO PRA SEPARAR O LIXO JA QUE NOSSA POPULAÇAO AIDA FALTA MUITO PRA SE CONSCIENTIZAR EM SEPARAR O QUE E LIXO E O QUE NUM E???…. ….

  • FLA.SORELEMBRANDO..Kkkk..

    JA SEI ACHO EU NOSSA CIDADE APESA DO CALOR QUE TEMOS PORAQUI O NOSSO ESTADISTA EM SUA ADMINISTRAÇAO TRANSFORMOU NOSSA AV FRANCISCO JALLES EM AV-LA.TINHA SOMBRAS…..

    ANTIGAMENTE AS LOJAS DAS DECADAS DE 70 80 TINHAM TOLDOS PRA SE PROTEGER DOS SOL INFELISMENTE HOJE APESA DE TEMOS AQUI FABRICAS DE TOLDOS MAIS NUM SE TOLDOS IGUAIS DE ANTIGAMENTE NAS LOJAS PRA QUEM VAI AO CENTRO COMERCIAL NA AV LA.TINHA DE MANHA AS SOMBRAS ESTAO ENFRENTE DAS LOJAS DO LADO DAS CASAS BAHIA MAGAZINE LUIZA E J.MAHFUS

    A TARDE AS SOMBRAS ESTAO DO LADO DAS CASAS PERNAMBUCANAS PIRAMIDE CALÇADO…Kkkkk…

    QUEM QUISER VER O QUE ESTOU …RELEMBRANDO E SO IR NAQUELE BAR-CAFE VIZINHO DA CELES OTICA E RELOJOARIA E VAI VER COMO ERA O CENTRO NA NOSSA AVENIDA NAQUELA EPOCA AINDA SE CHAMAVA AV LAGOA(…NUM SEI PORQUE ESSE NOME SE NUM TINHA NENHUMA LAGOA POR LA…ACHO EU ERA SO QUANDO CHOVIA AI AS RUAS DE TERRA SE TRANSFORMAVA EM LAGOA NE Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….

  • Maurício Rotundo

    As regras do municipio verde azul, vem mudando ao longo dos anos e se tornando mais rigidas.
    Santa Fé do Sul por exemplo, já ganhou este prêmio várias vezes, mesmo sem ter um programa sério de reciclagem de lixo urbano. Moro aqui há 10 anos e diferente de Ilha Solteira e Jales, onde já morei, não existe um dia da semana especifico para coleta de lixo reciclável em residencias urbanas. Apenas existe um ponto de coleta que fica em local marginal na cidade, onde os coletores até tem um caminhão, mas que basicamente recolhem papelão (caixas) do comércio em horários especificos.

    • FLAvio..."""COOPERSOL"""???...

      COOPERNHEIRO MAURICIO ROTUNDO AQUI NA NOSSA CARINHOSAMENTE CONHECIDA POR “””FLAZENDA JALLES””” NOSSA JALES CENTRO DE REGIAO TEM COLETA SELETIVA E GRAÇAS AO APOIO DO EX-PREFEITO HUMBERTO PARINI FOI FUNDADA UMA ASS DOS AGENTES AMBIENTAIS DA COLETA SELETIVA EM 2008 E EM 2010 SE TRANSFORMOU EM COOPERATIVA COM AS MINHAS HUMILDES(Timida) SUGESTAO PARA ESSE NOME DE COOPERSOL (COOP REGIONAL SOLIDARIA DE CATADORES DE RESIDUOS SOLIDOS)…..QUE NA MINHA “”(Timida)”” SUGESTAO PARA A PROXIMA ASSEMBLEIA E A SEGUINTE SUGESTAO PARA COLOCAR A NOVA RAZAO SOCIAL PORQUE EM 2013 A NOSSA EX-PRESIDENTA CONTOU SUA HISTORIA NO CONCURSO DO SEBRAE “””MULHER DE NEGOCIOS””” FICANDO CLASSIFICADA EM PRIMEIRO LUGAR NO ESTADO DE SAO PAULO E EM SEGUNDO LUGAR NO CONCURSO MULHER DE NEGOCIOS NACIONAL PARA REALMENTE SER UMA COOPERATIVA DE EMPREENDEDORES EM RECICLAGEM DE RESIDUOS SOLIDOS E NAO CATADO DE RESIDUO SOLIDOS TAMBEM CONHECIDO POR CATADO DE LIXO QUE NUM E LIXO…….. ………NOVO NOME SERA ASSIM COOP. TRAB. dos EMPREEND. REGIONAIS RECIC. RESIDUOS SOLIDOS…..+is O NOME DE FANTASIA CONTINUARA SENDO …”””COOPERSOL”””….

  • Em um tempo não muito distante em Jales, tinha uma ong que trabalhava com a conscientização das pessoas em meio ambiente. Envolviam prefeitura empresa de saneamento ong e pessoas concientes sobre o meio ambiente, será que não está faltando um pouco de iniciativa das autoridades do nosso município.eu não vejo prefeito e nem vereadores com nenhum enteresse neste assunto,eles não têm visão de que é um benefício para o município,talvez por isso é que estamos ficando pra trás dos outros municípios,acorda Jales.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *