NESSE DOMINGO TEM ELEIÇÃO PARA O CONSELHO TUTELAR EM JALES

Será realizada nesse domingo, 06, a eleição para escolha dos conselheiros tutelares para o quadriênio 2020 a 2024. A partir deste ano, as eleições estão unificadas, ou seja, elas ocorrerão em todo o território nacional na mesma data.

Em Jales, a eleição ocorrerá na Escola Municipal “Elza Pirro Viana”, no horário das 08 às 17 horas. Serão cinco seções de votação, divididas de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos eleitores. O voto não é obrigatório, mas todos os eleitores em situação regular junto à Justiça Eleitoral estarão aptos a votar. Basta comparecer ao local de votação munido do título de eleitor e de um documento de identidade com foto.

Os eleitores deverão comparecer ao local da votação munidos de título de eleitor e um documento com foto. Cada eleitor poderá votar em até cinco dos vinte candidatos ao Conselho Tutelar. Serão eleitos cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, que tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020. 

Essa será a décima realizada em Jales, desde que o Conselho Tutelar – o primeiro do estado e o segundo do país – foi criado na década de 90. A primeira eleição foi realizada em 1992, quando 4.119 eleitores jalesenses compareceram às urnas e fizeram do delegado aposentado Milton Birolli Gonzales o recordista de votos.

Os 1.382 votos alcançados pelo delegado em 1992 não foram superados por nenhum outro candidato nas outras oito eleições realizadas desde então. Quem chegou mais perto do recordista Birolli foi o professor Paulo César Turazza, o Ziquinho, que, nas eleições de 2007, obteve 1.289 votos. Na última eleição, em 2015, a candidata mais votada foi Marilene Antunes, com 797 votos. 

O número de eleitores – 4.119 – que compareceram às urnas naquela eleição também nunca foi superado e, ao contrário, vem diminuindo a cada eleição. A eleição de 2010, por exemplo, teve a participação de 2.894 eleitores, número que caiu para 2.723 eleitores em 2013 e, em 2015, caiu ainda mais, para 2.511 eleitores.          

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *