NOVOS EQUIPAMENTOS DA POLÍCIA CIVIL PERMITEM INCLUSÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE TIPO SANGUÍNEO NA IDENTIDADE

DSC02120-ed

A notícia é do jornal A Tribuna:

A partir de agora, as pessoas que procurarem o Posto de Identificação da Polícia Civil de Jales para solicitar a emissão da Carteira de Identidade ou mesmo para requerer a emissão de segunda via, poderão pedir a inclusão do tipo sanguíneo no documento. Para tanto, basta o interessado apresentar a via original e uma cópia do laudo do laboratório, informando o tipo sanguíneo e o fator RH. O laudo não pode ter mais de dez anos da data de sua emissão. Também será aceita como comprovante do tipo sanguíneo a carteira oficial de doador de sangue. Além do tipo sanguíneo, a nova identidade poderá incluir informações sobre o CPF e o PIS ou PASEP.

DDSC02122-pqe acordo com o delegado seccional Charles Wiston de Oliveira, os novos equipamentos que permitirão a inovação na Carteira de Identidade estão disponíveis, por enquanto, apenas no Posto de Identificação de Jales, mas “na medida do possível, isso poderá se estender aos demais 22 municípios vinculados à Delegacia Seccional de Jales. Santa Fé do Sul deverá ser a próxima a contar com o benefício”. O delegado explicou que a informação na Carteira de Identidade vai trazer benefícios à segurança e até à saúde das pessoas, pois “quando alguém, por algum motivo, precisar receber sangue com urgência, a informação na Carteira de Identidade poderá facilitar o atendimento”.

DSC02125 - doutor althairO delegado assistente Althair Ramos Leon, que também participou da apresentação dos novos equipamentos, destacou a importância da tecnologia para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Polícia Civil do Estado de São Paulo. “A maneira de colher as digitais também mudou e já não se usa mais aquelas tintas de antigamente. Os novos equipamentos permitem que as digitais sejam colhidas através do sistema biométrico”. Ele explicou, também, que todas as informações da nova identidade estão interligadas através do sistema utilizado pela polícia.

DSC02126-josé cleberO papiloscopista José Cleber Rodrigues, responsável pelo Posto de Identificação, explicou que a média de pessoas atendidas pelo setor é de 20 a 30 por dia. De acordo com as estatísticas da Polícia Civil de Jales foram expedidas, durante o ano passado, 669 primeiras vias e 2.564 segundas vias de carteiras de identidade. No primeiro semestre de 2016, já foram emitidas 1.772 carteiras de identidade, sendo 305 primeiras vias e 1.467 segundas vias.

José Cleber explicou, ainda, que “a Carteira de Identidade não tem prazo de validade, ela vale para a vida inteira, mas é aconselhável que as pessoas troquem a identidade, até para atualizar a foto ou a assinatura e incluir as novas informações, como o tipo sanguíneo, o CPF e o PIS ou PASEP”. 

Em Jales, o Posto de Identificação funciona no prédio da Delegacia Seccional de Polícia, na Rua Cinco, das 09:00 às 17:00 horas. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (17) 3632-1921.

1 comentário

  • Cleber

    Ta chique hein JC….agora aguenta o povo indo renovar o RG. Parabéns pela pessoa que vc é e pela família que constituiu, felicidades e muitas bênçãos em sua vida e no seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *