O OUTRO FILHO DE FRANCISCO: DEPOIMENTO DE ADVOGADO JALESENSE CORRE A WEB

Reproduzo, abaixo, um depoimento do jovem advogado jalesense Carlos de Oliveira Mello, que está correndo as redes sociais :

carlos melloSou o filho temporão e caçula de uma família até então incluída na classe pobre deste país.

Minha mãe, uma mulher negra e simples, estudou somente até o segundo ano do ensino fundamental, em programa supletivo. Meu pai jamais se sentou em um banco de escola. Logo cedo, teve ele de se guiar pelo cabo de uma enxada para sobreviver às intempéries da vida.

À base de muito custo e esforço, meu pai conseguiu um emprego simples junto à ferrovia do Estado de São Paulo, sem, contudo, jamais ser valorizado. Quando ele se aposentou, foi esquecido pelo Estado. Por conta disso, nunca tivemos grandes oportunidades em nossa casa. Contudo, jamais nos faltaram grandes exemplos de moral, honestidade e esforço. 

No final do ano de 2004, passados mais de doze meses do término do ensino médio, eu não possuía qualquer perspectiva de cursar o ensino superior. Caso passasse em uma faculdade pública, não possuía condições de ir morar fora (minha cidade ainda não possui universidade pública). Também não poderia pagar pela mensalidade de uma universidade particular. E eu estava ali. Perdido no tempo, sem qualquer esperança de cursar o ensino superior. Certamente meu destino seria o trabalho braçal. 

Nessa época, minha irmã passou a me questionar sobre uma propaganda Governo Federal. Neste momento, minha vida mudou. A tal propaganda, era do nosso ProUni. Mais do que depressa, fiz minha inscrição (em um computador emprestado). Com isso, os dias passaram, quando então chegou a data de telefonar ao Ministério da Educação. As palavras que ouvi naquele dia ecoam dentro de meus pensamentos desde então. Do outro lado da linha, uma gravação acabara de me informar que eu, filho de Chico e de Rosa, filho pardo de uma mãe negra, filho de um pai analfabeto, havia sido aprovado com uma bolsa de estudos integral para cursar a Faculdade de Direito.

Minha alegria foi imensa e os anos que se seguiram foram árduos. A faculdade era próxima de minha residência, não pagava nada pelo curso, contudo, como todo filho de pobre tive que trabalhar para cobrir os meus próprios gastos (livros, roupas, lanches). E assim o fiz, trabalhei. Passado algum tempo, me tornei estagiário do Ministério Público Estadual e tive contato com pessoas pensantes, dentre as mais gabaritadas de minha comunidade, sendo a presença de Juízes, Promotores e Advogados rotina em minha vida. 

Eu, filho de Francisco, filho de Rosa, agora desfrutava da presença das mais seletas autoridades, das mais diversas patentes, tudo graças às portas que o Programa Universidade para Todos me abriu. A faculdade moldou minha mente, abriu meus pensamentos, tornou-me homem.

Ao final do curso, sequer pude participar da festa de formatura de minha turma, não possuía dinheiro para tanto. Mas enquanto meus colegas de turma se divertiam e se sentiam alegres, eu me sentia completo, pois era o primeiro de minha família que teria sido formado em curso superior. 

Na data da colação de grau, levei meu pai, amparado em meus braços, já com mais de oitenta e cinco anos, até a cerimônia. Quando ele se sentou na plateia, fiz o juramento de minha turma e fui aplaudido de pé pelas mãos do homem que sempre se esforçou para que eu jamais deixasse a faculdade, mesmo com as adversidades. 

Me tornei advogado, operador do direito e luto diariamente contra as injustiças da vida. Auxilio cada cliente de meu escritório, que, são mais simples do que eu mesmo o era, na busca de seus sonhos e de sua paz.  Sou feliz por isso. Sou grato por isso. 

No ano passado, lamentavelmente perdi meu pai, mas tenho a certeza de que ele me deixou se sentindo feliz por minha vitória, por ver um de seus filhos ser chamado de “Doutor”. 

Por tudo isso, caminho outro não me resta senão agradecer ao pensador e ao investidor de pessoas, Luis Inácio Lula da Silva. O senhor mudou a minha vida, a vida de minha família, a vida de milhares de brasileiros para a melhor.

42 comentários

  • Anônimo

    propaganda gratuita do Lula????

  • animado

    propaganda do PT.

  • Prouni esse sim

    Cade a elite agora não comenta as grandes realizações de um governo que pensa no povo um grande investimento fazer as pessoas melhorar de vida com os esforços também das pessoas em acreditar.

  • picos

    não é propaganda não é o reconhecimento de uma pessoa de classe pobre que jamais conseguiria estudar se este país ainda fosse governado pelas elites onde o pobre sempre só era mais um. Parabéns

  • AMIGO SEMPRE

    Palhaçada isso… propaganda dos petralhas .mesmo. tenho minhas duvidas que esse projeto foi do lula nao vi nada. Da licença esse depoimento.
    Muito bonita sua historia DOUTOR CARLOS, mais o PT Eu repudio com tantas falcatruas já vindas à tona.

    • Nilce

      Porque antes de tecer este comentário vc não foi pesquisar para ver a veracidade da informação ao invés de vir aqui vomitar sua “indignação”? Já sei, preguiça e medo de ter de admitir a realidade, né?

  • EU E ELE

    Os dois aí de cima devem ser da Burguesia abastada desse nosso país em que as classes baixa e média estão subindo rapidamente para tomar os seus lugares. Abaixo a Elite brasileira. Viva os mais humildes financeiramente.

  • anônimo

    Uma vida com vitorias,pena que esta usando pra fazer propaganda do PT. É triste ver uma pessoa que lutou com muito esforço se ligar a um partido que tem tantos corruptos ….

    • Não tenho conhecimento sobre as preferências partidárias do doutor Carlos. Sei apenas que, como estagiário do Ministério Público, ele – juntamente com o promotor André Luiz de Souza – ajudou a fiscalizar os desmandos da administração Parini, do PT.

    • Nilce

      Provavelmente o partido que vc defende não tem nenhum corrupto, né?

  • Joao

    Jales tem um caso semelhante um jovem que cursou o ensino medio na escola Euplhy Jales esta estudando medicina no Rio de Janeiro com o Prouni e recebe um salario do governo federal e tambem muito agradecido ao Lula.Seu pai é ajudante de pedreiro.

  • CAMARADA MARTINI

    Esse é um filho de um boia fria que veio de uma

    dificuldade igual aquele filho do sertanejo que

    virou Presidente da Republica e implantou este

    programa.

    Que lindo relato, foi na raça e amor aos estudos,

    não igual ouço na esquina do pinto mole que filho

    de fulano comprou vaga por R$-70.000,00 ou

    R$-100.000,00.

    Em 2.002 existia 1.000 vagas para bolsa sem fronteira

    hoje foi pra mais de 100.000 (Cem mil) vagas.

    Não só espero deste garoto ser advogado e sim vê-lo

    um promotor/juiz/desembargador até talvez um Ministro.

    Parabéns em acreditar em você e a força de sua querida

    irmã.

  • Claudio Christophe

    Carlos obrigado por nos trazer esse exemplo de coragem, fé, respeito,tenacidade e o que é muito importante,a demonstração de um lindo sentimento de gratidão que poucas pessoas têm nos dia de hoje.
    Há pessoas que ao passarem pela vida, fazem de seu ideal a grande tarefa de levar afeto,coragem,ânimo e sensibilidade àqueles que com ele convivem.Assim como o jardineiro não consegue tirar das mãos o perfume das flores que colhe, tais pessoas conseguem manter no semblante a irradiação do amor e sabedoria que receberam e a alegria de poder retribuir.Parabéns… parabéns…parabéns…
    Claudio

  • Tonho Toicinho

    Carlinhos, você é com certeza um grande exemplo para todos nós. Guerreiro, e que sabe valorizar as oportunidades que lhe foram dadas. Esses que criticam são aqueles mesmos que sempre se vangloriaram de serem abastados nascidos em berço de ouro e que tratam os de classe social inferior como serviçais, animais talvez. Quinze anos atrás uma empregada doméstica não tinha direitos. Olha como a coisa mudou agora. Fica aqui minha profunda admiração pelo texto tão lúcido e emocionante que você nos proporcionou

  • Investindo em pessoas é que se colhe um futuro melhor

    A História do Dr Carlos é apenas 1 de milhões de pessoas que foram beneficiados pelo Governo Lula, é só uma amostra do que levar oportunidade para a vida das pessoas pode dar excelentes frutos.

    O que é registrado e tratado no texto não é uma propaganda, e sim um agradecimento de quem viu que graças a uma política pública voltada para os mais humildes deu a ele a chance de obter sucesso profissional, estudou, formou-se, ralou certamente para passar no exame da OAB, e ai está, obtendo e sendo aquilo que sonhou.

    Parabéns, que possamos cada vez mais ter um país mais justo, não só na Educação, como também na saúde, no Desenvolvimento, na geração de emprego, enfim, cada dia mais que possamos ver nosso país no rumo certo!

    O País mudou muito e merece mudar ainda mais!

  • Maicon Venancio

    Nossa , fiquei emocionado com lagrimas nos olhos come ssa história !
    Parabéns Drº Carlos , é dessas histórias que temos que ter orgulho !
    Fico muito emocionado , ao ler historias de SUPERAÇÃO!!!
    Muito Baum .
    Isso ae SUCESSO !

  • ZORAIDE APARECIDA DOS SANTOS

    ISTO MESMO DR CARLOS SOU UMA CONHECEDORA DE SUA HISTÓRIA DESDE A SUA INFANCIA,SOU UMA MÃE NÃO DIFERENTE DA SUA,A QUAL É UMA GRANDE AMIGA,MULHER BATALHADORA PARA O SUCESSO DOS FILHOS TAMBEM ESTOU NA CIDADE DE DOURADOS MATO GROSSO DO SUL ACOMPANHANDO MEU FILHO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MS QUE É A UFGD COM MUITO ORGULHO ,ELE CONCLUIU O ENSINO MEDIO NA ESCOLA EUPJHY JALES E JÁ ESTA NO MEIO DO QUARTO ANO DE DIREITO COM BASTANTE FORÇA DE VONTADE E MÃO DE DEUS,SÓ QUEM VIVE UMA REALIDADE SEMELHANTE A SUA É CAPAZ DE CONFIRMAR E ADIMIRAR A SUA TRAJETORIA PARABENS VC MERECE TUDO DE BOM
    oBSERVAÇÃO; a UNIVERSIDADE É FEDERAL…

  • Gustavo

    Grande Carlos,Parabens e voce merece!

  • Eduardo

    Bonito ser grato. Parabéns ao jovem advogado.

  • Jo

    Bem ou mal, antes do governo Lula, que outro governo ofereceu tantas oportunidades às camadas inferiores nesse país? Quando um pobre teve oportunidades de comprar uma casa , ou de estudar? Admiro o governo Lula, o PT e acredito que atualmente só não estuda quem não quer…

  • SE METADE DOS BRASILEIROS TINHA O MESMO PENSAMENTO E FORÇA DE VONTADE DO [CARLOS] CERTAMENTE O NOSSO BRASIL SERIA MUITO MELHOR, QUANTOS JOVENS JOGADOS PELAS RUAS FUMANDO DROGA, ASSALTANDO,E ATÉ MATANDO POR FALTA DE VONTADE E TAMBÉM DE FÉ. PARABENZ CARLOS VOÇE MERECE, ABRAÇOS.

  • Cidadão

    Como contraponto também temos milhares de paulistas que conseguiram realizar o sonho de fazer uma faculdade graças ao Escola da Família do PSDB de SP. Um programa mais interessante que o Prouni, uma vez que além estudar de graça o estudante desenvolve algum tipo de prestação de serviço em escolas públicas. O Prouni precisa ser melhorado, pois cada vez mais instituições estão se retirando do programa.

  • Funcionaria de uma papelaria

    Parabéns Carlinhos…Sei que tudo que vc falou é verdade,concordo com os comentarios do jo, menino esforçado… e vitorioso

  • Bom Bril

    Este é o trabalho de um bom governo, dá oportunidade a todos os brasileiros independente das classes sociais e deixa os coxinhas desesperados.
    Parabéns Dr. Carlos.

  • Parabéns ao Dr Carlos, eu li o depoimento e confesso q chorei de emoção, pq tenho um filho q é médico, e venho de família humilde, eu jamais sonharia ver meu filho realizando seu sonho q era fazer medicina, desde tenra idade era isso q sempre dizia. Dr Carlos q linda sua história, parabéns sucesso, que vc suba no mais alto patamar da Jurisprudência e como li no seu depoimento q vc continue trabalhando em prol do combate às injustiças.Em tempos passados as classes menos favorecidas não podiam estudar pq não havia dinheiro para bancar filho na universidade, só filho de elite estudava o privilégio era só dos mesmos. Graças a esses programas maravilhosos do GOVERNO FEDERAL, nossos filhos estão conseguindo isso, parabenizo LULA q investiu e sua equipe no PRO-UNE, FIÉS, ENEM,ETÇ. hOje todos nossos filhos tem direito de sonhar com o curso q quiser fazer. Eu quiçá sonharia q teria um filho médico uns 12 anos atrás. Mas o Brasil mudou , e mudou para melhor, qtas pessoas sairam da linha da miséria?? muitas milhões.Desculpem, mas vou dizer, em tempos de FHC, o sociólogo, q estudou no exterior, o sabichão, queimou sua imagem de intelectual superior iniciando jogos rasteiros, tachando sempre q seu sucessor poderia ser um analfabeto, rsssss,ledo engano. Lula deu show de como se administra um páis eis ai o resultado, Carlos(Dr), meu filho, e tantos filhos(as) de nosso Brasil varonil q estão estudando com Pro-une, fiés, enem. Brasil deixou de ser colônia do FMI, de pedir esmolas, o Brasil avança para melhor, a economia show!,emprego para todos, habitação, faculdade, carros, viagens dentro e fora do Brasil, pobre anda de avião pq hoje sua qualidade de vida melhorou, da classe E subiram para C, a nova classe média e já já alta,, Há Dr Carlos meu filho agora esta no PROVAB, um programa excelente q conta pontos para residência etç. Graças ao Governo Federal. Dr Carlos tudo de bom, muito sucesso a vc eu admiro sua família e como seu pai e toda sua família se emocionaram como eu e minha família tbm, graças a Deus q seu pai pode ver a sua Colação de Grau.HOJE SÓ NÃO ESTUDA POR FALTA DE INFORMAÇÃO. CARLOS DEUS TE ABENÇÕE E MUITO SUCESSSO NESTA SUA CARREIRA TÃO PROMISSORA E LINDA!! UMA MÃE MUITO FELIZ.

  • CAMARADA MARTINI

    Cardosinho, tenho a impressão que essa MÃE FELIZ

    se chama VANDA SPÍNOLA.

    Uma, ela é uma sofrida professora de Aparecida D’Oeste

    mãe solteira, batalhadora e formou seu filhão medico.

    Hoje ele se encontra no Estado do Espirito Santo e

    faz PROVAB e ter pontos para RESIDENCIA.

    Ela não tem R$-100.000,00 (cem mil reais) para comprar

    vaga em RESIDENCIA como é comum ouvir por ai.

    Parabéns Vanda, a mensagem do CARDOSINHO serve sim

    “OS DOIS FILHOS DE FRANCISCO” da Região de Jales.

  • luiz garcia

    Propaganda ou não, eu conheço muitos casos como esse, de gente que não teria dinheiro até mesmo para morar fora e cursar universidade pública. Eu fui um deles.
    Parabéns Lula, parabéns Dilma. Vocês têm erros mas ainda assim os acertos são maiores.
    Universidade tem que ser para todos!

  • Marcio

    Isso é a vida real. Sei bem o que é ter que competir com pessoas com mais condições $. Esse é um dos motivos de Lula e Dilma sempre estarem na frente das pesquisas. Valorizam o trabalho, o esforço e auxiliam quando as pessoas mais precisam. Esse lixo chamado ”Escola da Família” retira tempo valioso dos estudantes no fim de semana que poderia ser utilizado descansando ou estudando em casa. Estudei numa das melhores universidades do país e sei bem o que é isso. Apoio o PROUNI e o FIES.

  • Rodrigo

    Ninguém é de todo ruim nesse mundo. Nem o PT.

  • A história estava indo muito bem, até aparecer o nome do barbudo que nada sabia e nunca soube de nada.
    Misturar história de vida, luta por um ideal com política e ainda por um partido mais ladrão que esse país já viu….
    a história não ficou mais interessante!

  • Roque Sandeiro

    DRº. CARLOS
    Tudo isso que você conquistou não é sem merecimento.
    Você alcançou por que mereceu, lutou, batalhou, aproveitou a chance que a vida lhe deu e não desistiu acreditou no seu potencial fazendo com que todos também acreditassem.
    Tenho certeza de que você ira muito mais longe.
    Sempre te vi vencendo barreiras obstáculos para conquistar seu merecido espaço sua estrela está mais reluzente e anuncia que não vai sair deste céu, pois um alguém com suas capacidades e aptidões vai muito mais longe!!!
    Você merece todos os elogios continue a ser assim uma pessoa honesta, digna e perseverante.
    Deus lhe abençoará ricamente em sua vida!!!
    E tudo isso que está acontecento tem as MÃOS do nosso saudoso e eterno CHICO.
    Parabéns Carlos,
    Ops, Drº. Carlos.

  • Obrigada Martini, verdade meu filho entrou por mérito, muito estudo, e depois q passou , mais estudo ainda, e ele sabe muito sobre qquer coisa no quesito medicina é só fazer uma sabatina q vcs vão ver o qto o meu garoto é um sábio, é um menino, q tem vasto conhecimento sobre tudo, desde ufologia, até, poesias, músicas, biografias, etç, dá show. Minha família todos em minha casa fizemos para q ele realizasse este sonho,e ele tbm fez a parte dele, estudou muitooooo. Abraços CAMARADA. ORGULHO DE MEU FILHO, DE MIM E DE MINHA FAMÍLIA, MUITO UNIDA.

  • jalinho

    se eu for contar a minha história de vida vai ter gente chorando, mas nem por isso fico falando,igual a sua seu carlos tem muitas em jales, nao precisa ficar falando a sua história de vida, mesmo porque a sua vida nem começoua ainda. fica na sua e vai trabalhar como advogado

  • Miguel Gois

    Esse eu votaria para vereador ou prefeito um cara de visão !!! E honesto

  • Do contra

    Parabens Carlos, só lhe resta um pouco de humildade pois vc esta ficando mal falado em Jales! vc nao precisa falar mal de outros advogados para conseguir clientes, pense nisso!

  • J Ferreira

    Show de bola, Dr. Carlos.
    Continuarei votando no PT.
    Retrocesso não é coisa para se pensar nem fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *