PALESTRA SOBRE ‘INTRODUÇÃO ALIMENTAR’ FOI MINISTRADA PARA PAIS DE BEBÊS DA REDE MUNICIPAL

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Na última segunda-feira, dia 11 de março, pais e responsáveis pelos alunos de 4-6 meses a 12 meses, matriculados na rede municipal de ensino, participaram da palestra “Introdução Alimentar” promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com profissionais da saúde na Escola Municipal Profª Elza Pirro Viana. A secretária da Educação, Lourdes Marcondes Rezende, fez a abertura do evento agradecendo a presença dos pais e destacando a importância da parceria entre a família e a escola para o desenvolvimento integral das crianças.

A nutricionista responsável pela Alimentação Escolar, Ellis Angela Guedes de Moura e a coordenadora municipal da educação infantil, Adriana Feliciana Merotti, em parceria com a empresa DFA – Della Fattoria Alimentare, representada pela nutricionista coordenadora de contrato, Maiby Vieira Locatte,  vêm coordenando e acompanhando o programa de introdução alimentar nas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), cujo objetivo é orientar pais e educadores na transição que o bebê passa do leite materno ou fórmula para os alimentos complementares na textura recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

As palestrantes convidadas, a fonoaudióloga Dra. Anelize Negrão e a Pediatra Dra. Rachel Guglielminetti Marques Neves explanaram sobre a importância desse momento e ressaltaram que “os primeiros contatos com os alimentos, em sua apresentação e texturas adequadas, são importantes e definem o tipo de relação que o bebê vai construindo com a comida”.

Além da questão nutricional, também foi abordada a importância da escolha dos alimentos e preparo adequado, o desenvolvimento do paladar e preferências, o fortalecimento da motricidade orofacial, que contribui no aprendizado da fala, o afeto e interação com o adulto que alimenta o bebê.

“O objetivo geral da iniciativa é colaborar para que tenhamos crianças e adultos saudáveis e menos suscetíveis a doenças”, frisou a nutricionista Ellis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *