PLANTAÇÃO DE CHOUPALA NO CANTEIRO CENTRAL DE AVENIDA RECEBE ELOGIOS DA POPULAÇÃO

Segundo o secretário Hilário Pupim, o projeto prevê a plantação de outras espécies nos canteiros centrais das avenidas, incluindo árvores que gerem sombra e flores. Deu no portal de notícias da Rádio Assunção:

A população de Jales e os visitantes perceberam na última semana uma grande mudança em uma das principais entradas da cidade, que trouxe nova visibilidade para o espaço com a plantação de mudas de choupala, uma árvore de mastro muito valorizada que agora está presente no canteiro central da Avenida Francisco Jalles próximo ao Hospital do Amor.

Por se tratar de um dos cartões postais do município e a primeira impressão para quem chega, a ação tem sido elogiada pelos moradores. Muitos foram os comentários gerados pela iniciativa, incluindo os pedidos para que continuem com a plantação em toda a extensão daquele trecho do canteiro até o encontro com a Avenida Doutor Shiguero Kitayama.   

A choupala é uma árvore-mastro de visual mais marcante da natureza, quem vê uma alameda ou grupo plantado com essa espécie não a esquece mais.  Ela é originária da Índia e pertence à família das anonáceas, suas flores são pequenas e sem atrativos decorativos, o que chama realmente a atenção nessa árvore é o crescimento colunar com os galhos voltados para baixo o que torna a espécie exclusiva no visual.

A reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, conversou com o secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Hilário Pupim, que comentou sobre o trabalho desenvolvido: “esse projeto foi pleiteado há mais de dois anos quando tomei posse na função do governo Flá. Tivemos a iniciativa de ir até Londrina buscar as sementes, com o carro próprio, plantamos no nosso viveiro e fizemos as mudas com todo o capricho para que ficassem a custo zero para o município. São mudas caras e todas as pessoas que conhecem sabem o valor de cada muda, principalmente nessa altura em que estão sendo plantadas”.

A respeito da aceitação da população, Hilário Pupim citou que: “com as chuvas, tomei a liberdade de iniciar o plantio de várias mudas até quase no portão do Hospital de Câncer, depois demos um paralisada na plantação para sentir como a população iria reagir, para seguirmos ou não. Parece-me que está tendo uma aceitação muito grande, a população está pedindo que continuemos, vamos conversar com o prefeito e pedir autorização para continuarmos o plantio. É uma planta muito bonita, que vai deixar nossa avenida com um cara diferente”, concluiu.

6 comentários

  • Observador

    Jales não é só avenida,tem também muitos bairros tudo no mato da medo.

  • Josias Pereira

    Observador, pra vc nunca tá bom, só sabe criticar,
    reclamar, cara, bota a mão na consciência,
    deixa de ser idiota.
    Acho tbem que tem coisas que devemos criticar,
    rodoviaria imunda, reforma da praças Euphly Jalles e
    João Mariano de Freitas, etc…
    Parabéns Hilário pela iniciativa, passei lá e vi que está ficando linda a Avenida.

  • Observador

    Se quem critica é idiota vc também é.
    Kkkkkkk

  • Gustavo Alves Balbino

    Enfim, a Secretaria do Meio Ambiente saiu da inércia.

    O que causou este efeito?

    Sobre o rico ordenamento jurídico municipal no tocante ao assunto MEIO AMBIENTE, fiz um artigo, publicado nos dois jornais da cidade. O que foi frisado foi que a lei sem aplicação é “lei morta”.

    Parabéns!

    Artigo: “Meio ambiente em discussão”
    Fonte: https://www.jornaldejales.com.br/noticia/meio-ambiente-em-discussao

  • JOSUE

    FOI OTIMA SUA INICIATIVA,PRECISAMOS DE PESSOAS QUE PENSEM A LONGO PRAZO,UM TRABALHO QUE MERECE ELOGIOS,SE CADA DIA FIZERMOS UM POUCO QTO NÃO SERÁ REALIZADO ATE O FIM DO ANO. PARABENS.
    DEUS ABENÇOE JALES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *