POR FORA, BELA VIOLA: MORADOR DIZ QUE APARELHO DE ‘RAIOS X’ DA UPA ESTÁ QUEBRADO

Recebi, neste domingão, um e-mail enviado à caixa de contatos do blog, onde um morador afirma que o aparelho de Raios X da recém inaugurada Unidade de Pronto Atendimento(UPA) está quebrado. O morador se identificou e informou, inclusive, o telefone. Reproduzo, abaixo, o e-mail:

Caro Cardosinho:

-Acho que você e os leitores do Blog, já ouviram dizer que aqui em Jales é “O C.do Mundo”.
-Não concordava com esse ditado, achava até que Jales pudesse ser a unha encravada do dedão do pé, ou, em certos momentos, com um pouco de esforço poderia classificar Jales como “as nádegas do mundo”, mas depois de ontem, 28/07, já não acho o mesmo.  Sou obrigado a concordar com o ditado popular e fico revoltado, pois colaborei para que Jales se tornasse o “C.do Mundo”,  já que votei no PT, por duas vezes.
-Ontem estive com meu filho na UPA.
-No caminho fui questionado pela minha esposa, porque o trajeto estava diferente do Pronto-Socorro e, por coincidência, estávamos parados no semáforo na Avenida João Amadeu, nos fundos da Catedral, então disse a ela: “leia a faixa ali colocada”. Na faixa, a informação de que a UPA já está em funcionamento e os atendimentos de emergência deverão ser conduzidos pra lá.
-Depois disso comecei a refletir sobre a UPA, lembrei das diversas propagandas veiculadas na imprensa; lembro-me da promessa, onde se dizia que na UPA haveria um médico pediatra de plantão.
-Pois bem, lembrei-me disto e o meu coração se alegrou nesse momento, pensei: “acho que as coisas mudaram…”.
-Ao chegar fiquei impressionado com as novas instalações, prédio novo, amplo, pude observar uma TV para o público, me dirigi ao balcão de atendimento e fui muito bem atendido pelos funcionários, muito atenciosos. Rapidamente, meu filho foi chamado para o atendimento, minha esposa o conduziu, fiquei ali aguardando, afinal ele sofreu uma lesão no punho direito.
-Após alguns minutos, minha esposa saiu da sala de atendimento com ele no colo, ainda chorando, com o punho enfaixado, com a guia e a receita, disse que não foi possível a médica diagnosticar a lesão, por que o RX estava quebrado, fomos informados pelos atendentes que deveríamos levá-lo no setor de ortopedia da Santa Casa de Jales na segunda-feira, para fazer o exame de RX.
-Diante disso pude concluir que UPA, significa para mim, UNIDADE DE PÉSSIMO ATENDIMENTO.
-Devo ficar com a dúvida, será que meu filho quebrou o punho, será que foi só luxação, o que fazer, procurei atendimento e não resolveu.
-E as outras pessoas que buscam atendimento com fraturas, como são tratadas?
-Como um médico profissional da saúde pode atender um paciente sem o exame do RX?
-Fica a dúvida será que os médicos que ali realizam plantões fazem atendimentos com nível de 2ª Guerra Mundial?
-Cadê os gestores do CONSIRJ, onde estão?
-Porque não tem um outro aparelho de RX, de reserva?
-Falta dinheiro ou competência?
-Quanta propaganda enganosa!
-Afinal, que orgulho tenho eu de morar em Jales?
-Nenhum.
Para aqueles que acham que estou exagerando faça uma rápida pesquisa na Internet, “Qual o conceito de uma UPA”, ou “Entenda como funciona uma UPA”. 

15 comentários

  • Clarice

    Que absurdo!! Uma criança ter que ficar esperando até segunda feira com uma suspeita de fratura?!
    Secretário de Saude,investigue esse fato e tome providencias urgentes…
    Se na UPA não tem outro aparelho,poderia direcionar esses pacientes que precisam de RAIO-X com urgencia, para a Santa Casa e assim garantir um atendimento digno !Não sei se isso é possivel,mas é uma solução..
    Amigo,entendo a sua indignação quanto a Jales…
    Morei por 06 anos em jales,depois fui mudando para outras cidades e posso lhe garantir: Não existe cidade melhor do que Jales.O que falta aqui são politicos comprometidos com a nossa cidade.Por isso aproveito a deixa e peço a quem ler esse comentario…Usem o bom senso e escolham aquele candidato que seja capaz de mudar a nossa cidade,que tenha propostas convincentes e reais.Pelo amor de Deus,sejamos inteligentes!!!!

  • Funcionario

    Hahaha o secretario vai falar q nao sabia que a coisa tava nesse ponto e que melhoras virão … Eh o mesmo papinho de sempre e nunca vai mudar nada

  • Vinicius

    Amigos, li esse post e comentei com minha mãe, e segundo ela, uma amiga dela que é funcionária da UPA, disse que vários aparelhos quebraram no trajeto do antigo pronto-socorro até a nova casa, eu me pergunto a que ponto uma coisa dessas pode chegar? E segundo a funcionária, muitos dos aparelhos já estão sendo providenciados o conserto, coisa que não foi feita co o raio-x ¬¬

  • ???

    EQUIPAMENTOS QUEBRAM…

  • Marília

    Estou indignada. Como disse o senhor acima, o antendimento e as instalações do prédio da upa são realmente muito bons. Eu gostei muito do serviço, fui muito bem atendida, ao contrário do que aconteceu comigo na santa casa de jales.

    Mal atendimento e irresponsabilidade dos médicos, se entrar em contato com outras pessoas, verão que lá também tem muitos problemas, como em todo lugar.

    Se o aparelho quebrou, logo consertam, estas coisas acontecem.

    Mas parece que o intuito do cidadão aí acima foi aproveitar a oportunidade pra alimentar esse péssimo blog, de gente amargurada e invejosa, que só sabe espalhar noticias ruins de jales por aí como se só houvessem coisas ruins aqui e não houvessem os mesmos problemas em outros lugares.

    Pensem bem, vocês querem mesmo falar mal de sua prórpia cidade, só pra fazer campanha para um prefeito que vocês não sabem o que fará por Jales?

    Não vale a pena se submeter à ser força escrava e ser instrumento destes candidatos durante a campanha porque nenhum deles vai te ajudar.
    Malemá algum fará alguma coisa pela cidade.

    eu duvido, quem acha que é muito fácil vai quebrar a cara.

  • Farão

    Acredito que só mudaram os aparelho de lugarrrrrrrrrrrrr
    o atendimento continua pessimo, não pelos funcionários, mmas sim, pela falta deles.Estive lá, estava um caos, os funcionários não sabiam pra onde corriam….

  • Povão

    Senhores leitores o caminho de urgências e mesmo o rx da santa casa e se vcs consegue entender o que é um urgência vcs devem imaginar que um médico tem a capacidade para isso por isso que essa criança poderia esperar pela ortopedia se não com competência que tem os médicos ela teria sido encaminhada para a santa casa. que e´ o que vem acontecendo quando realmente se trata de urgência . Não é puxando o sacos não mas eu acho que se deve esclarecer melhor das coisas ante de falar mal pois em jales não tem competência pra arrumar um ap de rx infelizmente aí sim é o fim do mundo e por isso que se deve esperar mas nem por isso as pessoas vai ficar se m atendimento me desculpem mas no upa tem aparelhos que competem com a uti da sant casa vamos entender melhor a situação antes de criticarmos primeiro

  • Povão

    E pra quem entende de upa e santa casa sabe do que eu estou falando pois essa criança esperaria tmb o rx para segunda feira na santa casa e sem contar que lá estão sem vaga e o mesmo seria feito com ela estando ou não com o rx feito na santa casa apenas cuidando de sua dor até segunda feira por isso que as duas entidades se unem e se comunicam durante os atendimentos .o povo nunca está contente com nada nesse Brasil.

  • Anônimo

    Saudades de um conselho de saúde fiscalizador de verdade…

  • SAUDE EM JALES DEPOIS DO PARINI

    2005

    Realização da 2º Conferência Municipal de Saúde.
    Formação da Equipe Matricial de Educação em Saúde.
    Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador.
    Aprovação e execução das atividades do Plano de Ações e Metas – PAM-DST/AIDS 2005.

    2006

    Implantação da Estratégia da Saúde da Família do Jardim Municipal, proporcionando atendimento a cerca de 1.110 famílias.
    Implantação do PACS Rural – Programa de Agentes Comunitários de Saúde, iniciando a inclusão de toda população rural do município de Jales, constituída por 940 famílias.
    Implantação Parcial da Fundação Municipal de Educação, Saúde e Comunicação Dr. Massaru Kitayama. Instalação apenas do Aparelho de Ultra-som, para auxiliar nos diagnósticos.
    Implantação do Centro de Especialidades Odontológicas de Jales – CEO, oferecendo serviços de média complexidade odontológica disponíveis para a população do município de Jales e região.
    Implantação de atendimento odontológico local nas Escolas Jacira de Carvalho, Jardim Monterey e Programa Saúde da Família do Jardim Oiti.
    Descentralização do exame do pezinho nas unidades de saúde, melhorando o acolhimento às puérperas e aos neonatos.
    Aquisição de computadores para as Equipes de Saúde da Família.
    Aquisição dos equipamentos: Colposcópio, Tococardiógrafo e gastrofibroscópio.
    Aquisição de unidade móvel de saúde – VAN.
    Renovação do PAM- DST/AIDS 2006 e execução das metas.
    Educação Permanente às Equipes de Saúde da Família através da Equipe Matricial de Educação em Saúde.
    Criação do Comitê da Dengue Municipal.
    Distribuição dos Insumos de Diabetes (Glicosímetro, fitas e lancetas) aos pacientes Insulino-dependentes que realizam acompanhamento nos grupos de Diabéticos.
    Realização do Projeto Brasil Sorridente na Zona Rural, a equipe do PACS Rural e da Saúde Bucal do município.

    2007

    Implantação do atendimento odontológico nas Equipes de Saúde da Família do Uni-América, Municipal e Oiti.
    Implantação do atendimento odontológico em período integral na Escola E. E. Eljácia Moreira.
    Implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências SAMU 192, juntamente com outros 15 municípios da região, melhorando a regulação, tempo e qualidade dos atendimentos das urgências e emergências em Jales e região.
    Instalação de computadores em todas as unidades de saúde.
    Aquisição de três ambulâncias.
    Realização da 3º Conferência Municipal de Saúde.
    Implantação do Teste da Orelhinha na unidade Central à todos os neonatos do município.
    Renovação do PAM-DST/AIDS e execução das metas.
    Educação Permanente às ESF através da Equipe Matricial de Educação em Saúde.
    Atendimento médico aos moradores de rua, parceria com o Albergue Noturno, através da Promoção Social.
    Formação do Colegiado de Gestão, composto pelos dezesseis municípios da região de Jales.
    Maio e novembro: Realização do Mutirão de Mamografia no município, realizado no Consirj.
    Dia Internacional da Mulher no Centro de Saúde I: realização de atividades como, aferição de Pressão Arterial, Índice de Massa Corpórea, estética, Café da manhã, avaliação da voz e brindes.
    Dia 12/10/07: Entrega de brinquedos, diversão e orientações às crianças nas Equipes de Saúde da Família e Centro de Saúde I.
    Dia 20 e 21/08/07: Campanha de Preventivo do ônibus de Barretos.

    Avaliação nas crianças de6 a10 anos na Escola Eljácia Moreira (2º e 4º série) para pesquisa de Tracoma.
    Ação Educativa com a equipe da ESF do Oiti, com entrega de escovas e cremes dentais e vídeo Educativo, na EMEI Profª Nívea L.M. Pavan Alves.

    2008

    Novas instalações da Secretaria Municipal de Saúde.
    Novas Instalações do Núcleo Central de Saúde.
    Inauguração do prédio da ESF do Roque Viola.
    Descentralização da farmácia central em 4 farmácias nas ESF (Roque Viola, Municipal, CAIC e São Jorge).
    Aquisição de uma Ambulância Ipanema.
    Projeto Brasil Sorridente, equipe do PACS Rural em parceria com a Odontologia, realizando trabalho na comunidade Rural.

    2009

    Inauguração do prédio da ESF Getúlio de Carvalho – Arapuã.
    Novas Instalações da ESF Luis Ernesto Sândi Mori – JACB.
    Implantação da Farmácia na ESF do JACB.
    Inauguração do AME.
    Novas Instalações do SAI-CTA e implantação do Teste Rápido.
    Realização de Grupos: Qualidade de vida, Obesidade, adolescentes, gestantes, dependência química, hipertensos e diabéticos.
    Ações da Equipe de Zoonose: Inquérito Canino (Eutanasiados: 319 animais; amostras colhidas: 5124 amostras de cães – punção de orelha, sendo 293 resultados positivos); borrifação e manejo ambiental.

    Projeto Cidade Limpa: Prefeitura do município de Jales em Parceria com a TV Tem: 1.575 toneladas de entulho foram recolhidos durante a semana.

    Continuidade da Campanha de Mamografia em mulheres de40 a69 anos, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos. A carreta da prevenção percorreu todas as estratégias de saúde da família e área central.
    Fortalecimento do programa de Tuberculose no município: capacitação em parceria com o GVE (Estado) de todas as Equipes de Saúde sobre a Tuberculose, termo de compromisso assinado pelos gestores e profissionais de saúde para busca ativa através de baciloscopia e acompanhamento adequado dos casos em tratamento, informação à população através de educação em saúde.
    Projeto Brasil Sorridente: foram examinados 183 pacientes, desses 89 realizaram algum tipo de procedimento como extração, limpeza, restauração…
    Campanha Fique Sabendo – Realização de teste anti-HIV: 1.428 exames realizados até 03/12/2009, com pré e pós aconselhamento, proporcionando o seguimento clínico e aumentando a chance de qualidade de vida em casos soropositivos.
    Implantação dos Gerentes nas Unidades de Saúde.

    2010

    Inauguração da Ampliação do prédio da ESF Francisco Xavier Rego – Paraíso.
    Início da Construção da Unidade de Pronto Atendimento-UPA.
    Aprovação da Implantação do ESF Novo Mundo e Rural.
    Implantação NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família): Grupos de Qualidade de vida, Obesidade, Atividade Física, Adolescentes, Gestantes, Nutrição, Hipertensos e diabéticos.
    Campanha Fique Sabendo – Realização de teste anti-HIV: 750 exames realizados de Janeiro à dezembro (235 na rotina e 515 na Campanha), com pré e pós aconselhamento, proporcionando o seguimento clínico e aumentando a chance de qualidade de vida em casos soropositivos.
    4º Conferência Municipal de Saúde

    2011

    Reforma da ESF Leonísio Gambeiro- Oiti
    Reforma e ampliação do prédio da ESF Francisco Xavier Rego – Paraíso
    Início da Construção da UPA
    5º Conferência Municipal de Saúde

    2012

    Implantação da UPA
    Projeto de Educação Permanente
    Aquisição de 8 motos (7 para o PACS Rural e 1 para Ponto Estratégico da Dengue)
    Reforma e Ampliação da ESF Setuo Suetugo – São Jorge.
    Transformação PACS em ESF Rural.

  • Anônimo

    EU NÃO VOU NEM ENTRAR NA QUESTÃO DE ATENDIMENTO E CONSULTA MÉDICA PORQUE EM TODAS AREAS EXISTEM BONS PROFISSIONAIS E OS APRENDIZES…..
    SÓ GOSTARIA DE SABER QUAL FOI O CÉREBRO QUE PROJETOU A UPA.
    SERÁ INCOPETENCIA OU A PESSOA NÃO ENTENDE DE PROJETOS E INSTALAÇÕES HOSPITALARES.
    PORQUE É PRO POVÃO AS COISAS TEM QUE SER MAL FEITA.
    IMAGINE UMA PESSOA NUMA CADEIRA DE RODAS INDO PARA UPA,ELA TEM DUAS OPÇÕES OU DA UMA ENORRRRME VOLTA PRA CHEGAR NA RECEPÇÃO OU SUBIR AQUELA ESCADA COM A CADEIRA NAS COSTAS.
    CUSTAVA UMA RAMPA?
    SEGUNDO INFORMAÇOES QUE TIVE JA EXISTE PAREDES TRINCADAS,SEM FALAR NO PISO QUE COLOCARAM QUE É DE QUINTA CATEGORIA, QUANDO VOCE ENTRA NA RECPÇÃO , DE UMA OBSERVADA, AQUELA ENTRADA ONDE FICA O VIGILANTE ESTA TORTA FORA DE ESQUADRO.
    AGORA TENHO QUE ADIMITIR AQUELA PORTA DE ENTRADA E A TV FICARAM DEZ.
    OUTRA COISA CUSTAVA TER FEITO UMA ALA SEPARADA PARA MULHERES E HOMENS EM OBSERVAÇÃO.

    O POVO MERECE RESPEITO , DIGNIDADE E ATENDIMENTO DE QUALIDADE.

  • Anônimo

    Ala separada não tem necessidade pois lá é para um período de curta permanência, o aparelho de RX era o que já estava no pronto socorro e saibam vcs que havendo fraturas claro o médico encaminha para a Santa Casa não estou defendendo só que o povo não pode sair por ai falando o que pensam.

  • Anônimo

    Tem outro detalhe, se o paciente chegar depois das 17 horas com suspeita de fratura, não vai conseguir RX, porque no pronto socorro, agora chamado de UPA só tem 01 técnico para realizar os exames.

  • Márcia

    Oi, você sabe que levei minha tia lá e não conseguia empurrar a cadeira de rodas, pois travava, e uma das enfermeiras falou “pedi para os vereadores trocarem, pois esta está velha”.
    É isso mesmo só mudou de lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *