PORTAL DA GLOBO DIVULGA NOTÍCIA EQUIVOCADA SOBRE PARALISAÇÃO COLETA DE LIXO EM JALES

g1 paralisação

O portal de notícias da Globo – o G1 – divulgou informação sobre Jales, que está sendo reproduzida por outros órgãos de imprensa. Nada demais, se a notícia não contivesse equívocos, a começar pela manchete que diz “Coletores de Jales param serviços por causa de salários atrasados”.

A notícia – que fala sobre a paralisação da coleta de lixo em Jales – desinforma os leitores, ao informar que “65 trabalhadores aderiram à paralisação” e ao dizer que “eles afirmam que estão sem receber há sete meses”.

Ora bolas! Os trabalhadores não “aderiram”. Eles, como empregados que são, apenas obedeceram ordens do empregador. Também não é verdade que os funcionários da empresa Proposta Ltda estão com os salários atrasados. O que está atrasado são os pagamentos que deveriam ser feitos pela Prefeitura à empresa.

E, como já explicado em um post anterior, o prefeito Pedro Callado só vai autorizar o pagamento assim que forem esclarecidas as divergências sobre a quantidade de quilômetros varridos. Segundo a fiscalização da Prefeitura, os quilômetros efetivamente varridos estariam bem abaixo da quantidade que está sendo cobrada pela empresa.

De seu lado, a empresa garante que os serviços de varrição estão sendo executados de acordo com o estabelecido em contrato. O fiscal da empresa, João Gabriel, enviou comentário ao blog, contestando a versão da Prefeitura. Eis dois trechos:

“O contrato que a empresa tem com a prefeitura é cumprido corretamente, dentro das margens estabelecidas, estou no cargo desde setembro, sou engenheiro ambiental e desejo uma cidade limpa pra eu morar com minha família e para receber visitantes, acordo as 4 da manhã e entro as 5 no trabalho, assim como as varredoras e trabalhamos todos os dias até as 13:20. Eu ando cerca de 70, 80 quilômetros, todos os dias, sou honesto e trabalhador, não sou pago pra mentir para a prefeitura, as varredoras cumprem sim o trabalho delas, EU vejo isso todos os dias. TODOS!”.

“O serviço só não é melhor executado pois o perímetro estipulado pela prefeitura é pequeno, são 1880 Km mensais, que são devidamente cumpridos pela equipe de varredoras, a prefeitura não paga por cabeça e sim por distância cumprida, o que torna irrelevante qualquer discussão sobre quantidade de funcionárias, uma vez que o serviço é feito com o quadro atual.” 

Em entrevista ao Jornal do Povo, da Assunção, na hora do almoço, o prefeito Pedro Callado ressaltou que parte da dívida – quatro meses – foi deixada pela administração anterior e disse estranhar que a empresa não tenha cobrado a ex-prefeita Nice.

“Essa dívida só apareceu depois que nós tomamos posse. Nós estamos apurando e só vamos pagar o que for realmente devido. O resto a empresa que vá nos cobrar na justiça. E, se a justiça disser que nós estamos devendo, então nós pagaremos”, disse o prefeito.

19 comentários

  • MARCO VÉIO

    ESTÁ FÁCIL DE RESOLVER, BASTA PAGAR A COLETA DE LIXO QUE A EMPRESA VOLTA A TRABALHAR NORMAL, E PODERÁ SER AVERIGUADO ESSA DIVERGÊNCIA ENTE EMPRESA E PREFEITURA SOBRE A VARRIÇÃO…..
    BASTA UM POUCO DE BOA VONTADE DO PREFEITO….

    E PARABÉNS CARDOSINHO PELA CORREÇÃO E IMPARCIALIDADE NA REPORTAGEM…

  • Anonima

    Aqui na rua vinte jardim pegolo, faz tres messes que não passa varredora de rua.

  • amiga

    QUI DÓ OS QUE MAIS TRABALHA E GANHA MENOS AINDA NA O ESTÃO RECEBENDO VERGONHA ,A JUSTIÇA VAI MANDAR PAGAR ELES NA HORA<COITADOS

  • MARCO VÉIO

    PARABÉNS PREFEITO POR TER COLOCADO FUNCIONÁRIO EM CIMA DE CAÇAMBA BASCULANTE NUM SERVIÇO INSALUBRE, SEM E.P.I LEMBRANDO QUE O CONTATO DIRETO COM LIXO A REMUNERAÇÃO DO FUNCIONÁRIO É ACRECIDO 40% DE INSALUBRIDADE, E TEM QUE FORNECER TODOS OS E.P.Is….
    SEM CONTAR QUE O CAMINHÃO BASCULANTE VAI DERRAMAR CHORUME POR ONDE PASSAR….

    NÃO SERIA MELHOR PAGAR A EMPRESA ??? MESMO QUE FOSSE PARCIAL ???

  • pedrinho

    a coleta do lixo aqui no JACB que e feita de manha começou agora as 16,30 pala pela proposta

  • Quem cala, consente portanto paga

    Parece que o prefeito tem ma’ vontade de pagar a contratada pois os problemas de mediçao deveriam serem resolvidos entre a fiscalizaçao e os chefes da contratada, na execuçao dos serviços.
    Depois de 6 meses de serviços executados, a prefeitura nao deve mais discutir as irregularidades.
    Alem disso, a divida nao e’ da ex prefeita e sim da prefeitura.
    Agora, e’ de se estranhar que depois de 6 meses, so’ agora, a contratada esta’ reclamando

  • estilista

    É muita sujeira debaixo do tapete. precisa apurar qual o gari que jogou a sujeira ali.

  • MARCO VÉIO

    os caminhões não saiu da garagem hoje pedrinho, voce deve ter visto o caminhão da prefeitura.

  • Anônimo

    ENG. JOAO GABRIEL
    Poderia informar aos amigos do Blog, quantos quilometros a contratada deve limpar por dia?
    Com quantas varredeiras e horas trabalham, no dia, para executar o serviço?
    Quantos quilometros de ruas asfaltadas ou a limpar, a nossa cidade tem?
    Obrigado

  • João Gabriel

    1880 Km mensais, de um dia para outro a quilometragem varia. A jornada de trabalho das VARREDORAS assim como a minha é de 44 horas semanais, elas varrem 40 setores, divididos entre setores diários, setores de duas vezes por semana e setores de uma vez por semana. Com essa divisão de setores completamos a limpeza da cidade toda a cada semana. Como engenheiro ambiental e morador eu considero essa uma baixa quilometragem, mas isso tem que ser mudado pela prefeitura e não pela empresa proposta. Um contrato com quilometragem maior requer um número maior de funcionárias, senão, a quantidade que temos cumpre o serviço dentro dos padrões definidos em contrato.

    • Anônimo

      Eng. Joao Gabriel
      Vc nao respondeu as minhas perguntas com numeros para eu concluir se as varredeiras conseguem limpar as rua da cidade.

  • João Gabriel…qual teu laço de amizade com o Aldo?…de 1 a 10…classifique

    • João Gabriel

      0 estilista, não tenho laço nenhum com o Aldo, o que tem a ver o Aldo com essa história? E qual o teu laço de amizade com o Clodovil???Esse pessoal que se esconde por trás de nome falso gosta muito de aparecer e causar polêmica, mas pra meter a cara e ajudar em algo, impossível!!!

  • NOSSA, JALES NÃO SAI DA TELEVISÃO TANTAS PORCARIADAS ACONTECE PORAQUI, VAI MALLL.

  • pedrinho

    cardosinho desconsidera minha informações pois o caminhão que iniciou a coleta do lixo no JACB o caminhão que faz a coleta do lixo reciclado ok

  • Desempregado

    Os estagiários amigos do Bruninho precisam prestar mais atenção na hora que o ex melhor secretário de comunicação do mundo passar a notícia quentinha pra eles difamarem a atual administração.

    Ô ânsia de publicar logo a desgraça alheia.

  • Anônimo

    O prefeito de Jales deve honrar os compromissos assumidos nesse mandato os funcionários da empresa estão sendo pagos pela empresa e a prefeitura continua devendo ,governantes cumpram com suas obrigações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *