PREFEITURA DE JALES DECRETA O FECHAMENTO PARCIAL DO COMÉRCIO LOCAL

O prefeito Flá Prandi, atendendo sugestão da ACIJ e outras entidades ligadas ao comércio, assinou decreto nesta sexta-feira, determinando a suspensão do atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais de Jales.

Na prática, a suspensão significa o fechamento de boa parte das lojas comerciais de Jales, a partir de segunda-feira, 23, e até o dia 06 de abril. O decreto suspende, também, o transporte coletivo urbano (ônibus circulares) pelo mesmo prazo. Da mesma forma, está suspensa a cobrança de Zona Azul.

As exceções são as farmácias, supermercados, mercados, açougues, peixarias, quitandas, lojas de conveniência, pet-shops, distribuidoras de gás, lojas de venda de água mineral; padarias, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis.

Esses estabelecimentos deverão, no entanto, obedecer a algumas recomendações, como a intensificação da limpeza, a disponibilização de álcool em gel aos clientes e a divulgação de informações e de medidas de prevenção ao coronavírus.

Restaurantes e lanchonetes deverão obedecer ao espaçamento mínimo de um metro entre as mesas. Os demais estabelecimentos deverão limitar o acesso de consumidores e orientá-los sobre a distância mínima de segurança que deverá ser guardada entre eles.

A medida do prefeito suspende, também, o funcionamento de casas noturnas e demais estabelecimentos dedicados à realização de festas, eventos ou recepções.

Até os velórios terão que obedecer novas regras. Os defuntos poderão ser velados por apenas 10 pessoas de cada vez e o velório não poderá passar de quatro horas. Se o sepultamento não ocorrer até às 18 horas, os parentes e amigos do falecido terão que ir embora e voltar no dia seguinte, já que o velório ficará fechado a partir das 18 horas até às 06 horas da manhã.

Por fim, o decreto recomenda – repare bem: apenas recomenda – a suspensão dos serviços de táxi, mototáxi e transporte por aplicativos. Esses serviços poderão, no entanto, ser utilizados para entrega de mercadorias (delivery). 

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *