PROTETORES DOS ANIMAIS DE JALES ENTREGAM COLEIRAS CONTRA LEISHMANIOSE PARA CÃES

O simpático cão da foto ao lado – que pertence a uma moradora do Jardim Paraíso – está no corredor da morte. Em dezembro do ano passado, ele teve seu sangue coletado pela equipe do nosso  Centro de Zoonoses, e, recentemente, o resultado veio positivo para leishmaniose. O pobre cachorro ainda não sabe, mas a sua sentença de morte já está decretada e ele deverá, a qualquer momento, receber uma injeção letal.

Felizmente, no entanto, não temos apenas más notícias nessa área. Se, de um lado, nossas autoridades  acham mais fácil matar os animais, temos, de outro lado, pessoas comuns que vão à luta e conseguem  realizar aquilo que o Poder Público – por incompetência e má vontade – nem tenta fazer. Vejam, por exemplo, o que está sendo noticiado pelo portal Jales Net:

Para ficar protegidos da Leishmaniose Visceral, os cães de Jales receberam a doação de 2.800 coleiras impregnadas com deltametrina (Scalibor®), princípio ativo repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde como uma das formas de prevenção da doença. A doação foi feita pelo fabricante dos produtos, MSD Saúde Animal.

“Agradecemos as doações das coleiras repelentes do inseto da Leishmaniose, que já estão sendo doadas para protetores de Jales e região e para a população dos bairros onde tem mais casos de humanos e cães.” informou Vivi Vieri, cordenadora dos Protetores dos Animais de Jales.

A notícia completa, do Jales Net, pode ser lida aqui. Por sinal, eu  adicionei, há alguns dias, o Jales Net à minha relação de links aí do lado direito. Não sei a quem pertence o novo portal, mas gostaria de desejar vida longa a mais essa fonte de informação.   

9 comentários

  • gente que faz

    parabens aos protetores dos animais…

    infelizmente a questão do sacrifício é complexa porque s´não é optado pelo sacrifício desde que seja diagnosticada antecipadamente, e o cão ainda reunir um estado de saúde satisfatório.

    além disso o tratamento apenas consegue eliminar os sintomas e travar a progressão da doença, pois a cura completa é difícil. Após um correcto diagnóstico e avaliação clínica e laboratorial a mais completa possível, o proprietário deverá ser informado pelo seu Médico Veterinário sobre vários aspectos da doença a ter em conta, de modo a fundamentar a decisão pelo tratamento ou eutanásia ou não do seu cão.

    é o médico quem decide se o cão será ou não sacrificado….

    nosso problema é prevenção, seria bom ver uma campanha como essa pois as coleiras contribuem pra prevenção, como as coleiras antipulgas mais ou menos, elas impedem que o mosquito se aproxime mas infelizmente não impedem que o mosquito exista e os cães que não tiverem coleiras continuarão correndo riscos……

    “mais de 400 cães que não eram positivos foram sacrificados, na cidade de Araçatuba – SP.

    A verdade é que a Leishmania é a doença que causa mais polêmica e controvérsia principalmente entre os veterinários. Ainda mais quando o assunto é o tratamento ou não de cães positivos. Existem aqueles veterinários cuja conduta é exterminar sumariamente todo e qualquer cão cujo exame dê positivo, alguns são favoráveis ao tratamento daqueles positivos que não apresentam sinais da doença e alguns são favoráveis ao tratamento de cães que apresentem alguns sinais sem comprometimento ainda da função dos rins.”

  • Eu

    A verdade é que as pessoas deveriam se conscientizar sobre a leishmaniose, uma vez que o poder público não está nem aí para a população. Temos que fazer nossa parte, manter quintais limpos e cuidar dos nossos animais. Tem muita gente esculachada nessa cidade, pessoas que deixam o quintal parecendo um chiqueiro de tanta sujeira, é muito complicado a situação. Mas graças à Deus existem os protetores de animais que faz algo pelos bichinhos e pela população, porque a colocação dessas coleiras não vai somente ajudar o animal não, tbm vai prevenir o ser humano de ser infectado. Ponto positivo para os dois, mas também a população tem que colaborar e manter o quintal limpo né!

  • Anônimo

    o problema maior não é o cachorro e sim o mosquito tem que acabar com o mosquito e não com o cachorro.

  • Marina

    Faço parte desse grupo, estou presente na foto e fiquei muito feliz ao ver os cães e famílias protegidos.
    O problema maior, como falaram, é o mosquito.Os cães não têm culpa de nada,a população como um todo sim.
    Espero que isso seja só o começo de uma luta vitoriosa contra a doença.

  • Anônimo

    os casos de heishmaniose em jales esta aumentando,oque ah secretaria de saúde esta fazendo para combater?
    pelo oque ja li neste blog nem material para trabalha não tem.

    será que esta sendo bem executado o trabalho de prevenção????????

  • Tatiane

    Eu faço parte desse grupo incrível…. fiquei mto satisfeita e feliz de poder ajudar cães e famílias de jales… e orientar sobre a leishmaniose… tomara q eu tenha conseguido plantar uma semente em casa lar q visitei!!!!!!
    Vou ficar mais satisfeita qdo acabarmos de distribuir as coleiras…. temos muito trabalho pela frente….

  • Bruna

    Orgulho de fazer parte desse grupo!!! Muito gratificante poder fazer algo para ajudar nossos animais!

  • anonima

    Marina, Tatiane, e Bruna..parabéns por fazer parte desse grupo…mas…e os outros bairros???…há muitos cães na cidade…tenho um cachorro gostaria de saber se há como adquirir essa coleira…obrigada..

  • TATIANE

    PRIMEIRAMENTE AS COLEIRAS ESTÃO SENDO DOADAS NOS BAIRROS COM MAIS CASOS DE LEISH EM ANIMAIS E HUMANOS. ESTÃO SENDO DOADAS PRA FAMÍLIAS CARENTES E Q POSSUEM VÁRIOS ANIMAIS, O Q TORNA INVIÁVEL COLOCAR A COLEIRA EM TODOS, UMA VEZ Q O VALOR DA MESMA É MTO ELEVADO. PRETENDEMOS AINDA FAZER O BAIRRO SÃO JUDAS, VILA UNIÃO E ALVORADA…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *