RÁDIOS AM – CULTURA E ASSUNÇÃO – DE JALES DEVERÃO MUDAR PARA CANAL FM

O Ministério das Comunicações encaminhou nesta semana à Casa Civil a minuta do decreto que estabelece as diretrizes legais para a migração dos canais de rádio AM para a faixa de FM. O texto passa agora por análise técnica para então ser assinado pela presidente Dilma Rousseff. A migração terá início nos municípios onde não haja congestionamento no espectro FM.

Segundo as informações do site da Abert, a expectativa é de que o decreto seja editado no próximo dia 25, data oficial em que se comemora o Dia do Rádio. “E uma ótima notícia. Trabalhamos muito para isso, e o governo compreendeu a importância da nossa pauta. A migração dará condições para as emissoras se adaptarem melhor às tecnologias”, afirma o presidente da Abert, Daniel Slaviero.

A migração do rádio AM para a faixa de FM é mais uma vitória da Abert e das entidades estaduais de rádio e televisão, que defendem a causa desde 2011, ano em que se manifestaram favorável ao pleito pela primeira vez. A migração poderá ocorrer tão logo autorizada nos municípios onde o espectro de FM estiver livre. A Agência Nacional de Telecomunicações está encarregada de estudar o plano básico do rádio para verificar a disponibilidade de canais.

Em Jales, segundo Nilton Navarro da Central de Rádios, a expectativa é que tão logo o canal seja liberado pela Anatel, as Rádios Assunção AM e Cultura AM deverão fazer a migração para o canal de FM. “Já fizemos um estudo preliminar de viabilidade e temos todas as condições para migração do canal” disse Navarro.

Nas cidades onde não houver canais vagos, as emissoras terão de aguardar a liberação dos canais 5 e 6 de televisão, conforme houver a execução do cronograma de desligamento do sinal analógico, que estava previsto para o período entre 2015 e 2018. O desligamento do sinal analógico de grandes cidades, onde há congestionamento, deve ocorrer  apenas em 2016.

2 comentários

  • anonimo

    Duas já tá difícil de aguentar, imagine cinco tocando as mesmas porcariadas. É muita coisa, Jales não merece isso. Como diz um amigo meu vem mais pinicão por aí.

  • anônimo

    seria uma ótima chance pra segmentação de programação… já temos uma gospel evangélica… uma de notícias e de esportes seria bem vinda…só não podemos ter 5 estações transmitindo mais do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *