SÁBADO É O “DIA D” DA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO EM JALES

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

No próximo sábado, dia 19, acontece o “Dia D” de vacinação contra sarampo, com a finalidade de intensificar a adesão da primeira fase da campanha que vai até o dia 25 de outubro.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que possuem sala de vacinação, estarão abertas das 8h às 16h atendendo à população, sendo o público-alvo nesta primeira fase da campanha, crianças de seis meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), que ainda não contam com as doses preconizadas para as idades.

A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos, que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Nesta etapa, o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 30.

Para que a proteção seja garantida, é preciso receber duas doses da vacina. Neste ano, a campanha é seletiva, ou seja, só precisa se imunizar quem está com a vacina tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) atrasada.

A dose é gratuita e a ação tem o objetivo de completar a rotina vacinal deste público, identificado pelo Ministério da Saúde (MS) como o mais vulnerável para os agravos da doença. Quem  tiver dúvidas quanto à imunização adequada deve procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação.

Vale lembrar que a vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias. Quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose da tríplice viral.

Em Jales, dados atualizados da Secretaria Municipal de Saúde de Jales apontam que o município possui 22 casos suspeitos da doença, 3 positivos e 9 aguardando resultado. As ações de bloqueio continuam quando há notificação de casos suspeitos de sarampo, com o objetivo de interromper a transmissão da doença, independentemente da confirmação do diagnóstico.

Os bloqueios são desencadeados na residência do paciente com suspeita da doença, além dos locais frequentados por ele, como escola ou local de trabalho. 

Primeira etapa:

Período: 7 a 25 de outubro

Dia D: 19 de outubro

Público – alvo: crianças de seis meses e menores de 5 anos de idade ( 4 anos, 11 meses e 29 dias)

Segunda etapa:

Período: 18 a 30 de novembro

Dia D: 30 de novembro

Público – alvo: população de 20 a 29 anos de idade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *