SANTA CASA DE JALES REALIZA PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE CORAÇÃO PARA TRANSPLANTE

A notícia é da assessoria de imprensa da Santa Casa:

A Santa Casa de Jales realizou um procedimento inédito na terça-feira, 21 de agosto de 2018, foi um dia histórico para os colaboradores e para a instituição. Após ser constatado através de exames a morte encefálica de um paciente e autorização dos responsáveis, a comissão de captação de órgãos efetuou captação de coração, pulmão, fígado, rins e córneas.

O presidente da comissão e enfermeiro Paulo Lima, relatou todo o processo “Foram realizados vários exames que constataram a morte encefálica do paciente na tarde de segunda-feira, nossa equipe identificou que seria um possível doador de órgãos e tecidos. Explicamos aos familiares que a doação dos órgãos proporciona a continuação da vida para um outro alguém. Apesar de todo o sofrimento eles foram solidários e pensaram no próximo.”

 O processo de conscientização da família é muito importante além de ser um momento delicado. A equipe orientou sobre o procedimento de captação e transplantes destacando os benefícios para os receptores, sem deixar nenhuma dúvida para os familiares. 

 Para o provedor Junior Ferreira ser doador é um gesto de amor com o próximo “Existem muitas pessoas nas filas de transplantes em nosso país, para a família a dor é imensa por perder o ente querido, mas para outras pessoas a vida não acabou ali porque vão ter a oportunidade de receber um órgão.”

 Finalizado o protocolo de morte encefálica, as equipes capacitadas do INCOR Hospital das Clinicas e do Hospital de Base de São José do Rio Preto fretaram dois aviões para se deslocarem da cidade de São Paulo até a Santa Casa, inclusive contando com apoio da Polícia Militar, onde realizaram os procedimentos de retiradas dos órgãos. A logística foi indispensável por conta do tempo que um coração permanece em funcionamento fora do corpo humano.

O Dr. Ronaldo Honorato cirurgião cardiovascular que faz a captação de corações para transplantes no Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, foi um dos médicos que participou do processo de retirada do coração na Santa Casa de Jales, ele destacou o trabalho realizado pela equipe da comissão da instituição pelo atendimento oferecido ao paciente, desde a identificação do potencial doador, até o momento de conscientização dos familiares.

8 comentários

  • Geroma.

    A Santa Casa de Jales não realizou. Quem realizou foi a equipe que veio de São José do Rio Preto fazer na Santa Casa de Jales.

    Nossa Santa Casa não tem pessoal capacitado para isso, embora o título da notícia sugira isso.

  • Mimimi

    Um dos poucos orgulhos que a cidade pode se vangloriar. Santa Casa. Vale a pena!

  • Terezinha

    Só tenho a dizer Deus os abençoe parabéns

  • Só tem técnico de enfermagem que não sabe nem pegar uma veia pra tirar sangue qto mais pra tirar órgão, e ainda quer pegar carona com os profissionais do HB.

  • Jales

    GEROMA ao invés de criticar por que não cala sua boca, pois para um bom entendedor meia palavra basta. E nesse caso mostra a sua desqualificação, seu despreparo e a vontade de contradizer o blogueiro e a própria Santa Casa, pois até uma criança de colo deve ter entendido a noticia.
    A Santa Casa não tem pessoal capacitado para isso, mas tem capacidade para fornecer e permitir as retiradfas de órgãos para ser doado. Enfim és um Mocó.

  • Só tem técnico de enfermagem q não sabe nem pegar veia pra tirar sangue, qto mais tirar órgãos,e ainda quer fazer propaganda pegando carona com os profissionais do HB, o povinho oportunista

  • Arrependimento

    Injustiçado se tudo correr bem você ainda cairá nas mãos dos técnicos ou técnicas de enfermagem e dos enfermeiras ou enfermeiros da Santa Casa de Jales.
    Não vai demorar seu critico palhaço.

  • Daniel Caffer

    Agradeço a Deus e a equipe da Dra Emiko por salvar a minha vida na tarde/noite do dia 05/07/2.005, quando dei entrada na UTI da Santa Casa de Jales em estado crítico, devido a uma hemorragia digestiva severa aguda. Graças a competência da Dra e enfermeiros, depois de dez dias de internação, recebi alta com minha saúde completamente restabelecida… Muito obrigado, Santa Casa de misericórdia de Jales!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *