SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DIZ QUE JALES TEM EPIDEMIA DE DENGUE

A notícia é do Jornal do Povo, da Rádio Assunção:

A Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Estadual, decretou Jales com epidemia de dengue. No ano de 2019 já são 628 notificações, que automaticamente são classificados como positivos para o estabelecimento de análise da secretaria. Neste período foram confirmados 101 casos autóctones, que são aqueles contraídos dentro do município e 13 importados de cidades vizinhas.

O decreto foi estabelecido pela Vigilância Epidemiológica Estadual, no dia 27 de março, como afirmou para a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, que relatou a preocupação com a situação e os esforços realizados no combate e conscientização da população.

O município de Jales passou dois anos sem o registro de epidemias de dengue, agora passa a fazer parte uma triste estatística dos municípios do noroeste paulista, 20 cidades já haviam divulgado balanços indicando epidemia de dengue com mortes. Somente a cidade de Andradina já registra 2.650 casos confirmados neste ano, com duas vítimas fatais.

A coordenadora Vanessa Luzia da Silva Tonholi comentou a respeito do trabalho que vem ocorrendo: “mesmo com o mutirão que realizamos em fevereiro nos bairros com o índice larvário mais alto, mesmo estando com a equipe de agentes de saúde e endemias, que ao todo somam 73 em campo realizando visitas, focados na eliminação de criadouros, os nossos números aumentaram, até que chamemos nesta situação,” afirmou.

Na oportunidade Vanessa Luzia destacou a necessidade do envolvimento consciente da população para que esses números não avancem: “todo o trabalho desenvolvido pelo poder público, se não houver a participação da população não é suficiente, precisamos da colaboração da população no cuidado dos quintais, nos terrenos e consciência de não jogar lixo nos terrenos”, finalizou.

5 comentários

  • zinabre

    Vão falar que é culpa do Bolsonaro!

  • JOSUE

    PREZADOS BLOGUEIROS,O FATO QUE ME DEIXA MUITO TRISTE QUE PESSOAS, PARECE NÃO QUERER ENTENDER,QUE TODOS SOMOS RESPONSAVEIS POR ESSA TRAGEDIA,A PREFEITURA É CULPADA,A SECRETARIA DA SAÚDE É CULPADA,PELO O QUE? É VC PORCALHÃO QUE NÃO LIMPA SEU QUINTAL,E VC QUE NÃO COLOCA AREIA NOS VASOS,E VC QUE DEIXA VASILHAS COM AGUA,E VC QUE NÃO LIMPA SEUS LOTES VAGOS,É MUITO FACIL CULPAR OS OUTROS PELO NOSSA FALTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL,O BRASILEIRO SÓ APRENDE QDO MEXE NO BOLSO,ONDE ACHAR FOCO DA DENGUE MANDA UMA MULTA E VEREMOS SE A ATITUDE NÃO MUDA,E AINDA TEM PESSOAS QUE DISTRATAM OS FUNCIONARIOS QDO CHEGAM EM SUAS RESIDENCIAS,É BRINCADEIRA,DEUS ABENÇOE JALES.

  • jumento que votou em bozonaro

    temos tambem epidemia de péssimos políticos.

  • REVOLTADO

    Visite o Jardim do Bosque e veja com os próprios olhos quantos terrenos completamente abandonados no meio do matagal. O mato cobre até as calcadas obrigando as pessoas andarem na rua. Terrenos sujos criadouros do mosquito da dengue. E a prefeitura faz de conta que não vê. Não existe nenhuma fiscalização. Uma vergonha!

  • Luis Carlos Bueno

    Crotalária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *