SEGUNDA FASE DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO EM JALES

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início no próximo sábado, dia 18, a segunda fase da Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe) que seguindo as determinações do Ministério de Saúde vai abranger um novo grupo prioritário composto por portadores de doenças crônicas, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, população privada de liberdade, profissionais do sistema prisional e adolescentes/jovens que cumprem medidas socioeducativas.

A campanha acontece até o dia 25 de abril e vai transcorrer das 8h às 16h nas unidades de saúde do município que possuem sala de vacinação, sendo elas as dos bairros: Jardim Paraíso, Jardim São Jorge, Jardim Arapuã, Jacb II, Roque Viola, Jardim Municipal, Jardim Trianon (Rural) e Núcleo Central de Saúde (Centro). Para receber a dose, a pessoa deve apresentar a caderneta de vacinação e comprovar que pertence a um desses grupos por meio de laudo médico ou documento oficial.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B, e não protege contra o novo Coronavírus (Sars-Cov-2), mas pode facilitar no diagnóstico da Covid-19, visto que a gripe poderá ser descartada na análise de pacientes que apresentarem sintomas, mas que já tiverem tomado a vacina.

A enfermeira da Secretaria de Saúde, Renata Rachieli, pede a compreensão da população pelo fato de estarem passando por uma fase de adaptação e organização em função da Covid-19.

“Nós temos que pensar em imunizar as pessoas contra a Influenza e, com certeza, proteger as pessoas dos grupos de risco contra a transmissão do Coronavírus. Lembrando que o público-alvo da primeira fase de vacinação que são os idosos (acima de 60 anos), profissionais de saúde, policiais e bombeiros,  que ainda não receberam as imunizações, também podem procurar diariamente as unidades para a vacinação”.

Para garantir a atualização do esquema vacinal, as vacinas de rotina também voltaram a ser aplicadas nas 09 unidades de saúde do município adaptadas para a aplicação das doses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *