SEGUNDO IBGE, JALES GANHOU 101 HABITANTES EM UM ANO

CensoIBGE

Por uma questão legal, o IBGE publica, todos os anos, a estimativa populacional dos municípios brasileiros, que serve de base para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

E, de acordo com essa estimativa, a população de Jales cresceu 0,21%, passando de 48.724 para 48.825 habitantes. Um aumento, portanto, de 101 almas, em 12 meses, o que foi comemorado pela prefeita Nice.

Em nota à imprensa, ela disse que a expectativa é de que o município cresça ainda mais nos próximos anos. “Vamos buscar incansavelmente por empresas que queiram se instalar no município para a geração de empregos, construir novas moradias e garantir aos nossos jovens cursos e capacitações”, destacou a prefeita.

Apesar do entusiasmo de dona Nice, o crescimento populacional de Jales ficou abaixo de Santa Fé do Sul(0,78%), Fernandópolis(0,43%), Votuporanga(0,88%) e São José do Rio Preto(0,99%). Ficou abaixo, também, do crescimento da população do estado e do país, que foi de 0,85%. 

Não custa lembrar, no entanto, que se trata apenas de uma estimativa. Em 2009, o IBGE estimava a população de Jales em 49.996 habitantes. Nas contas do órgão, faltavam apenas 4 moradores para chegarmos aos sonhados 50.000, o que aumentaria a cota de Jales no repasse do FPM. 

Mas, no ano seguinte – 2010 – veio o Censo e com ele o balde de água fria: os bravos recenseadores do IBGE conseguiram contar apenas 47.012 habitantes em nossa pacata urbe. Ou quase 3.000 a menos do que se estimava.

6 comentários

  • Tonho Toicim

    Tá feia a coisa

  • OTIMISTA

    SANTA FE DO SUL VAI CHEGAR AOS 50.000 PRIMEIRO QUE JALES E AOS 100.000 PRIMEIRO QUE FERNANDOPOLIS. KKKKKK

  • mane

    kkk esse é o mesmo numero de habitante de 2002… jales é que nem rabo de cavalo so cresce pra baixo

  • Muito Otimista

    Será que os “Grandes” empresários dessa cidade concordam com o crescimento da cidade? Ou ela está tão impactada por força de domínio deles?

    “Vamos buscar incansavelmente por empresas que queiram se instalar no município para a geração de empregos, construir novas moradias e garantir aos nossos jovens cursos e capacitações”

  • OTIMISTA

    QUAL FOI O NUMERO DE NATALIDADE NESTE PERIODO? SE FOI MAIR QUE 101 ISSO QUER DIZER QUE A CIDADE NÃO CRESCEU E SIM ENCOLHEU POIS TEVE EVASÃO.

    • Preclaro Otimista,

      Os números do Cartório Oficial de Registro Civil mostram que, em 2012 e 2013, Jales registrou muito mais falecimentos do que nascimentos. Em 2012, o Cartório expediu 662 certidões de óbito, enquanto, de outro lado, as certidões de nascimento somaram 583 registros. Em 2013, a proporção aumentou: foram 701 óbitos contra 597 nascimentos, ou seja, se dependesse apenas da matemática pura e simples do Cartório, Jales teria perdido 183 habitantes nos últimos dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *