SEM PAGAR CONTRIBUIÇÕES HÁ 18 MESES, URÂNIA É UM DOS MUNICÍPIOS QUE MAIS UTILIZA SERVIÇOS DO CONSIRJ

SARACUZA 2Há pouco tempo, noticiou-se a decisão do Conselho de Prefeitos do Consirj (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales), presidido pelo prefeito de Jales, Pedro Callado, de suspender o atendimento às cidades que não estão pagando suas contribuições ao consórcio.

Dolcinópolis, cujo prefeito tem fama de mau pagador, é um desses municípios. O outro é Urânia, que está em atraso com os cofres do Consirj há 18 meses. Coisa de R$ 160 mil. Uma parte, R$ 47 mil, já está sendo cobrada na Justiça e, mesmo assim, o prefeito Francisco Airton Saracuza tem dito – segundo pessoas próximas a ele – que não vai pagar.

O principal argumento do prefeito Saracuza é de que o município de Urânia possui uma Santa Casa e seus munícipes pouco utilizam os serviços do Consirj. Talvez fosse o caso, então, de o prefeito pedir o afastamento de seu município do consórcio. Mas ele não vai fazer isso. E sabem por que?

Dolcinópolis 18-02-2013Porque Urânia, a despeito da desculpa esfarrapada do prefeito para não pagar o que deve, é um dos municípios que mais utiliza os serviços do Consirj. Mais até do que alguns municípios que pagam suas contribuições em dia.

Segundo informações obtidas pelo blog, a UPA de Jales – que é administrada pelo Consirj – atendeu 1.349 pacientes de Urânia, em 2015, ou quase 04 pacientes por dia.  O Consirj, além do atendimento de urgência e emergência da UPA, também patrocina exames aos moradores dos municípios consorciados.

Em 2015, pelo menos 570 pacientes de Urânia fizeram exames de Ultrassom, enquanto Dolcinópolis, o outro município caloteiro, teve 115 munícipes atendidos. Nos exames de Raio X, Urânia foi beneficiada com 819 atendimentos e Dolcinópolis com 336. Na Endoscopia, foram 131 pacientes de Urânia e 21 de Dolcinópolis. Na Infectologia,  contabilizou-se 51 exames para Urânia e 23 para Dolcinópolis.

Por fim, Urânia teve ainda 355 pacientes atendidos pela Psiquiatria do Consirj. Como se vê, o prefeito de Urânia falta com a verdade ao dizer que seu município quase não utiliza os serviços prestados pelo consórcio. Além de faltar com a verdade, ele falta com o respeito para com os outros municípios que pagam suas contribuições rigorosamente em dia.

À reunião realizada no dia 16/02, compareceram nove dos dezesseis prefeitos que integram o Conselho do Consirj. Saracuza e José Luiz, evidentemente, não deram o ar de suas graças. Segundo a ata publicada em um jornal local, os nove prefeitos concluíram “não ser prudente terem de arcar com as contribuições dos municípios que não honram seus compromissos“.

Ainda de acordo com a ata, o Conselho decidiu suspender o atendimento aos dois municípios inadimplentes, “excetuando as demandas espontâneas quando forem atendimentos de urgência e emergência“. E mais: decidiu-se, também, que os dois municípios serão excluídos do Consirj, “caso não tomem providência sobre suas dívidas até o dia 31/03/2016“.      

30 comentários

  • Gabriela Grigolete

    Descaso total!!
    Eu precisei do serviço de pronto atendimento e foi o que me salvou!
    Revoltante essa situação, sem repasses para o Consirj, funcionários com dificuldades para receber férias, décimo terceiro, e até mesmo o próprio salário. Onde vamos parar?
    Ainda tem coragem de divulgar a tão esperada “FESTA DO PEÃO”, que como sempre a prefeitura está por trás assumindo as despesas.

  • Anônimo

    Parabéns ao Consirj por esta atitude,e que a população destas grandes cidades aprendam escolher melhor seus futuros prefeitos.

  • Anônimo

    não é o município caloteiro, não se pode generalizar.

  • Urânia, cidade que tanto amo, precisa urgentemente de novos políticos. Gente com competência, sem rabo preso, que trabalhe para o bem da população. Entra prefeito, sai prefeito. Um pior que o outro. Ainda tenho esperanças de um dia voltar… quem sabe…!

  • k ga h chado não é mole

    ta serto o saracuza. já que todo mundo mete a boca na upa, dizem que o atendimento é orrível.

    pra que upa?

  • Dorci city

    Pois e . Alem da cidade esta toda sucateada com tudo abandonado com salarios e 13″ terceiros atrasados ainda estamos com fama de caloteiros. Que fique bem entendido que e tao somente os governantes dessa cidade e nao a populacao que sao honestos e estao sofrendo por causa desse prefeito irresponsavel e caloteiro. Nossa historia esta ficando cada dia mais triste e ainda tem maluco e desmiolado que ficam do seu lado. Se querendo se reeleger ele ja fez essa pouca vergonha toda imagina depois que ganhar de novo e nao precisar mais do povo. Coitado dessas pessoas a quem ele prometeu mundos e fundos .Pois certamente ficaram a ver navios novamente….como estao ate agora. Pobre daqueles que precisam de atendimento gratuito pois estao pagando pelos erros de administradores incompetentes……

  • JU & MENTO

    ELE FOI ESCOLHIDO PELO POVO ENTÃO AGUENTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA É O QUE TEM PRA HOJE AHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • sem noção

    não generaliza por favor, não é o município que é caloteiro, ainda tem pessoas corretas neste município.

  • Anônimo

    Cada prefeito! Um pior que o outro… Quem manda votar mal… Vai lá, em outubro vota de novo nesses caras…

  • anonimo

    Tem que cortar o atendimento desses maus pagadores, Jales e os municípios que pagam não poder arcar com os custos e fazer graça para os caloteiros.

  • Tiquinho, o poeta

    Cardosinho, boa noite.
    Gostaria de registrar em seu blog, uma observação que fiz hoje, no site da nossa Câmara, referente a última sessão, realizada no dia 07/03/16.
    O “nobre” vereador, e presidente da Câmara, Tiquinho, fez uma indicação, no mínimo curiosa, veja:

    Indicação Nº 14/2016 – Nivaldo Batista de Oliveira – Solicita do Executivo o recapeamento asfáltico da Rua Dois, entre as Ruas dos Guatambus e Hum, no Jardim São Jorge.

    A rua 2, está 100% RECAPEADA, o asfalto está em excelente estado, do seu início ao fim!
    O recapeamento foi feito em outubro de 2014 ainda pela prefeita Nice, e esse rapaz pede indicação para recape nesse trecho?
    Seria um erro (grave, por sinal) ou nosso Presidente está ficando louco? Porquê não faz indicação para o recapeamento de inúmeras ruas que realmente precisa de recape, ao invés de ruas que estão boas?

  • santos

    Caracas, os caras devem e não pagam, quem vai sofrer as consequências será população desses municípios. Agora pergunto: como vai ficar a partir de agora, vai atender ou não vai aqueles que procurarem atendimento médico, como negar ai que queria saber como. Agora meu Deus, como pode a nossa justiça não interferir nesse caso e ficar só vendo esse blá blá blá dos dois alcaides ai, que me desculpe até nossos queridos meios de comunicação (falada e escrita) ficam dando asas a essas personagens. Pasmem, socorro, socorro, acudam…

  • ESSE THEO PEREIRA DO SERTÃO É SÓ PRA RIR, ENGRAÇADO FALAR ASSIM DESSAS CIDADES CHAMANDO AS DE CALOTEIRAS! QUE MORAL VC TEM PARA ISSO???

    JALES É UMA DAS CIDADES MAIS QUEBRADAS QUE CONHEÇO UMA DAS MAIS MAL ADMINISTRADAS, FICANDO NO CHINELO PARA FERNANDÓPOLIS E VOTUPORANGA, TINHA TUDO PRA SER UMA DAS MAIS DESENVOLVIDAS DO INTERIOR PAULISTA E TÁ NESSA MERDA…

    CHEIA DE BURACOS,
    SEM INCENTIVO AO ESPORTE,
    SAÚDE NEM VAMOS COMENTAR NÉ…

  • URANIA TA PERDIDA ,HOJE E PO FUTURO NADA ANIMADOR ,VENDO OS QUE ALMEJAM O PODER ,VEMOS MUITA DEMAGOGIA DE UM LADO E MUITO BLA BLA DO OUTRO. COMO ESQUECER DO ANO 2000 ,FORAM 8 ANOS DESASTROS .EM URANIA O FUTURO COMPLOMETIDO.

  • URANIA PERDIDA HOJE E PARA P FUTURO NADA ANIMADOR COM OS OPONENTES AO PODER ,MUITA DEMAGOGIA DE UM LADO E MUITO BLA BLA DE OUTRO .NAO DA PRA ESQUECER DO QUE ACONTECEU 2001/2008 .

  • MUDANÇA DE JALES

    Na cabeça destes prefeitos o povo deles só precisa de CIRCO, porque eles são uns verdadeiros ….

  • Guilherme

    Vamos parar com esse mimimi de falar para não generalizar… A reportagem foi correta ao falar que Urania tem fama de mal pagador, ou vocês acha que a caixa fala que “cidadão X tem fama de mal pagador em jales”, não, não fala, fala que Jales tem fama de caloteiro. PAGA O QUE DEVE PREFEITINHO DE M#[email protected]&*

  • Luiz

    Tem q mandar as pessoa doentes se tratarem nas casas dos prefeitos … Q de tão competentes q são devem entender tmb de medicina.

  • Tsunami

    MARQUINHOS ABRANTE PARA PREFEITO EM 2016.

  • Eleitor

    XAPIQUE VEM AI – 2016 –

  • santos

    O “k ga h chado não é mole” vç escreveu assim acima “ta serto o saracuza. já que todo mundo mete a boca na upa, dizem que o atendimento é orrível. pra que upa? “. Dá pra notar seu grande conhecimento sobre saúde publica lendo os grandes erros de português, falando mal do atendimento UPA, só quero te dizer nós estamos no céu com relação a saúde e Jales perto das demais cidades do interior paulista ou do Brasil, só mesmo pessoas como vç que não sabe o que fala que da esse tipo de opinião. Lamento muito…

  • Elena

    E uma pena que pessoas nao saibam dar o devido valor pra um servico de excelencia como e o prestado pelo UPA . Poucas vezes ei precisei mas quando fui la fiquei muito feliz com o atendimento. Fincionarios capacitados e muito educados . Nao tenho o que reclamar. Pena que alguns prefeitos nao ddo o devido valor a um servico tao importante pra populacao. Sao irresponsaveis e escandalosamente sem compromisso com o dinheiro publico. Pessoas como essas deviam ser banidas do convivio publico e politico. Pois nao sao capazes de gerir nem a propria vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *