SERVIDOR MUNICIPAL QUE FALECEU DE ENFARTE TERIA SOFRIDO CRISE NERVOSA POR CONTA DE SALÁRIO

O servidor público municipal Welton Elias Ferreira, de 41 anos, que faleceu ontem – de enfarte, segundo informações – foi sepultado nesta quarta-feira, às 10 horas. Ele deixou mulher e dois filhos.

Segundo colegas de trabalho de Welton, ele teria sofrido uma crise nervosa na sexta-feira, ao receber o holerite com o valor de seus proventos mensais.  

Comentou-se, também, que Welton andava muito triste e abalado com a queda em seu salário, após o corte de uma portaria e das horas extras. Fontes informam que ele vinha recebendo ajuda do Sindicato dos Servidores.

Welton – que era servidor municipal desde fevereiro de 1993 – teria começado a passar mal ainda no sábado. Ele passou pela UPA, onde foi medicado, mas, ontem, quando levava os filhos à escola passou mal novamente e foi a óbito.

Seria, evidentemente, uma grande irresponsabilidade afirmar que o enfarte tenha sido provocado pelo estado emocional de Welton, mas o caso está sendo muito comentado entre os servidores. 

26 comentários

  • Thiago

    Sem querer corrigir mas, acho que o certo é “infarto”, com “o” no final.

  • Amigos, peço desculpas, mas estou deixando de liberar alguns comentários neste post, pois trata-se de um assunto muito delicado. Quanto à questão vernacular levantada pelo amigo Thiago, eis uma opinião retirada da internet:

    Infarto ou enfarte?

    Existe muita polêmica e diferentes opiniões sobre a utilização dessas palavras. Alguns estudiosos da língua afirmam haver distinção entre o significado dessas duas palavras. Apesar disso, os dicionários afirmam serem palavras sinônimas, sendo formas variantes da mesma palavra. A palavra infarto é a mais usada pelos falantes da língua no português do Brasil.

    A palavra infarto tem sua origem no latim infarctu, sendo a que se encontra mais próxima de seu étimo latino. A palavra enfarte é formada por derivação regressiva do verbo enfartar, ou seja, por redução do mesmo.

    Segundo os dicionários, ambas podem ser utilizadas para indicar uma lesão causada pela parada da circulação arterial, bem como qualquer tipo de obstrução ou bloqueio. Podem ser ainda utilizadas para indicar o estado de quem está farto, com excesso de comida, sendo sinônimas de: entupimento, obstrução, bloqueio, ingurgitamento, empanturramento, inchação, ingurgitação, enfartação, enfartamento e enchimento.

    Exemplos:
    •O paciente sofreu um infarto do miocárdio.
    •O paciente sofreu um enfarte do miocárdio.
    •Estou sentindo infarto por ter comido muita feijoada.
    •Estou sentindo enfarte por ter comido muita feijoada.

    Segundo alguns estudiosos, a palavra infarto deverá ser utilizada para indicar a lesão causada pela parada da circulação arterial e a palavra enfarte deverá ser utilizada para indicar o estado de quem está farto, com excesso de comida.

    Exemplos:
    •O paciente sofreu um infarto do miocárdio.
    •Estou sentindo enfarte por ter comido muita feijoada.

    Fique sabendo mais!
    Alguns dicionários, inclusivamente o vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, reconhecem a existência de quatro palavras: infarto, enfarte, enfarto e infarte. Contudo, as palavras enfarto e infarte têm um uso muitíssimo reduzido, sendo as formas enfarte e infarto as formas preferenciais de escrita da palavra.

  • Anônimo

    Existem três formas corretas: “enfarte”, “enfarto” e “infarto”

  • Betto Mariano

    Infarto ou Enfarte, o caso é que perdemos um ser humano, que ao contrário penso que afirmar que o resultado da morte seja o estado emocional tenha sim uma certa procedência, provar é o que seria um pouco mais difícil, mas com certeza o emocional está sim ligado a 90% das doenças. Este caso com certeza deva ser bem mais investigado, pelo que fiquei sabendo o jovem Welton compareceu no pronto socorro com dores nas costas e foi apenas medicado como dor lombar, sem que o médico mais atento tivesse tomado as mínimas precauções de realizar o eletrocardiograma ou encaminhá-lo para Santa Casa. Testemunhas e amigos próximos afirmam que ele já estava em processo de enfarte quando compareceu no PS. Estamos talvez diante de negligencia médica, isto precisa ser mais bem apurado.

    • Prezado Betto, talvez seja precipitado falarmos do atendimento médico. Segundo informações que obtive, o Welton procurou a UPA no domingo, 07, reclamando de dores nas costas. O médico teria feito o procedimento padrão para esses casos e constatou que a pressão arterial e os batimentos cardíacos estavam normais. Na terça-feira, 09, ele voltou a passar mal e foi atendido por uma viatura do SAMU, com médico, que constatou o enfarte – ou infarto – e aplicou as técnicas de ressuscitação para, em seguida, leva-lo até a Santa Casa, onde ele foi internado na UTI.

  • Tonho Toicim

    Meus sentimentos á família!

  • Titanice (Verdadeiro)

    Meus sinceros sentimentos a Familia…e espero que Deus possa confortar todos os corações e esperanças que foram dilacerados…

  • amiga

    e triste saber que um pai morreu .e tem gente preocupada em português,vergonha .gente honesta enfarta mesmo., quem poderia ter ajudado , esbanja.

  • SEU BERTIN

    INFARTO, ENFARTE INFARTE. vem do frances

  • Barrabás

    Ate quando??

    Mai um companheiro de serviço que se vai. Um servidor que teve sua carreira dentro do serviço público, exercendo a função que poucos encaram(borracharia), e que não teve o reconhecimento e o valor que merecia. Não tenho direito de julgar de querer direcionar a culpa do ocorrido na prefeita ou em sua assessoria, deixo que a consciência de cada os julgue, mais me coloco no lugar do meu amigo, pai de família, com seus compromissos e chegar o final do mês e ver seu salário cortado pela metade. O que resolveu para prefeitura este corte de portarias? Segundo fontes, o gabinete gasta muito mais em viagens mensais do que foi diminuído na folha com o ultimo corte. Continuamos com a prefeitura quebrada, cidade diluídas pelos buracos, continuam-se os passeios com o dinheiro público e os servidores cada vez mais desesperados. Até quando?

  • Noticia tendenciosa contra a prefeita

    Ao medico Cardozinho, essa noticia sua de que horeti de salario baixo leva ao infarto e’ uma piada de mau gosto.
    Mais da metade do Brasil vai ter infarto

  • Enganados

    É muito triste ver isso acontecer, essa coisa que se diz ser prefeita, não tem a minima noção de gestão, não sabe delegar, acha que funcionário é capacho dela, tem que ficar lambendo ela e a tratando como se fosse a rainha da Inglaterra. Espero que isso não aconteça com os filhos dela, depois do profissional ter 20, 30 anos na empresa, vem uma pessoa que se diz de “Deus” e simplesmente corta o salários dos funcionários,por puro capricho e para mostrar que é ela que manda, vive rodeada de comissionados incompetentes e bajuladores, porque os que tinham capacidade e estavam realizando um bom trabalho não deram conta de trabalhar com essa pessoa sem a minima noção, que o poder subiu na cabeça, está achando que ser prefeita é ficar se exibindo em festas e tirando fotos, onde o seu secretário de comunicação chega a implorar pra ela aparecer na foto.
    Toma vergonha nessa sua cara de pau e vá embora desta cidade, aqui você não é mais bem vinda, quando vai cair sua ficha. A nossa querida Jales não aguenta mais essa incompetência!!!

    • P GROSSA

      Enganados, apoio vc em tudo que vc disse, vamos sair as ruas, nos mobilizar para tirar esta incompetente e seu bando da prefeitura. O comércio esta sofrendo e muito por causa da incompetencia desta senhora, pra não dizer outra coisa. Cade o Betto Mariano e o Mato Grosso para nos salvar, sumiram?

  • BANANA

    será que a verdade doi sr cardosinho falei alguma mentira a respeito do salario da prefeita do super secretario.e do vice que ganha sem fazer nada,esses não terão enfarto numca,parabens pensei que esse blog fosse democratico onde as pessoas possam expressar suas opiniões,obrigado

  • barbie

    esse welton é o bigode ? que todo ano vende estacionamentos na facip

  • Anônimo

    Cardosinho vce pode falar qual repartição ele trabalhava, pra ver sea gente lembra dele!Abcs.

  • Luisa

    Meu Deus eu admirava seu Blog até ver essa matéria tendenciosa e inútil. Como correlacionar um infarto a um salario e não considerar alimentação e estilo de vida? Seu despreparo jornalistico é imenso e vendido!

    Material sem utilidade pública nenhuma, mais parecido com picuinha de boteco.

    Obs: Espero que seja aprovado meu comentário já que estou em uma democracia.

    • Preclara Luísa, ao contrário do que você imagina, eu gosto de críticas como a sua. E, quando a crítica não descamba para a ofensa, não existe motivo para não liberar o comentário. Talvez você não tenha notado, mas, ao final do post está escrito que seria uma irresponsabilidade ligar uma coisa à outra.
      E caso te interesse, andei conversando ontem com alguns amigos que tenho na Prefeitura e eles mencionaram vários casos de servidores que ficaram desestruturados com os cortes nos salários, os quais estão gerando problemas de relacionamento familiar e de saúde – como depressão, por exemplo – entre os atingidos.
      O próprio Sindicato está enviando uma relação à OAB com os casos mais graves de servidores que estão em sérias dificuldades, com dívidas, doenças, ações de despejo e o escambau. A relação tinha 70 nomes. Agora deve ter só 69, uma vez que o Welton era um dos relacionados.

      • Luisa

        Entendi,

        Mas seu titulo e a forma que escreve é tendênciosa. Me desculpe mas vejo por outros olhos esta postura.

        Só pelo que você mesmo citou acima em relação ao estilo de vida envolvendo ações de despejo, dívidas e doenças.

        Acho que deveria ser menos tendencioso, somente.

        • Prezada Luísa, eu nunca escondi das pessoas que perdem tempo lendo este blog que eu tenho um lado. E o meu lado não é o mesmo da prefeita, a quem considero uma pessoa despreparada para o cargo.

  • BANANA

    Dona Luisa,materia inutil e tendenciosa e sua posição mal informada,o problema e que se trata de um pobre trabalhador, um zé ninquem se fosse um bambamba da cidade todos estariam lamentando,comovidos e funeral teria cido de honra,a senhora não tem ideia o que muitos funcionarios estão passando desce do pedestal e vai se informar melhor,outra coisa a senhora acha com o salario que estes funcionarios ganham da para priorizar alimentação,que estilo de vida vc está falando,decerto eles teem condição de fazer academia,hidroginastica,etc,são humildes pessoas pelo visto a senhora não entende muito disso.

  • COMPANHEIROS

    A culpa é dos vereadores

  • amiga

    DEUS TOMA CONTA DOS FILHOS DESSE HOMEM
    NÃO CONHEÇO MAIS IMAGINO QUE TAVA PASSANDO,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *