SOBRE FESTAS

Um leitor mandou e-mail para a caixa de contatos do blog no dia 26 de março. Por algum problema, o e-mail foi parar na lixeira e somente ontem tomei conhecimento dele.

Por se tratar que um assunto que interessa – ou deveria interessar – a muitos pais, vou reproduzir alguns trechos da mensagem, omitindo, por precaução, os nomes das festas a que o remetente se refere: 

Estou preocupado e não concordo com determinados acontecimentos  nesta cidade. Estou me referindo a alguns eventos que estão sendo realizados sem a menor preocupação com segurança. Primeiramente veio uma festa chamada ……, à qual minha filha foi e gostou. Porém, como pai fiquei muito preocupado, pois ela me informou que não seria fornecido bebida alcoólica para menores, mas não foi isso que chegou aos meus ouvidos depois da realização da festa.

Fui informado que o evento seria vedado a entrada para menores e que seria “OPEN BAR”, mas aí veio a pergunta “como minha filha e suas amigas entraram?” Bom, depois de uma séria conversa com ela e de um bom castigo, ela me falou que os seguranças do evento deram uma colaborada para algumas meninas menores entrar no mesmo. Estou pensando em fazer a denuncia para o MP para que tomem uma atitude. Enfim onde está o Conselho Tutelar nessa hora? Será que o evento foi fiscalizado?  Fica a pergunta no ar…

E outra coisa que fiquei indignado foi com outra festa que ocorreu neste final de semana no qual eu nem sabia que existia isso em Jales. O nome da festa é….   Não gosto do estilo de música, no entanto respeito quem gosta, mas fiquei extremamente irritado pelo que aconteceu. Voltando de outra cidade próxima passei em frente o local onde fiquei totalmente assustado ao ver crianças  e um senhor com um carro vermelho vendendo bebidas para tais crianças.

Enfim, ao passar em frente ao local uma garrafa caiu em cima do meu veículo que amassou, mas como estava com minha família e como não sabia quem era o responsável preferi seguir adiante e ligar para policia. Ao ligar para PM fui informado que eu deveria fazer um B.O, mas como já ocorreu um incidente parecido e não teve resultado preferi deixar pra lá.

O que não consigo acreditar é que, ao chegar na Prefeitura perguntei dessa festa e fui informado que não havia pedido algum de alvará. Bom se não tem nenhum pedido de alvará, os órgãos responsáveis deveriam ter tomado alguma atitude, ou estou errado?

50 comentários

  • anônimo

    Cardosinho,gostaria de saber quem são estas pessoas do conselho tutelar?

    • Os atuais conselheiros são Marilene Bonádio Antunes, Célio Santo Martins, Aparecida Eva de Lima Silva, Wilson de Souza Negrão e Teresinha Pereira da Costa Scarin. O mandato deles vai até agosto deste ano, quando deverão ser realizadas novas eleições.

      • Desacreditado

        Estas festas que o colega citou devem ser as festas do Jean Camarote. Nunca fui, já passei da idade de curtir essas baladas malucas, mas já ouvi coisas bem cabeludas que rolam lá. É claro que não é só nas festas do Jean que isso acontece, mas já que a festa é open bar não é adequada para menores e num ambiente depois de muita bebida e outras coisitas mais td fica muito permissivo, não é nd bacana para áqueles que estão começando a conhecer o mundão!!!!

      • paulo maluf

        me explica entao, eles tem cargo, salario mas nao fazem o precisa ser feito. prevaricação, é isso?

  • Ex Funcionario publico

    Cardosinho,em uma cidade aonde fiscal de postura vira responsavel pelo transito sem se quer ter algum tipo de conhecimento,podemos imaginar que no lugar deste esteja alguem da limpeza, para fiscalizar as varias irregularidades de Jales, por isso estamos sendo “bem servidos”

  • Anônimo

    Parece que só a prefeita não consegue fazer festa aqui em Jales….kkkkk

  • 100% Jales

    Menor em balada, cerveja no carro vermelho, crack a domiciio, tudo isso é Jales meu irmão. Vem trabalhar honestamente aki em Jales, te barram e te impedem. Mas se for produto desonesto ou bagulho, aí sim pode a vontade.

  • Anônimo

    Se nem o pai consegue cuidar dos filhos imagina algum organizador de festa… Sera que esses menores nao sabiam que era proibido a entrada deles, porque tentaram burlar?

  • anônimo

    sou totalmente contra essas festas open bar. tenho sobrinhos e sei que esse tipo de festa só incentiva a baderna e a bebedeira. O MP deveria impedir esse tipo de festa, mas não só em Jales, mas no Brasil inteiro! Quantas vidas seriam poupadas caso esse tipo de festa deprimente fosse estirpada…

  • Anônimo

    É… o Ziquinho sim foi conselheiro tutelar de verdade…

  • anonimo

    ontem meu filho que tem 15 anos me pediu para ir no show que vai ter no …. , e eu como mae disse voce não pode entrar pois é de menor , e ele falou que a maioria dos seus amigos vao e ninguem pede documento nenhum.como pode isso nao tem fiscalização nenhuma aqui em jales quando acontecer como em santa maria , quem sera responsabilizado ?

  • anonimo

    verdade meu filho frequenta o …… e tem 13 anos

  • Le

    Essa festa citada foi sabado, por sinal estava otima,em relacao a alvara essas coisas ja nao sei,agora esse que estava vendendo bebida alcoolica p/menores é bem conhecido é o mesmo que fica aos domingos na avenida francisco jalles perto do Jales Clube(onde é uma zona o lugar)…fiquem de olho autoridades!!!!

  • Anônimo

    Tenho dois filhos e acho que existe uma perda de autoridade dos pais turbinada pela ausência do poder judiciário e municipal nas questões que dizem respeito à família e preservação da infância e da juventude. O negócio é prevenir e não tentar remediar depois que tudo já está quase perdido. Faz igual o juiz Pelarin de Fernandópolis, que decretou que depois das 22h menor de idade tem que estar em casa. Se der dor de cabeça para os pais, a autoridade familiar é restabelecida, o filho abaixa a cabeça e pronto. Mas nós temos que cobrar isto das autoridades municipais, judiciárias, policiais e uma fiscalização mais intensa do conselho na entrada destes eventos, e não só por denúncia. Temos aí uma causa a ser defendida, a preservação da família. Algum juiz ou vereador vai abraçá-la? Os pais precisam de apoio concreto, seja de uma lei ou decreto para restabelecerem sua autoridade familiar. Contra isto, adolescente nenhum pode questionar os pais. E outra verdade, os pais precisam ter personalidade para dizer não, esclarecer a realidade, ou teremos no futuro um bando de adultos frustrados e marginalizados.

  • Lelito

    Está aí uma possibilidade de trabalho para a Prefeita.
    Acredito eu que a nossa Câmara não iria se opor a uma maior fiscalização dessas festas, incluindo as condições de segurança e livre venda de bebidas alcóolicas.
    Ainda mais que a Administração reiterada vezes afirmou preocupar-se com a diversão de nossa população.
    Que tal ?!

  • Zé-Dunha

    No ultimo paragrafo o autor do texto pergunta se está errado em relação a não tomada de providencia de orgãos responsáveis. Está errado pois se nao teve pedido de autorização, a prefeitura não poderia imaginar que haveria festa. nao existe bola de cristal, ainda na prefeitura de jales

  • Anônimo

    CARDOSINHO POSTA NO BLOG AS INFORMAÇÕES SOBRE A ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR. QUANDO VAI SER, QUEM PODE SER CANDIDATO. É ASSUNTO DE RELEVÂNCIA QUEBRA ESSA AÍ ABRAÇOS

  • Eleitor s2

    Passem na praça Euphly Jalles de finais de semana e verá p consumo de bebidas alcóolicas, e drogas no banheiro da praça é muito comum. Chamar a Polícia? Pode chamar, eles vão passar em frente e logo depois vão embora. Quando a droga e baderna dominarem a cidade, ai vão fazer alguma coisa. Mas só em época eleitoreira, ou quando for em benefício próprio, quando tiverem alguma vantagem. Mas como foi relatado, em Agosto, época das eleições do Cons. Tutelar, vai chover neguinho querendo os nossos votos. Abs.

  • Jes

    Não tenho certeza mas parece que em Fernandópolis as festas de open bar tbém são proibidas!!!

  • Eleitor s2

    Não que atribuo a culpa ou responsabilidade somente ao Cons. Tutelar, mas bem que este órgão poderia ajudar. Vejam os benefícios que os Conselheiros possuem:
    LEI Nº 8.069/1990-ECA. Art. 134. Lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros, aos quais é assegurado o direito a:
    I – cobertura previdenciária; II – gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal; III – licença-maternidade; IV – licença-paternidade; V – gratificação natalina. E pela alteração recente na legislação, a data da eleição do Conselho foi alterada, a fim de uniformizar em nível nacional os mandatos dos Conselheiros. Art. 139 § 1º O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorrerá em data unificada em todo o território nacional a cada 4 (quatro) anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial § 2º A posse dos conselheiros tutelares ocorrerá no dia 10 de janeiro do ano subsequente ao processo de escolha.

    Mas no ECA, confesso que há muito mais direitos as crianças, do que deveres. Mas se existe o órgão do Conselho, e se pagamos por seus vencimentos (salários), é justo e de direito que façam as suas atribuições. Mas se não têm tempo nem para arrumarem a placa do Conselho, vamos esperar o que ?!?! Abs.

  • Pit Bull

    Muitos pais se apegam aos amparos protecionistas; delegando a escola o papel da educação, afugentando-se da sua responsabilidade básica de família – educar.

    Ignorando, até por comodismo, que o papel da :
    Escola – dar instrução/conhecimento;
    Pais – orientar/polir.

    Não desprezo a ausência das respectivas autoridades no cumprimento do dever.

    • Pasquale

      Concordo, Pit Bull.

      É mais cômodo transferir as responsabilidades para as autoridades do que assumir os erros da educação familiar.
      O cidadão permite ao filho menor de idade ir no local e depois culpa as autoridades, justificando a ausência de fiscalização.

    • Pai responsável

      Excelentes colocações Matheus! Não mude esse pensamento filho! Precisamos de jovens que pensem exatamente assim. Certamente seus pais tem orgulho de você!

  • Eleitor s2

    Para ser candidato “Anônimo”, e depois eleito, não precisa de muitos requisitos, são apenas 3 incisos.

    Art. 133. Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos:

    I – reconhecida idoneidade moral; (até o Maluf pode)
    II – idade superior a vinte e um anos; (eu posso)
    III – residir no município. (não dificultou muito)

    pra mim falta dois requisitos: um que o candidato não tenha emprego, que tenha exclusividade na atividade de Conselheiro, e outro, um mínimo de conhecimento do ECA. Que faça algum simulado, provinha, antes de tentar o cargo. Mas ai meu amigo, é pedir demais. Abs.

  • Le

    Verdade Cardosinho…mais o cara que vende a bebida é rs…um scort vermelho!!!

  • Anônimo

    Cardoso,desenterrando o assunto,um vereador me falou que hoje teria uma sessão para a ”ainda” possivel realização da Facip,confere? Abraços

  • Dunha

    Bom acho que o papai esta sendo muuuito ingenuo com sua filhinha ha respeito de festas, pois todo mundo sabe todos mesmo, contando com autoridades pais e assim vai… que nao tem nada mais simples que apresentar documentos alterados, como carteirinhas de estudante, Rg’s e afins…tudo burlado por algum espertinho da turminha da escola, na minha turminha tinha, todas tem isso, só precisa de impressora e um pc e a vontade de fazer…ae a filhinha fala pro papai que o segurança facilitou…kkkkk e alguem acredita que um adolescente compra um convite de alto custo como o da festa citada e sem a certeza se vai entrar ou nao…kkkkkk dependendo de um capricho do segurança…haaa para vai!
    Festas Open Bar tem apenas a obrigação, expedir seus alvaras, municipais, corpo de bombeiro e sei la mais o que, e claro de pedir um documento de identificaçao na portaria, mais nem por isso necessitam de especialistas em falsificaçoes…
    Papai abre o olho em cima de sua filha, antes de prejudicar a maioria 😀
    Agora a respeito de festas clandestinas sem alvara ou algo parecido como a que o Senhor presenciou ”aquela festa de funk”, ja é outra historia…fiscalizaçao é MEDIOCRE aqui e em todo municipio, o mesmo digo sobre o consumo demasiado de alcool por menores, oferecido tranquilamente por quaze todos os estabelecimentos municipais, incluindo o automovel vermelho 😉

  • Anônimo

    De acordo com a LEI Nº 12.696, DE 25 DE JULHO DE 2012 que altera os arts. 132, 134, 135 e 139 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), para dispor sobre os Conselhos Tutelares, no meu entendimento e pelo que ouço falar, as Eleições dos Conselheiros Tutelares a partir de agora será com mandato de QUATRO ANOS e só poderão acontecer após a próxima eleição presidencial, ou seja, não poderá acontecer este ano e somente em 2.015.

    • Há alguns meses, escrevi uma matéria para o jornal A Tribuna, onde alguns membros do atual Conselho Tutelar explicam os motivos pelos quais as eleições, em Jales, serão realizadas agora em 2013. Eis um trecho da matéria:

      “A presidente Dilma assinou uma resolução unificando os mandatos dos conselheiros tutelares. Atualmente, as eleições variam de cidade pra cidade, mas, partir de 2015, elas terão que ser realizadas no mesmo dia, em todas as cidades. Além disso, o mandato dos conselheiros, que hoje é de três anos, passa a ser de quatro anos”, explica Marilene Antunes, atual presidente do Conselho Tutelar de Jales.
      “Em algumas cidades da região, o mandato dos conselheiros vai ser prorrogado até 2015, mas, aqui em Jales, nós teremos que fazer nova eleição em agosto”, diz o vice-presidente Célio. “A resolução do CONANDA estabelece que os conselheiros que tomaram posse a partir de janeiro de 2011 terão seus mandatos prorrogados até 2015. No nosso caso, nós tomamos posse em agosto de 2010. Então, por causa desses quatro meses, nós teremos que realizar uma nova eleição para chegar até 2015”, finaliza o vice-presidente.

      Ou seja, em Jales teremos eleições em agosto, mas o mandato dos eleitos só vai até 2015, quando as eleições serão unificadas em todo o Brasil e os mandatos passarão a ser de quatro anos.

  • Matheus

    Como um outro rapaz citou ai atrás, hoje se perdeu a noção do que é se criar um filho, sem nenhum machismo, mas depois que as mulheres sairam de casa para trabalhar, este posto, que é o da dona do lar, que gerencia sua familia e cria seus filhos ficou vago. É indiscutivel que as mulheres tem a mesmas capacidades do que nós, mas este cargo que cabia a elas, agora fica na mão de empregadas domesticas e babas. Outro problema é que hoje em dia, os pais tem uma relação de AMIZADE com os filhos e não de AUTORIDADE, ficam livres, esses menores a fazerem o que bem entenderem, e se algo der errado os pais tentaram passar a mão e deixar tudo bem.
    CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO NÃO SE APRENDE NA ESCOLA, E SIM EM CASA.

    em relação ao problema das festas, hahahah, é no minimo para rir a um pai desses, que quer representar ao M.P uma festa que não podia a entrada de menores, e que o proprio pai PERMITIU a ida de sua filha menor, oras, com certeza essa menor de idade estava portando um RG falso (comum hoje em dia para a entrada nessas baladas), recebeu o dinheiro do proprio pai para ir a tal lugar, e por fim ainda ouviu de seu pai para tomar cuidado..

    é triste ter que escrever um texto como esse com apenas 20 anos. abraço a todos.

    • Anonimo

      Muito bom comentário matheus! Falou tudo que eu ia dizer. Meu filho não sae de casa sem a minha permissão, e quando sae tem hora pra voltar. Se todos os pais tivessem o controle sobre os filhos de menor, não aconteceria festas como essas. Eduacação se dá em casa, e filho tem que respeitar a ordem dos pais. Abraços

  • Dunha

    Obrigado caro Pit Bull 😀

  • Cardosinho, como ficou a reunião dos vereadores sobre a facip de jales?

  • FARÃO

    Eu já fui numa festa destas, minha filha, menor, queria assistir ao show conversamos em familia e fomos todos acompanhá-la, vi de tudo.Mas realmente, não precisamos tampar os olhos com peneiras, temos que mostrar aos nossos filhos o que tem lá fora, e que nem sempre vamos poder estar juntos.

  • loira

    Ola. Eh hipocrisia dizer que menor nao deveria entrar em todas as baladas. pois jales tem pouca opçao pra qualqer idade MAS é claro que balada open. nao eh lugar de menor. desde os meus 16 anos frequento.boates vi de tudo mas sempre fui vigiada de Perto tinha horario pra me pegarem na porta da boate, e autorizaçao pra entra. hje com 20 anos. vejo que nunca ne fez mal. mas balada.open. eh balada de adulto. Mas se pai nao segura em casa. A boate deveria segura responsabilidade social , e cade o conselho tutelar?

  • SILVANA

    EI BRUNIHA,VOCE DEVERIA MANDAR ESSE VIDEO PRO GABINETE DA PREFEITA,QUEM SABE ELA RESOLVE MUDAR JALES JÁ.

  • Anônimo

    Meu caro senhor, o papel mais importante em fiscalizar o que sua dignissima filha anda fazendo é do senhor e não do conselho tutelar….

  • Anonimo

    É muito fácil julgar as pessoas (Promoter de eventos,donos de estabelecimentos,bares,restaurantes e etc)porque esses pais que tanto quer julgar eles não tomam conta dos seus filhos e os eduquem de outra forma,mete o pau nos organizadores de festa e fácil,porque vc que deixa seu filho sair de casa e ir pra balada nao seja homen e segura eles dentro de casa,ai vai e quer por culpa nos organizadores de eventos e em conselho tutelar,quem tem que cuida do seu filho é você,mal sabe você q seu filho/filha entra nas baladas com rgs falso,com rg de amigos parecidos,colocando fotos de criança,ou apenas trocando a foto do rg,antes de quere mete o fumo em quem ta trabalhando abre seu Olhão e levanta a bunda do sofá e vai ver aonde sua filha tá e oque ela anda fazendo…o fumo tinha que sobra para os pais irresponsáveis que não da conta nem de cuida do filho que tem dentro de casa e não para organizadores de eventos,donos de bares e restaurante e etc,ninguém tem bola de cristal pra saber quem apresente documento original ou falso,é muito fácil a pessoa fala que entro numa balada ou foi em um bar e não pediram nem rg…quem vai assumi que usou rg de um amigo ou até mesmo um rg falso pra poder compra bebidas ou entrar em uma balada…..ACORDA PAIS…

  • Meu amigo quer um conselho

    Vai cuidar da sua filha.

    MIMADINHO e BOBINHO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *