TRABALHADORES DE ENFERMAGEM REIVINDICAM REDUÇÃO DE JORNADA. NICE MISTILIDES APÓIA MOVIMENTO

O Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos de Saúde, com sub-sede em Jales, promoveu uma concentração na tarde de ontem, quinta-feira, na sede da entidade, na Rua Seis, no centro. O evento contou com a presença de profissionais de enfermagem, inclusive a prefeiturável Nice Mistilides

Segundo a vice-presidente do Sindicato, Marta Alves Carvalho, o objetivo da manifestação, que está sendo realizada em todo o Estado de São Paulo, é demonstrar o apoio à proposta de implantação de um piso nacional da categoria e da restrição da carga horária em 30 horas semanais.

Um projeto de lei nesse sentido, de autoria do senador Lúcio Alcântara(PSDB-CE), tramita no Congresso Nacional desde 11 de janeiro de 2000. Segundo avaliação do SindSaúde-SP, o projeto de lei beneficiaria diretamente cerca de 546 mil trabalhadores e geraria 176 mil novos postos de trabalho, além de proporcionar uma redução nos índices de acidentes e de adoecimento no trabalho, que hoje afeta 20% dos profissionais de enfermagem.

Para a prefeiturável Nice Mistilides, que é formada em enfermagem, a redução da jornada para 6 horas diárias é uma reivindicação justa, principalmente considerando-se que, em virtude dos baixos salários, os trabalhadores de enfermagem são obrigados, em muitos casos, a cumprir dupla jornada de trabalho, o que acaba provocando significativo desgaste.

Nice lembrou, também, que a própria Organização Internacional do Trabalho(OIT), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas(ONU), recomenda a jornada de 30 horas semanais, argumentando que é melhor para os pacientes e para os trabalhadores.

 

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *