TV TEM: JUSTIÇA ELEITORAL DE JALES INVESTIGA TRANSFERÊNCIAS DE TÍTULOS DE ELEITOR

DSC01779-ed

A matéria diz que uma das cidades investigadas é Urânia, onde existem 9.135 habitantes e 6.673 eleitores. Curiosamente, Santa Salete e Aspásia, onde existem mais eleitores do que habitantes, não foram citadas na reportagem. Deu no Tem Notícias, da TV Tem, e no G1:

O prazo para regularizar o título de eleitor terminou no começo de maio e os eleitores puderam tirar ou acertar pendências do documento, como transferir o título de cidade. Foi justamente a quantidade de eleitores que pediram para votar em outro município que chamou a atenção da Justiça Eleitoral de Jales (SP).

A suspeita da Justiça é que nem todo mundo que pediu a transferência tenha realmente mudado de endereço. A Justiça quer saber se esses eleitores escolheram outras cidades por causa do crime mais comum das eleições brasileiras: a compra de voto.

Pela lei, o eleitor deve votar na cidade onde mora, por isso a Justiça Eleitoral estabelece um prazo para que as pessoas possam regularizar o título e participar das eleições municipais. Para fazer a transferência do local de votação, é preciso apresentar alguns documentos, como o comprovante de residência.

Mas às vezes, o eleitor nem sempre mora onde diz no cartório eleitoral. “Desde que ele more ou trabalhe na cidade, ele precisa comprovar um vínculo com o município, a gente percebe às vezes que o eleitor não sente seguro em responder o endereço, o nome da rua”, afirma o escriturário do cartório eleitoral João Edson Rubelo.

Foram feitas mais de 1.100 transferências de títulos na zona eleitoral de Jales este ano. A Justiça suspeita que nem todas essas pessoas tenham mudado de endereço, por isso vai investigar eleitores de 10 cidades da região para saber se houve fraude. “A averiguação se baseia na visita de um funcionário do cartório eleitoral no endereço que a pessoa declarou para saber se realmente essa pessoa mora no endereço declarado”, afirma o juiz eleitoral Adilson Vagner Balloti.

O juiz explica que um oficial de justiça deve verificar os endereços suspeitos e se a mentira for comprovada, o eleitor pode perder o direito de votar e ainda responder criminalmente. A principal preocupação da Justiça Eleitoral é a troca de favores por voto. “Se for constatado que teve a participação do candidato, se ele aliciou o eleitor, ele também responde ao processo”, afirma o juiz.

8 comentários

  • Luis

    Bom dia, não tem haver com o post, cardosinho vc sabe se houve o inquérito sobre só suposta irregulares no caso dos semáforos do ex secretário de planejamento e atual vereador.

  • É bem provável que o atual prefeito, e o candidato que deseja se eleger na próxima eleição tenha um dedinho de envolvimento e aliciação. Brasil o país da Corrupção, só tem bandido na política brasileira. ABAIXO A CORRUPÇÃO! JÁ!!!

  • O simples ato de votar no Brasil, já caracteriza corrupção, quem não quiser ser conivente não vota em ninguém,já que no brasil não existe político incorruptivel.

  • Pombo

    Pruuu pruu pruuuu pru pruuuu….

  • Saco Cheio

    Cardosinho, celenterados e acéfalos os nossos coxinhas não sabem que a corrupção existe no mundo inteiro…No Brasil a corrupção é institucionalizada. Por exemplo: emenda parlamentar é uma forma descarada do deputado (estadual e federal) comprar votos.

  • Dr. Pedro GoGó

    acredito que diante da tamanho emblemático jogo politico Brasileiro esse fato é coisa pequena….

    1- Declarações gravadas de Juca e Renam confirmam o golpe
    2- Brasil passa vergonha e não tem vergonha de seus politicos mundo afora
    3- Nome de politico só de ser citado se afasta na Europa já no Brasil
    4- No Brasil mais de 300 politicos são citados em listas….
    5- Eua montam cerco ao Brasil e América com suas bases militares
    6- Folha de São Paulo esculhabam impeachment provando o golpe de Estado com divulgações de gravação
    7- Enquanto Folha divulga jornal o Globo coloca apenas alguns trechos limitados dos escandalos do PMDB, até a Record pelo R7 diminui o numero de materias
    8- PMDB e PSDB envolvidos até o pescoço em corrupção será que vão ter coragem
    9- Ministro do STF tenta blindar o Aécio, por ser contra o PT
    10- O Tapa na cara da Sociedade começa aparecer, e as verdades pregadas contra o PT foram mentiras que apenas tinham objetivo claro como já declarado para parar a Lava Jato…
    11- Aécio que defendia fim da corrupção em denuncias diretas da Petrobras é um dos mais corruptos a serem investigados por esquemas
    12- Sem aprovação na Camara Governo Dilma fica com 2 trilhões pra gastar em caixa… por isso que o Brasil não cresce e deixa de gerar empregos
    13- Imprensa Internacional e Paises do mundo todo estão perplexos com a Corrupção no Brasil e suas tratativas politicas de bandidos a claras da imprensa e do Dia e tudo institucionalizado…
    14- STF chantagista não pensa em outra coisa se não em aumento
    15- Eduardo cunha por Romero Jucá, (Comprovado do memo partido), Eduardo cunha tem ódio da Dilma e colocou ela na fogueira, o que os deputados vão fazer agora… todo mundo tá perplexo para se salvar
    16- Ministério Temer é formado por investigados e bandidos da Lava Jato
    17- Declaração de Temer na Imprensa…Negócio com bandidos…
    18- GOLPE NO BRASIL É COMPROVADO ESCANCARADAMENTE
    19- A MASCARA DO GOLPE CAIU
    20- AGORA TÃO QUERENDO ACELERAR O PROCESSO DEFINITIVO CONTRA DILMA, DERAM ARGUMENTOS FORTES PARA QUE ELA VOLTE COM TUDO E REASSUMA
    21- TÃO QUERENDO TRANSFORMAR OS 180 DIAS DE AFASTAMENTO PRA CALADA DA NOITE
    22- A GLOBO USOU MANIFESTANTES DOS COXINHAS E MORTADELAS, CUT, MST, ARTISTAS, CAMISETAS DO VERDE AMARELO PRA SEUS INTETERESSES PUROS….
    23- SERÁ QUE OS POLITICOS, O JUDICIARIOS, EMPRESÁRIOS, A MIDIA VÃO TEREM CORAGEM DE PEDIR DESCUPAS AO POVO POR TAMANHO NOJO, POIS ISSO É MAIS QUE UMA TAPA NA CARA…SOCIEDADE BRASILEIRA…

  • Cidadão

    Aqui em Dirce Reis tem vereador morrendo de medo também, dessa investigação!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *