UPA INSTALA TENDAS NA ÁREA EXTERNA PARA ATENDER PACIENTES COM SÍNDROMES GRIPAIS

Da Secretaria Municipal de Comunicação:

Com o objetivo de reorganizar o fluxo de pessoas e possibilitar melhoria no atendimento para a população de Jales e região, o CONSIRJ – Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jales, implantou duas tendas na UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento), específicas para enfrentamento da pandemia da Covid-19.

As duas tendas estão instaladas na área externa da UPA, onde os profissionais que atuam naquele espaço já estão realizando o atendimento de pacientes com síndromes gripais (suspeitos de coronavírus), separadamente dos demais. No local é feita a triagem desses pacientes. O serviço especializado está disponível 24h por dia.

Karina Aparecida Santana de Freitas, responsável técnica da enfermagem da UPA de Jales, explicou que para realizar a assistência necessária à população, os profissionais estão com todos os paramentos necessários. “Na primeira tenda fica disponibilizado um enfermeiro e um técnico de enfermagem, que fazem a triagem do paciente, questionando sobre os sintomas. Já na segunda, os pacientes são atendidos por médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, que fazem os atendimentos da síndrome gripal.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, “após várias discussões do Conselho de Saúde com a equipe da Secretaria de Saúde e os dirigentes da Unidade de Pronto Atendimento, deliberamos por instalar o serviço na UPA 24h, acolhendo pacientes com síndromes gripais do município de Jales e da região. Nós pensamos em montar uma unidade de saúde só para acolher esses pacientes com síndrome gripal, mas nas discussões optamos por otimizar esse recurso que já existe na UPA”.

Ainda segundo a secretária, a unidade que iria ser montada ficaria com um custo muito alto para colocar essa implementação de 24h. “Como na UPA o serviço já está todo organizado, os responsáveis optaram por essa parceria. O município vai repassar o recurso para procedimentos de média e alta complexidade hospitalar que veio do Ministério da Saúde. No caso de Jales, estamos em média complexidade”.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *