USO DE AGROTÓXICO PODE TER CAUSADO A MORTE DE MILHARES DE ABELHAS EM PONTALINDA

Há alguns dias, levado pelo amigo Abrão Moraes, estive em uma propriedade do senhor Pedro Olhier Martins – que é morador de Vitória Brasil, mas possui apiários em Pontalinda – com o objetivo de escrever matéria para o jornal A Tribuna, sobre o extermínio de abelhas na região.

As abelhas são as maiores polinizadoras do planeta e, sem elas, muitas plantas poderão deixar de existir. Por isso mesmo que Einsten – um dos cérebros mais privilegiados da humanidade – teria dito que “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, ao homem restarão apenas quatro ou cinco anos de vida”.

Einsten à parte, quem também esteve na propriedade do senhor Pedro Olhier, foi o repórter André Modesto, da TV Tem, que gravou matéria exibida no Globo Rural, sobre o morticínio de abelhas provocado pelo veneno jogado nos canaviais. A reportagem pode ser vista aqui. 

5 comentários

  • Eduardo

    Cardosinho uma outra questão que está se tornando preocupante é a questão climática na nossa região, ou seja uma questão alarmante, Jales registrou 42 graus facilmente, o máximo que era antes é de 38 e raramente 39. O QUE CHAMOU ATENÇÃO ESSA SEMANA PASSADA FOI EM FERNANDÓPOLIS, QUE BATEU A CASA DOS 45ºGRAUS, FALTOU 5 PRA BATER A CASA DOS 50º gRAUS…

  • Olho Vivo

    Há algum tempo (alguns anos), li uma matéria onde dizia que, devido ao desquilíbrio ambiental, em breve a temperatura do planeta subiria consideravelmente, e que haveriam lugares onde os raios solares causariam ferimentos na pele das pessoas. Acho que esse tempo já chegou. É lamentável que as pessoas não se preocupem o quanto deveriam com a questão ambiental.O sumiço das abelhas é uma questão que deve nos causar muita preocupação, mas creio que o dono da usina que cultiva a cana não está nem ai. O que importa para muitos é quanto tem na conta bancária.

  • Pit Bull

    Agravada pela utilização da pulverização aérea. É a resposta desse “mundo cão” !!!

  • MOACIR

    NA MINHA CASA ONTEM REGISTREI EM UM TERMÔMETRO DIGITAL A MARCA DE 43,8º Á SOMBRA, ERA 2:30 O CALOR ERA INSUPORTÁVEL, E MARCAVA 27º, SE NUM CHOVER EM BREVE VAMOS DERRETER, OU COZINHAR. ESSAS APLICAÇÕES EM CANAVIAIS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS DE AVIÃO, VÃO ACABAR COM TODOS INSETOS, PÁSSAROS, ENFIM FAUNA E FLORA, TEMOS QUE REVER ESSES MEIOS, A NATUREZA JA ESTÁ NOS MOSTRANDO ISSO, MAS A GANÂNCIA POR DINHEIRO SEMPRE FALA MAIS ALTO.

  • Ditos populares

    É o progresso a qualquer custo e sem limites.
    Se não bastasse a destruição das árvores, das nascentes de rios e córregos e a mortandade (assassinato) de animais e pássaros silvestres, agora temos que conviver com mais essa infeliz realidade.
    A monocultura da cana, que se alastra por nossa região, estado e país traz e trará sérios problemas e essa é o preço que pagaremos pelo tal progresso e desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *