VEREADORES APRESENTAM PROJETO DE LEI PARA REGULAMENTAR CRIAÇÃO DE GALINHAS EM JALES

17011503-300x185Já dizia o saudoso “Velho Guerreiro” Chacrinha que nesta terra descoberta por Cabral e sua caravana de valentes portugueses, “nada se cria, tudo se copia”.

Provavelmente inspirados em lei recentemente aprovada em Votuporanga, os vereadores Pintinho(PRB) e Deley(PPS) estão apresentando um projeto de lei que autoriza a criação de galinhas em imóveis urbanos de Jales. Segundo os vereadores, as galinhas irão ajudar no combate aos escorpiões que andam aparecendo por aí.

O artigo 1º do projeto diz que “fica permitida e autorizada a criação, desde que soltas, de até três exemplares de galinha caipira ou galinha de granja”. E o parágrafo 1º diz que, juntamente com as galinhas, poderão ser criados até “cinco pintainhos com idade de 01 dia até 40 dias de nascimento”.

O projeto não diz se os pintainhos – sim, esse é o nome correto dos filhos da galinha – terão que apresentar alguma certidão de nascimento. O que o projeto diz é que “um exemplar de galinha poderá ser substituído por um exemplar de galo”.

Resta saber qual será a opinião da Vigilância Sanitária a respeito disso. O Código de Posturas do Município proíbe a criação de galinhas apenas “nos porões e no interior de residências”. Ou seja, nos quintais não está proibido, mas, até onde se sabe, a vigilância recomenda que se evite a criação de galináceos na zona urbana.

Hoje mesmo, em entrevista ao Jornal do Povo, a responsável pela divulgação das atividades de combate ao Aedes aegypti, Vanessa Luiza Tonholi, reiterou recomendação relativa à proibição da criação de suínos (estes estão expressamente proibidos no Código de Posturas) e galinhas em imóveis urbanos. Os porcos e as galinhas ajudam a proliferar o mosquito palha, que transmite a leishmaniose.   

30 comentários

  • SACO CHEIO

    Criar galinhas na cidade? É isso mesmo que eu lí ? Cardosinho, só pode ser brincadeira. Os nobres edís não vão acabar com os escorpiões e vão trazer de volta o bicho barbeiro, responsável pela proliferação da doença de Chagas.

  • Fim da Picada

    Sai o escorpião, entra o bicho barbeiro!

  • Bom Vizinho

    Vou botar o meu galinheiro bem encostado no muro do meu vizinho…Para o cheiro de merda de galinha entrar pela janela da casa dele.

  • SÓ DANDO RISADA

    Piada pronta. Vereador Pintinho legislando em defesa das galinhas.

    • Antonio bonfim

      eu um desrespeito com os outro as vem criar o fazer estufa de pintinho em costetado no meu muro que eu costrui e naotao nem ai eu gostaria denunciar

  • JALES DO MEU CORAÇÃO

    Jales vai virar um gigantesco galinheiro. Merda de galinha para todo lado!

  • Acabou o Sossego

    A galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois, bota treeeees. E vai cacarejar no raio que o parta.

  • Galo Véio

    É só galinha solteira, ou a lei do pintinho vai permitir galo também?

  • João

    AO INVÉS DE SE PREOCUPAREM COM GALINHAS…..
    OS VEREADORES E PREFEITO DEVERIAM BUSCAR VERBAS PARA RECAPEAR O JARDIM DO BOSQUE E O JARDIM PIRES DE ANDRADE…..
    ALIÁS, NO JARDIM PIRES DE ANDRADE, TEM RUAS QUE NÃO PRECISAM MAIS DE RECAPE ASFÁLTICO, POIS JÁ É NECESSÁRIO PAVIMENTAÇÃO MESMO, UMA VEZ QUE ALGUNS TRECHOS VIRARAM ESTRADAS DE TERRA BATIDA……

    CADEEEEEEE PREFEITO?????????

  • Guto

    O pior é ouvir o discurso na rádio, dizendo que não a estudo sobre “que as fezes não cria musquito palha”…vamos fechar as porteiras da cidade e devolver para o espólio Jalles…
    Quem disse que pior não ficaria???

  • Thiago

    Desde que a molecada não use as pobres galinhas pra dar vazão a seus impulsos sexuais, tudo bem.

  • Gaivota

    O cardosinho me responde uma pergunta, na câmara não tem escorpião por causa do pintinho, mas ele tem que ter cuidado com gavião????
    kkkkkk

  • Zé Galinha

    A última câmara de vereadores era ruim tinha o idiota do Gilbertão. … a atual está conseguindo ser pior, pois tem mais de 1 idiota. .. Pintinho, Chico, Deley, Zanetoni, Tupete um mais imbecil que o outro. Conseguem se superar a cada dia no quesito INCOMPETÊNCIA!

  • Brincadeira

    Isso só pode ser brincadeira. Quero que os nobres vereadores venham visitar minha casa, tenho um vizinho criando galinhas ha muito tempo, mau cheiro insuportável, mosquitos dando c pau. Quero q alguém da minha familia adoeça, ou q algum cão seja contamindo por leishmaniose. Vou procura-Los e ver qual será a solução q vão me dar. Espero q a vigilância sanitária esteja muito presente neste assunto.

  • FAZ ME RIR

    VILA. PIOR CÂMARA DA HISTÓRIA! BORA ELEGER LH DA BORRACHA ESTADUAL E JULIANO DOS MATOS FEDERAL

  • foi só o pinto entrar e encher a cidade de galinha, se ta loco pintinho vai ser uma cantarola de galinha o dia inteiro algumas vão até querer gravar cd kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • D' Olho

    vereadores de Jales , tem titica de galinha na cabeça

  • Franchico

    Rapaz este povo não faz nada de bom

  • Julio

    Todos respeito Pintinho e Delei Vereadores, achei que vcs eram mais inteligentes.
    Vcs fazendo Lei para criar Galinhas dentro da cidade, em vez de vcs ajudar a limpar a cidade, dessa maneira está ajudando a sujar mais ainda a cidade.
    Não sei se existe uma lei, mas não seria melhor uma lei para multar os moradores que não cuidar dos quintais, lotes e terreno???
    Quando pesa no bolso das pessoas, começam a dar mais valor.
    Ou estão com medo perder os seus votos ???
    Há entendi, galinhas não vota, né !!!!!

  • UM PIOR QUE O OUTRO

    PIOR CÂMARA DA HISTÓRIA DE NOSSA QUERIDA E FALIDA JALES.
    DELEY, PINTINHO, TUPETE, TIQUINHO, KAZUTO, ZANETONE, BISMARK, CHICO SÃO OS PIORES VEREADORES DA HISTÓRIA.
    AGORA COMEÇO A COMPREENDER PORQUE O MACETÃO PEDIU LICENÇA. “DIGAS COM QUEM ANDAS QUE EU DIREIS QUEM ÉS”, MUITO ANALFABETO JUNTO E TODOS SEM CAPACIDADE DE SEREM VEREADORES AI O RAPAZ DOS CABELOS ENCARACOLADOS QUE DE BOBO SÓ TEM O SORRISO PREFERIU RESGUARDAR SUA IMAGEM E ZARPOU KKKKKKKK

  • Sr. Conjuntura

    Tenha piedade de nós!

    Não bastasse uma das piores câmaras dos últimos anos, sem teor político, sem projeto decente, sem estudo de casos, ainda temos que nos deparar com projetos que são CONTROL C e CONTROL V de temas debatidos em outras cidade.

  • fudencio

    achei que nunca iria ver isso,mas ainda tem gente metendo a “BOCA” no PINTINHO

  • DESCONFORMADO

    Imagina quando este pintinho, virar pontão

  • DESCONFORMADO

    Trabalho de segunda a sábado, se um galo me acordar no domingo antes das 7 horas eu torço o pescoço do pintinho

  • Construtor

    Aguardando para ver o vereador Tupete vai criar uma lei autorizando a criação de gado na zona urbana, incluindo cavalos.
    Aí sim, Jales ficará mais bonita. O gado e os cavalos fazem o trabalho mais pesado e depois, chegam as galinhas para concluir a limpeza dos terrenos.
    PROGRAMA; JALES, CIDADE COM GALINHAS, CAVALOS E BOIS + LIMPA……..

  • Gazeta Planeta

    AGORA SEI PORQUE TANTOS BURACOS NA RUA… É PARA AS GALINHAS FAZER NINHOS E BOTAR COCOKODEKO COCODEKO KKKKKKKKKK…. É O FUTURO DA VILA JALES …..

  • #Lulanuncamais

    Está certo Pintinho e Delei vamos colocar as galinhas para eliminar os escorpiões. ..

  • OLHA DEVEMOS FICAR DE OLHO NOS VEREADORES QUE APOIAM ESSA ABERRAÇÃO DAS GALINHAS, PARA QUE TENTEMOS FAZER JUSTIÇA E NÃO DEIXAR OS MESMOS VOLTAREM NAS PROXIMAS ELEIÇÕES, POIS TEM VEREADOR QUE SE ELEGEU COM VOTOS DE PROTESTO, AGORA ESTAMOS COMEÇANDO PAGAR O PREÇO, TANTOS PROBLEMAS PEQUENOS OU NÃO QUE A CIDADE ENFRENTA, FICA DE LADO, E COMO É COMPROVADO QUE FEZES DE GALINHA TRAZ SERIOS PROBLEMAS TEMOS QUE VER UMA CAMARA DE VEREADORES SE REUNINDO PARA DISCUTIR ESSA PAUTA, VEREADOR NÃO MORA EM BAIRRO POPULAR E LÁ NA CASA DELE ( MÃO ) HAVERÁ NENHUMA GALINHA COM CERTEZA KKKKKK OBS. ESSE POVO CUSTA O NOSSO DINHEIRO, DE TODOS NÓS TRABALHADORES , LEMBREM SEMPRE DISSO………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *