ZONA AZUL: VEREADORES QUEREM INVADIR COMPETÊNCIA DO PREFEITO E FAZER ALTERAÇÕES EM LEI APROVADA POR ELES EM 2017

Nossos vereadores – sempre atentos e sensíveis aos problemas que afligem a população – estão propondo nada menos que quatro projetos de lei que visam criar facilidades para os usuários da chamada Área Azul, ou, para os íntimos, Zona Azul.

Um desses projetos, como já noticiado pelo blog, propõe isentar veículos de idosos e portadores de deficiência do pagamento da tarifa, desde que estacionados nas chamadas “vagas especiais”.

Outro projeto planeja cria um tempo – 15 minutos – de tolerância, onde os motoristas poderão realizar paradas rápidas para comprar uma cibalena na farmácia ou pegar um jornal na banca ou, ainda, apanhar o pão de queijo na padaria, sem necessidade de pagar a tarifa da Zona Azul.

Dos quatro projetos, o mais estranho é de autoria do vereador Macetão. Ele propõe obrigar a empresa responsável pela Zona Azul a devolver aos usuários metade da tarifa de R$ 15,00 cobrada daqueles motoristas que deixam de pagar a tarifa normal no prazo de 15 minutos.

Estranhas ou não, todas essas alterações deveriam ter proposto lá atrás, em 2017, quando aprovaram – sem maiores estudos – o projeto que tratou das regras para a nova Zona Azul.  

Qualquer alteração na cobrança da Zona Azul vai depender, no entanto, da boa vontade da empresa que ganhou a concorrência, uma vez que ela apresentou sua proposta com base nos critérios estabelecidos na lei aprovada pelos vereadores e nas receitas estimadas no edital da licitação aberta pela Prefeitura. 

Ademais, tudo indica que as alterações propostas pela Câmara são inconstitucionais, por “vício de origem”. Julgados recentes das instâncias superiores, incluindo o STF, já deixaram claro que a iniciativa de projetos de lei relativos à Zona Azul são de competência exclusiva do Executivo. Ou seja, do prefeito.

Os vereadores sabem disso, mas estão jogando para a torcida.   

14 comentários

  • Observador

    A única coisa que funciona e bem em Jales é a Zona Azul aí vem esses brincalhoes botar o bico.
    Tá de brincadeira!!!!!!!!

  • Mas o prefeito consegue montar um projeto funcional que funcione? Os vereadores estão certos , idosos não têm que ter privilégios em zona azul,desde de que está apto para dirigir tem que respeitar as regras como todos caso contrário leve um acpamhante, eu canso de ver gente nova digindo e estacionando em vaga de idoso só pq tá levando o idoso, sou a favor da vaga do deficiente, agora vaga de idoso é desnecessária. Mas se a vaga do idoso é politicamente correto ,o prefeito ganha a brasa pra sardinha dele, fazer oq , enquanto o carro fica na vaga do idoso, o idoso fica na praça do jacaré olhando as bundas da mulherada e jogando caxeta, afinal, trabalhou a vida inteira, tem seus direitos politicamente correto. E assim segue a vida em Jales, cidade onde tudo funciona politicamente correto

    • Abraham Lincoln

      Calma, jovem… Os idosos merecem, sim, todo nosso respeito. Felizes daqueles que, depois de longa vida produtiva, tiveram a sorte de se aposentar e conseguir comprar (ou manter) um carro que lhes poupe o desgaste das pernas em suas caminhadas rumo ao centro da cidade. Você será velho um dia, espero, e verá que assiste razão na concessão de direitos especiais aos nossos velhinhos. Afinal, convenhamos, deve ser ótimo poder passar o dia admirando as belas mulheres da vila e divertindo-se em um sadio carteado.

    • Tôpagando

      Lembrando que a vaga de idoso também é rotativa de 2hrs, e que eles tem que pagar. Então não deixam o carro o dia todo pra ficar na praça.
      Na verdade tem que se atentar que tudo têm os aspectos bons e negativos.

  • A vida é assim mesmo, nem tudo agrada a todos, vamos ver se a firma fica ,pq ,que eu saiba a última que trabalhou aí foi embora alegando que a prefeitura n repassava o dinheiro pra pagar os funcionários, todos levaram ficaram sem receber e até hoje não sabem de quem levaram calote,,se foi da firma ou se foi da prefeitura, aposto que foi mais um colapso financeiro que o prefeito nem ficou sabendo.

  • resumindo

    nada deve funcionar e o que funciona vamos avacalhar até que não funcione… criem mecanismos para tapar os furos da prefeitura… se interessar, claro

  • Mídia Ninja

    A mídia ninja está toda preocupada com estes projetos! Até mais do que os desvios do Braço direito do prefeito!Porque será??

    • Politicamente correto

      O braço direito do prefeito e coisa pra Federal , fiquemos apenas com os problemas domésticos.. enquanto n chegam nas esferas federais,,

  • A vida é assim mesmo, nem tudo agrada a todos, vamos ver se a firma fica ,pq ,que eu saiba a última que trabalhou aí foi embora alegando que a prefeitura n repassava o dinheiro pra pagar os funcionários, todos ficaram sem receber e até hoje não sabem de quem levaram calote,,se foi da formação ou se foi da prefeitura, aposto que foi mais um colapso financeiro que o prefeito nem ficou sabendo.

  • Adauto

    Lembram…
    Pior do que tá não fica….
    Vila Jales.
    Chega dar Dó…

  • O braço direito do prefeito e coisa pra Federal , fiquemos apenas com os problemas domésticos.. enquanto n chegam nas esferas federais,,

  • José Carlos

    Parabéns vereadores sou a favor de mudanças

  • Do Paço

    Esta zona azul tem problema sim, desde o começo, fizeram de tudo para esta empresa ganhar, desclassificando as outras duas que tinham dado proposta melhor! Isto vai dar dor de cabeça, disseram que um familiar papai Noel estava muito interessado que está empresa ganhasse!

  • Se é de competência exclusiva do prefeito, então é só passar a batata quente pra ele,mas como aí as licitações só funciona na base da maracutaia, com certeza o prefeito mais uma vez deve estar alheio a situação,a agenda dele em Brasília deve estar cheia até próxima eleição qdo ele irá assumir o cargo de assessor sabe se lá de de quem.Aguarde e confie.g

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *