ATLETAS DE JALES E REGIÃO DISPUTAM JOGOS PARALÍMPICOS ESCOLARES DE SÃO PAULO

paralimpiada_mg_4753ok640

A foto acima, registrada pelo amigo José Henrique Garcia, mostra a delegação enviada pela Diretoria Regional de Ensino de Jales para as disputas dos Jogos Paralímpicos Escolares do Estado de São Paulo. 

Cerca de 20 alunos/atletas, além de pais e/ou responsáveis embarcaram ontem, domingo, para São Paulo, onde os Jogos começaram a ser disputados nesta segunda-feira e vão até a quinta-feira, 10. O local das disputas é o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado recentemente.

Os Jogos Paralímpicos do Estado antecedem as Paralimpíadas Escolares 2016 – o maior evento paradesportivo escolar do mundo – que serão realizadas também em São Paulo, entre 21 e 26 de novembro, reunindo cerca de 1.000 atletas de 12 a 17 anos, de todo o país.

Segundo o professor Heder Donda, da Escola Estadual “Carlos Arnaldo Silva”, um dos objetivos da competição estadual que começou hoje é identificar e definir os atletas estudantes com deficiência física, intelectual e visual que irão compor a equipe representativa do estado de São Paulo nas Paralimpíadas Escolares 2016, que acontece na segunda quinzena de novembro. 

As Paralimpíadas Escolares já revelaram grandes nomes do esporte paralímpico para o Brasil. Um deles é Alan Fonteles, velocista campeão paralímpico em Londres 2012 e medalhista nos mundiais de atletismo de Lyon, em 2013, e Doha, em 2015, além de detentor dos recordes mundiais dos 100m e 200m.

Lorena Spoladore, saltadora campeã mundial em Lyon e medalha de prata em Doha; Esthefanny Rodrigues, nadadora medalhista no mundial de Glasgow, em 2015; e Leomon Moreno, artilheiro e campeão do mundial de goalball na Finlândia, em 2014, são outros exemplos de esportistas revelados em uma edição das Paralimpíadas Escolares.

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *