CRONISTA DO UOL JÁ ACHOU UM CULPADO: FELIPÃO

felipãoMal tinha acabado o jogo em que o Brasil sofreu sua mais fragorosa derrota e o cronista Vítor Birner já estava publicando um comentário em que aponta Felipão como maior culpado.

No Brasil é assim: é preciso achar um culpado para as nossas decepções. Ou, até mesmo, para as nossas frustrações cotidianas.

Na verdade, Felipão tem sua dose de responsabilidade, mas, convenhamos, essa é uma das piores gerações de futebolistas que o Brasil já teve. Paradoxalmente, é a geração que mais ganhou dinheiro até agora.

Sinceramente, me doeu mais a derrota para a Itália, em 1982, quando tínhamos uma geração de craques. A derrota, hoje, era esperada. Só o placar é que ninguém – nem os alemães, em seus sonhos mais otimistas – poderia esperar.

Mas, vamos à análise do Birner, publicada no UOL:

Arrogante, utópica e desprovida da mínima inteligência tática,

Assim Felipão escalou o Brasil.

E o Brasil passou a seleção pentacampeã passou a sua maior humilhação da história. 

O treinador simplesmente desprezou tudo que havia acontecido  no Mundial na hora de escolher a proposta de jogo.

Bastava observar o simples e óbvio.

A Alemanha sofreu contra a Argélia porque os africanos marcaram atrás e contra-atacaram.

Gana fez o mesmo e dificultou a vida dos finalistas da Copa do Mundo.

A França levou mais perigo no 1° tempo, quando foi atacada, que no momento em que precisou sair de trás.

O Brasil, após passar o Mundial sem conseguir marcar a saída de bola cheio de dificuldades na criação, mesmo com Neymar, o mais habilidoso do elenco, em campo, decidiu sair para o jogo ao invés de esperar o adversário, dar a bola a ele, e usar os lados do campo para contragolpear.

Mas o treinador decidiu que seu time iria pressionar a saída de bola e tentar ficar com ela na frente.

Contrariou toda lógica que o futebol mostrou neste mundial, fez exatamente o que os germânicos queriam, facilitou a missão deles e viu a seleção passar sua maior humilhação da história.

Deu liberdade para Marcelo avançar, não prendeu os volantes, deixou o sistema defensivo desguarnecido.

Quando o Brasil perdia a bola seus atletas estavam no ataque e havia muitos  espaços para o meio de campo alemão tocar a bola, seu ponto forte, como bem entendia.

Nem Joachim Löw deve ter acreditado que Scolari seria tão generoso.

Lógico que os jogadores brasileiros foram muito mal e têm responsabilidade pelo que houve, mas o protagonista do vexame foi o seu líder.

Reitero:

Argélia e Gana têm elencos muito inferiores ao do Brasil dificultaram bastante para os germânicos.

O Brasil até podia perder, contudo não assim.

Só um time jogou futebol.

A gente precisa saber também se Parreira teve participação na escolha do time e da proposta tática fora da realidade.

Parabéns aos alemães pela façanha de conseguirem impor na Copa do Mundo do Brasil a maior goleada que a seleção pentacampeã sofreu em todos os tempos. 

22 comentários

  • fantástico

    MOSTRA TUA FORÇA BRASIL E AMARRA A DILMA NA FOGUEIRA QUE NÃO COMPROU A COPA INTEIRA…

    No fantástico, quem faz 3 gols pede música, a Alemanhã vai pedir um CD

  • O falecido Hitler,deve estar gargalhando na sepultura.Enfim,o triunfo absoluto da raça ariana.

  • animado

    A Dilma procurou se enrolar com o futebol na esperança
    de abocanhar o mel em forma de votos. Porém…. não
    tinha combinado com os germânicos, e agora vai fugir para
    não colher o que o PT anda plantando no Brasil: desunião
    e violência.

  • Anônimo

    Será que o povo vai continuar usando a camisa verde e amarela, ou é um povo de fato patriota de 4 em 4 anos. Tá na hora desse povo ser patriota de verdade, sem misturar essa vergonha chamada política e esse futebolzinho medíocre apresentado por esse homem ultrapassado chamado Felipão. Costa Rica saiu da Copa invícto demonstrando um futebol bonito atual< Alemanha uma aula de um belo futebol.

  • tony porrada

    alemanha show de bola e eles tiveram chance de fazer mais gols mais seria muita muita muita humilhacao

  • ???

    Grande porcaria
    Por acaso se fossemos campeões no domingo , alguém aqui poderia parar de trabalhar, o Brasil seria melhor, não pagaríamos mais impostos , a saúde educação e segurança estariam resolvidas ?
    Quero ver o que vão fazer com as obras faraônicas
    E aquele viaduto que caiu em BH matando pessoas, será que terminam a construção ?

    • O viaduto de Belo Horizonte é uma obra da Prefeitura e, segundo as últimas informações, não tem nada a ver com a Copa. O país está uma porcaria – se é que está mesmo – graças, principalmente, a pessoas que, ao invés de fazer alguma coisa para melhorá-lo, tomam emprestado o discurso demagógico da falta de “educação e saúde”. Caso o amigo não saiba, a saúde e a educação estão muito mais vinculadas ao município e ao estado. A educação não presta no Estado de São Paulo? Os professores ganham pouco? As salas de aula estão uma bagunça? Que tal o amigo cobrar o governo estadual? A Saúde em Jales não presta? Faltam remédios nos postos? Que tal cobrar a prefeita?
      Obs.: só para constar, na semana passada eu precisei dos serviços médicos da UPA e fui muito bem atendido. E, para finalizar, reproduzo abaixo um post do site Tijolaço sobre o caso de Belo Horizonte:

      Em entrevista publicada no Estado de Minas, o secretário de Obras da prefeitura de Belo Horizonte, Lauro Nogueira, esclareceu a questão da responsabilidade pelo desabamento do viaduto e assegurou que não se tratava de uma “obra da Copa”.

      Nogueira disse que houve falha na fiscalização e que a culpa é mesmo da prefeitura.

      “É uma questão de responsabilidade solidária, tem o concurso da prefeitura e da Sudecap [órgão municipal], especialmente nos serviços de fiscalização, que são complexos”, admitiu.

      Vocês lembram das manchetes de ontem, não é? Os jornalões que integram o “núcleo duro” da oposição midiática, Folha, Globo e Estadão, publicaram praticamente a mesma manchete (imagem no início do post): “Obra inacabada da Copa desaba e mata 1 em BH”.

      Pois é, tanto Nogueira quanto a própria prefeitura, que soltou nota oficial, deram ênfase num ponto: o viaduto não era uma “obra da Copa”.

      O que, aliás, não é uma questão assim tão importante. O essencial é apurar responsabilidades e, sobretudo, as causas da tragédia. Apenas destaquei esse ponto por causa da ênfase da mídia em focar por esse viés, em vez de focar na (ir)responsabilidade das empreiteiras e da fiscalização municipal.

      A declaração de Nogueira, publicada também no Estadão, põe em evidência a psicopatia eleitoral da nossa imprensa, que tentou faturar politicamente com uma tragédia.

      • Fabiana

        Bom dia Cardosinho! Como você está? Espero que esteja tudo bem.
        Concordo com sua reflexão viu amigo! Quando meu pai necessitou de ajuda médica, procuramos a UPA por duas vezes, e tivemos um atendimento de qualidade. Os médicos que nos atenderam foram muito atenciosos, além do pessoal da enfermagem, que são nota dez!

  • ???

    Este foi um desastre anunciado…
    O Felipão convocou um bando de jogadores , mas nunca armou um time…
    A Alemanha metodicamente está preparando seu time para esta Copa ha 6 anos…
    Em 6 anos tivemos vários técnicos e uns 30 times diferentes, um apara cada partida…
    Deu no que deu…
    Aposto na Alemanha e Holanda na final
    Argentina tem dois grandes jogadores , mas pouco conjunto

  • Vergonha

    Eu nao sei se o Felipao e’ culpado pela derrota vergonhosa mas, na politica, foi tudo o que o PT nao queria porque certamente vai respingar na reeleiçao da Dilma.
    Gastaram e roubaram muito dinheiro para fazer a copa e agora a taça ficara’ com …… Nao sei.
    So’ sei que o pós derrota, o Felipao perdera’ o seu emprego e seus jogadores continuarao a ganhar o seu salario gordo, na Europa.
    Eleiçao vem ai.
    Outra festa

    • Amigo, a Dilma pode até perder a eleição, mas não será por causa da seleção brasileira. Achar que os humores dos eleitores são guiados por resultados da nossa seleção é uma besteira de quem não sabe nada – nem de futebol, nem de política. Para citar um exemplo recente: em 2002, Fernando Henrique recebeu a seleção campeã no Palácio do Planalto, com direito a cambalhotas do Vampeta na rampa. E três ou quatro meses depois, o candidato dele – o Serra – levou uma surra do Lula. Em 2010, nossa seleção fracassou. E três ou quatro meses depois, o Lula botou a Dilma na cadeira presidencial. E, só para lembrar: o Aécio estava no Mineirão ontem. Pelo visto, sir Mick Jagger vai perder o posto de pé-frio das Copas.

      • Vergonha

        Cardozinho, as pesquisas feitas mostram que vc esta’ errado pois vejamos que no começo do ano a Dilma esta’ bem nas pesquisas.
        Posteriormente apareceram os movimentos sociais como o Passe Livre, os Black Blocs, contra a copa e outros. Ela caiu.
        Ate’ ontem, sem as manifestaçoes, com a copa em alta e o povo feliz, ela subiu.
        Agora, com a derrota da seleçao, as manifestaçoes prometem que voltarao e pode sim prejudica-la.
        Aecio agradece

    • Pasquale

      Caro Vergonha, leia o livro intitulado “O Nobre Deputado” que lá você encontrará o que é preciso (e muito!) para ganhar uma eleição no nosso país…

  • Balanga beiço

    As pessoas continuam mesquinhas. Misturam alhos com bugalhos. Acusam como se tivessem provas de tudo. È… certos espíritos precisam de muitas reencarnações para se depurarem.

  • Separemos alhos de bugalhos.A partida-derrota de ontem é uma coisa,e o grande evento sediado pelo Brasil,são outros quinhentos.Na verdade,quando quebraram as costas do Neymar,a nossa campanha termina ali.

  • animado

    cardosinho voce, parece-me, é petista de carteirinha, pois
    repete e repete a mantra petista- não somos culpados de
    nada e tudo de bom no Brasil começou com o lula. Quem
    critica é inimigo da pátria. Os governos estaduais e as
    prefeituras, não petistas , lógico, são os culpadosodas
    mazelas. O governo federal petista está acima de tudo e
    todos. Os donos da verdade. O governo federal abocanha
    a maior parte dos impostos pagos pelos contribuintes, e
    bom parte deste dinheiro é gasto para comprar apoio político(39 ministérios, etc.)..

  • Anônimo

    Quanto ao humor dos eleitores você está redondamente enganado.como já foi dito, o futebol é o ópio do povo e contextualizando a frase com a copa atual, fica claro que se o Brasil vencesse, o povo esqueceria a roubalheira nas obras, a situação econômica, os corruptos, o caos na saúde, os impostos absurdos (que vão, sim, para o governo federal) etc.Como o Brasil perdeu e a Dilma pode entregar a taça para a Argentina, com certeza, o povo frustrado reflete o desejo de mudança na eleição. Em resumo, se vencêssemos, tudo estaria lindo e o sentimento de orgulho patriótico estaria em alta.Como passamos um vexame, o desejo de mudança vai ser generalizado. Os protestos vão voltar, as greves vão estourar…Sem contar que o êxito do Brasil seria “bebido” por Dilma,que já tinha usado isso na propaganda do PT e falado sobre a “copa das copas”.

    • Nem vou perder tempo com as tuas teorias.

      • ???

        Cardosinho
        Não tem jeito né ?
        Continua apaixonado pelo PT, ainda que bata no peito e se diz distanciado do Partido.
        Não suporta críticas aos seus “Deuses ” Lula , Dilma e Cia…
        Acho que você vive no ” paraíso PT ” , e eu vivo no Brasil real …
        Gastou ” tinta ” para desvincular o PT do que não está dando certo …

  • Até que enfim acabou essa palhaçada armada pelo barbudo, que nada sabia, que deu isenção dos impostos a FIFA e que montou o maior esquema de obras superfaturadas deste país!
    Para as pessoas que foram “encantadas” com o fato de que essa seleção conseguiria ganhar alguma coisa, fica a verdade dos fatos, como um tapa na cara, que doeu muito, mas necessário.
    O circo caiu, agora falta o pão dado como esmola…

  • Quanto à escalação da seleção, é bom lembrar que os contratos “obscuros” com os patrocinadores, forçam o técnico, seja ele quem for, a seguir as regras pré-definidas. Interesses comerciais prevalecem sobre a liberdade de atuação! Essa praga começou com o Havelange e ganhou força com seu genro, condenado pelo tribunal de justiça da Suíça; onde teve que pagar uma multa milionária, para se safar da cadeia!

  • j

    Bom dia Cardosinho, tem gente que critica o PT, mas quem comprou carro no mandato do PT, vai ter que vender se o tucano ganhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *