ESPECIALISTA EM LEITURA LABIAL DIZ À RÁDIO GAÚCHA QUE RAFAEL RAMOS CHAMOU EDENÍLSON DE “MACACO”, MAS…

Mas, em outra emissora gaúcha, a Rádio Guaíba, a advogada Giovana Giroto, do Centro de Perícias de Curitiba, afirma que Rafael Ramos proferiu a palavra “caralho” para Edenílson, e não “macaco”, como acusou o meio-campista do Internacional. Vamos à matéria do site Time do Povo:

O lateral-direito Rafael Ramos se complicou nessa segunda-feira (16) após o perito judicial Roberto Meza Niella,  conceder entrevista à Rádio Gaúcha e afirmar que o defensor português proferiu a palavra “macaco” para o meio-campista Edenílson.

Meza, especialista em leitura labial e diretor de consultoria pericial, analisou cada frame dos vídeos da partida onde Rafael Ramos e Edenílson se estranham no segundo tempo do confronto pelo Brasileirão. Ao programa “Timeline”, da Rádio Gaúcha, ele afirma que houve a injúria racial.

“Eles estão de frente para a câmera e é possível ler o posicionamento dos lábios do Ramos. Podemos identificar de forma tênue a frase que todo mundo está dizendo, que é a palavra “macaco”.

E vem na sequência um palavrão que não fica muito claro na definição dos lábios dele. Temos que tomar esse cuidado, mas me parece que é “do caralho”. A frase completa seria ‘macaco do caralho’”, afirma o perito.

“Cada som da nossa fala tem características articulatórias e fonológicas muito particulares, o que permitem, dependendo da qualidade da imagem, identificar o que a pessoa diz naquele determinado momento. Tivemos acesso a todos eles e fizemos uma análise passo a passo, quadro por quadro, daqueles vídeos para poder determinar o que foi dito pelo jogador do Corinthians”, completa Meza.

Roberto Meza ainda contesta a versão da defesa do jogador sobre ele ter dito “mano, caralho”.

“No posicionamento dos lábios é completamente diferente. Não existe nenhuma possibilidade dele ter falado a palavra “mano”. Nos lábios dele são bem claros nos fonemas quando fala a palavra ‘macaco’”, explica o perito.

Cabe destacar que a análise do perito foi encomendada pela tradicional rádio do Rio Grande do Sul. A análise oficial virá do Instituto Geral de Perícias (IGP), ainda sem prazo para uma definição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *