“À MULHER DE CÉSAR NÃO BASTA SER HONESTA, TEM DE PARECER HONESTA”

Os amigos já devem ter ouvido a frase acima. Um dia desses, dando uma olhada no blog da repórter esportiva Joana de Assis, encontrei uma explicação para a famosa frase. Ei-la:

O imperador romano Júlio César, que viveu por volta de 60 a.C. deu origem à expressão “À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”. A história começa por causa de sua esposa, Pompéia, que tinha um admirador, chamado Clódio.

Para tentar se encontrar com Pompéia, Clódio se vestiu de mulher e entrou no palácio, porém o local era tão grande, que o jovem se perdeu pelos corredores. A farsa foi descoberta por causa da voz de Clódio, que não era feminina.

Todos os cidadãos de Roma ficaram revoltados com o fato e Clódio foi julgado nos tribunais. César, durante o julgamento, declarou que a mulher era inocente e todos os boatos sobre ela eram apenas boatos. Clódio foi absolvido, porém César passou a repudiar a esposa.

Ao ser questionado sobre a atitude de repudiar a esposa, mesmo após afirmar que confiava em sua inocência, César respondeu que a mulher não deveria apenas ser honesta, mas também deveria passar essa imagem para todos, pois não era bom para imagem dele que as pessoas espalhassem boatos pelas suas costas, mesmo que fossem mentiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *