ALEXANDRE GARCIA AJUDA A DIVULGAR MAIS UMA FAKE NEWS SOBRE TRATAMENTO PRECOCE

Em seu comentário de hoje, o bolsonarista Alexandre Garcia reverberou mais uma fake news sobre o tal tratamento precoce, que já foi desmentida por sites especializados em investigar boatos da internet.

Segundo o ex-urubólogo, o novo prefeito de São Lourenço, cidade mineira com mais ou menos o mesmo número de habitantes de Jales, conseguiu zerar as internações em UTI, após adotar o tratamento precoce. “Desde o dia 21 de fevereiro, São Lourenço não registra uma única internação por covid”, garantiu o veterano jornalista.

Alexandre Garcia baseou sua “informação” em um texto que está correndo as redes sociais. Eis o texto:

“São Lourenço-MG tinha mais de 90% dos leitos hospitalares ocupados por causa do COVID-19, o Prefeito Lessa, médico há 42 anos, adotou o tratamento precoce e hoje a cidade está com ZERO leitos ocupados, ZERO mortes por covid-19 e o comércio aberto. Versão 2: INÉDITO São Lourenço adotou o TRATAMENTO PRECOCE e está há 3 semanas sem NENHUMA INTERNAÇÃO EM UTI OU ÓBITO POR COVID – 19 C O M P A R T I L H E #saolourencomg”.

De acordo com apuração do site Boatos.org, ao contrário do que aponta a mensagem, há, sim, pessoas ocupando os leitos. Na última atualização, 13 pessoas estão na UTI e outras 15 na enfermaria do hospital, que também atende pessoas de outras cidades da região.

O boletim da Prefeitura de São Lourenço é meio confuso, mas ele registra 155 óbitos entre confirmados e suspeitos, desde o início da pandemia. Somente do dia 26 de fevereiro até ontem, o hospital da cidade registrou 14 óbitos.

Se a situação estivesse tão sob controle em São Lourenço, como quis deixar transparecer o ex-urubólogo, não haveria a necessidade de criação de novos leitos. E não é isso que se vê, conforme notícia divulgada pelo hospital da cidade no sábado, 13 de março:

Sempre atenta à necessidade de oferecer condições para o devido enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Diretoria Executiva do Hospital São Lourenço concluiu a montagem de nova ala de internação/enfermaria específica para receber pacientes confirmados ou suspeitos da doença.

Ao todo, são mais 24 leitos clínicos de retaguarda, com toda a estrutura necessária para pleno funcionamento, de imediato. As obras de adaptação e adequação da área, bem como contratação de profissionais, aquisição de equipamentos e mobiliários foram providenciadas e custeadas pelo Hospital.

A reportagem completa do Boatos.org pode ser vista aqui. 

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *