BEBEDOURO REDUZ DENGUE EM QUASE 100% COM USO DE INSETICIDA BIOLÓGICO

A notícia é do G1:

inseticida_bebedouro_2A Prefeitura de Bebedouro (SP) confirmou ter reduzido em quase 100% os casos de dengue em janeiro deste ano em relação ao ano passado principalmente por usar um inseticida biológico capaz de extinguir larvas do mosquito Aedes aegypti em 24 horas.

De acordo com a administração municipal, o produto desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e sem riscos à natureza, ajudou a cidade a ter apenas dois registros da doença no início de 2016 contra 500 no mesmo período em 2015, ano em que registrou uma epidemia de dengue, com mais de 6 mil casos confirmados.

“Esse produto é homologado pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], atendendo a todos os critérios ambientais e exclusivamente na larva do mosquito”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Seren.

O desenvolvimento do inseticida, que já tem sido utilizado em outras cidades, foi coordenado pela pesquisadora Elizabeth Sanches. O veneno é composto por bactérias Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), geralmente encontradas na terra.

O produto é aplicado em possíveis criadouros da dengue por meio de um comprimido, dissolvido em uma porção de 50 litros de água.

Duas horas depois, a larva fica paralisada e, com sistema digestivo atacado, impossibilitada de se alimentar, morrendo no mesmo dia. O efeito do produto é de até 21 dias. 

Uma das estratégias da Prefeitura tem sido jogar o veneno em córregos, rios e margens, além de plantas e objetos que acumulam água.

“Há vários anos esse inseticida tem sido usado na agricultura. O trabalho é inovador para a nossa cidade, mas já é realizado em outros municípios”, explica o técnico em agricultura Fabiano Prates Gomes.

5 comentários

  • Recapeamento Av. Lourival de Souza

    Cardosinho, boa noite.

    Não sei se viu, mas a Prefeitura de nossa cidade finalizou o famoso recapeamento asfáltico da Avenida que citei acima. Eu não entendo nada de emendas, o jeito que o dinheiro é aplicado no recape, etc., mas um fato curioso me indagou: Porquê apenas um lado da avenida foi recapeado? A entrada do Pedro Nogueira, está com crateras no asfalto e ali o recape não foi aplicado. Chega a ser cômico a cena. Se não for pedir demais, passe no local e confira você mesmo. Lembrando que os locais recapeados, um lado da Avenida (sentido Pedro Nogueira/Santo Expedito) dois quarteirões da rua Graciliano Ramos, no Jardim Arapuã, e boa parte da rua Thomaz Antônio Gonzaga, também no Arapuã, realmente estavam com o asfalto caótico e necessitavam do recapeamento, mas, o dinheiro não ”deu” para arrumar o resto? Aguardo uma resposta, obrigado.

  • jales....

    Ahhhh….em jales não passa nem a “maria fumaça” mais, pra matar mosquitos….imagina um inseticida biológico desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

    Pelo amor de Deus…..
    Quantas crianças terão que nascer com microcefalia, pra passarem veneno nessa cidade???? Ou melhor, será que até algum político ter um filho nessas condições???? Ai então irão tomar providências…..

  • Anônimo

    Aqui estão todos ocupados responsabilizando a ex prefeita. Além do mais se não der para responsabilizar a ex prefeita eles responsabilizam a população.

  • Boa noite Cardosinho. Na minha cidade também usaram BTi com muito sucesso importado dos estados unidos.
    O da FIO CRUZ não foi liberado ainda para comercialização.
    No brasil temos o TEKNAR específico para larvas de Aedes usado em Xanxere onde resido; é o mesmo produto utilizado em Bebedouro Li na Folha Dirigida. Soube que também tem Dipel para uso exclusivo na Área agrícola. O importante foi a grande redução na principal fase de vida do famigerado mosquito ou seja na fase larval e sendo seguro e biológico. Controle de 100% Após24 horas da ingestão dos esporos do Bacillus. XO ZIKA sempre usando produtos com qualidade e responsabilidade técnica.
    Sucesso e parabéns pelo Blog

  • Olá Cardosinho
    O produto é o TEKNAR doado pela Coopercitrus e o Fabricante é a Multinacional Syngenta.
    Bit produto biológico muito eficaz.
    Não tem nenhuma relação com a renomada Fiocruz com o produto utilizado pelo Centro de Zoonoses conduzido pela Srta Regina Miranda e sua Equipe que com muito brilhantismo e dedicação aplicaram este produto dentre outras ações e conscientizacoes da População lograram êxito ao Combate do Aedes.
    Este sim é a informação correta quanto ao produto utilizado.
    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *