BLOG TIJOLAÇO REPERCUTE MATÉRIA DE ‘A TRIBUNA’ SOBRE PONTE FERROVIÁRIA ENTRE MINAS E SÃO PAULO

DSC00251-ed

O blog Tijolaço, do jornalista Fernando Brito, um dos mais acessados do país, publicou post com o título “O Brasil que funciona não sai na imprensa”, onde repercute matéria do jornal A Tribuna, da semana passada, que trata da construção da ponte ferroviária sobre o Rio Grande, por onde passarão os trilhos da ferrovia Norte-Sul.

O jornalista destaca o fato de a grande mídia não divulgar as obras importantes – como é o caso da Norte-Sul – que estão avançando, “apesar da crise”. É bom lembrar que a Norte-Sul começou a ser construída no governo Sarney, mas ficou paralisada durante todo o governo FHC.

Em outro post, falarei sobre a visita que fiz – acompanhado pelo meu amigo José Célio Martini – ao canteiro de obras da ponte, uma obra desconhecida até para nós, que estamos perto dela. Mas, vamos ao que foi publicado pelo Tijolaço:

tijolaçoO Brazil não conhece o Brazil, verso da linda “Querelas do Brazil (Aldir Blanc e Maurício Tapajós) serve direitinho para a mídia brasileira, como revela um curioso episódio.

O pequeno jornal A Tribuna de Jales, interior de São Paulo, foi fazer uma matéria sobre a construção da Ferrovia Norte-Sul entre Ouro Verde(Goiás) e Estrela D’Oeste, cidade vizinha a Jales e visitou o canteiro de obras de uma ponte sobre um dos poucos trechos estreitos do Rio Grande, um pouco acima do início do reservatório de Ilha Solteira.

Ainda assim, uma ponte de meio quilômetro, uma extensão de cinco campos de futebol.

A ponte está a meio caminho, avançando, como se faz neste tipo de obra, das cabeceiras para o centro mas, mesmo assim, um dos engenheiros da obra disse ao repórter e ao fotógrafo da equipe do A Tribuna: “O jornal de vocês foi o primeiro a visitar o nosso canteiro de obras”

No texto, o repórter reconhece que, nem mesmo na região, a obra é conhecida: “É possível que (…) muita gente nem saiba que os trilhos que passam por Iturama e chegam a Estrela D’Oeste já estão quase que totalmente instalados e que dois pontos quase inabitados de São Paulo e Minas Gerais estão sendo ligados por uma ponte desconhecida da maioria. O desconhecimento é compreensível, uma vez que a grande mídia parece ignorar a obra.”

Mas, em compensação, temos jornais preocupados com qualquer mazela e com nenhuma obra que esteja avançando.

O que se fazia exageradamente nos tempos da cumplicidade entre a mídia e o Governo, nos tempos da ditadura, o “Brasil Grande” agora inverteu o sinal para continuar, em sentido inverso e manipulação idêntica, para mostrar o “Brasil Pequeno”, tão falso quanto aquele.

Tudo o que possa mostrar que o Brasil pode funcionar é, solenemente, ignorado pela mídia.

23 comentários

  • Anônimo

    A função da mídia hoje é de fato fazer lavagem cerebral sobre uma crise que plantaram e cuidam com muito zelo para que dê frutos. Não há espaço mesmo para notícias de projetos em andamento.

  • Anônimo

    Crise que plantaram? Como gostaria de acreditar nisso!!! A pessoa para afirmar isso ou tem uma boa aposentadoria, ou é funcionária pública, ou faz parte dessa imprensa que ganha muito bem para continuar nos fazendo de trouxas… A verdade no dia-a-dia é outra… Infelizmente!

  • anonimo

    Não tem crise não, imagina. Santa Ignorância.

  • Evandro

    Tchau Lula não passa de agosto/2015

  • obreiros

    Quanto esta sendo desviado?

  • pagador de impostos

    estas obras sim que faz o brasil crescer , gerar empregos , nao campos de futebol construidos e abandonados

  • Elizabeth Lima

    Tenho orgulho de ser brasileira. Meu ufanismo beira ao fanatismo. Paraíso e Inferno, só o de Dante. Por isso vivo repetindo o bordão: O Brasil precisa conhecer o Brasil.

  • animado

    patético o esforço destes dois militontos em propagandear as ‘obras’ do lulo-petismo, um sistema político baseado na incompetência, na arrogância e na corrupção dos valores republicanos.

  • Obra para tirar fotos

    O governo tem algumas obras que nao acabam nunca porque foram inventadas pela loucura de algum presidente quando fumava um ……………
    Ou por interesse de uma empreeiteira “amiga” com consequencia uma bela propina para o presidente.
    Cito as obras da copa do mundo (que ate’ hj nao terminou), transposiçao do Rio Sao Francisco, ferrovia norte-sul e outras
    Esta obra tem quase 30 anos pois ja’ devia ter terminada e esta’ cheia de processos, paralizaçoes, aditivos de dinheiro do TCU, com propinas gordas.
    Mas e’ boa para tirar fotos

  • Militontos

    Definição certíssima kkkkkkkkkkkk

  • amigas da Nice

    Hein, Martini e Cardosinho. . . a hora da Dilma está chegando! Vai ser o golpe que vcs contribuíram aqui em Jales. Quem ri por ultimo, ri melhor…..kkkk

  • Qdo terminar a ponte ,o rio já acabou de secar.

  • carra

    O coxinhas desesperados coitadinhos de vcs o Cardosinho o camarada Martíni ainda vão rir muito na cara de vcs quando a Dilma sair daqui a 4 anos quem vai entrar é nosso companheiro Lula.

  • carra

    Cardosinho quando começar morrer os coxinhas desesperados ai de Jales eles vão achar os culpados.

    Camarada Martíni ,Você,Dilma,Lula kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Filósofo de Bordel

    Atualmente, prezado Blogueiro, ler a caixa de comentários do Blog está sendo um exercício torturante. A quantidade de analfabetos políticos que expressam o ódio, a doença pelos diferentes e elogiam a ditadura, que clamam por tortura, sempre com informações distorcidas, nos fazem pensar no mal que a mídia – Globo, Datena, Veja, Band, e outras, fez ao Brasil, ao manter – até hoje – o povo enganado por tanto tempo. Esse é o principal problema nosso.
    A mídia concentrada e golpista tem feito a cabeça de milhões de pessoas, criando um exército de zumbis psicóticos, saudosos da ditadura, fascistas.
    Mas, caros “escrevinhadores” aqui, pelo menos, temos um espaço razoavelmente livre e podemos “conversar”, sem necessariamente agredir, ainda que no anonimato .

    Acredito que a vida – modo geral- de todos melhorou nestes últimos 12 anos, mas não se pode reconhecer, senão seria culpa do PT/Lula/Dilma.

    • Uhhuu!!

      Sensato!!!!..comentário perfeito. Esse pessoal que reclama e quer tirar o PT é o mesmo que tirou o Collor e o devolveu ao Senado. É o mesmo que colocou na Câmara os tiriricas da vida. É o mesmo que aqui mesmo em Jales, colocou os dois Macetões e agora pede para bani-los da política.

  • irafpj

    Filósofo DBL é melhor viver iludido ai doi menos, não tem infração,desemprego esta tudo mar de rosas oki!!

  • Corre contra o Tempo

    A Crise esta pegando para o PT! agora os tontos do interior do estado querem protejer a corja do PT! Martini o PT nem sabe que voce existe! Vai trabalhar….

  • Abaixo midia golpista

    Acho que a Dilma nao deveria sair pois foi ela, quem levou o Brasil para essa crise economica portanto ela tem que tirar.
    Na atual conjuntura, quem entrar neste governo vai sofrer desgaste e muitas criticas pois o remedio e’ amargo para tirar o Brasil desta crise.
    Como estamos na metade da operaçao lava jato, os politicos nao foram presos ainda, e ate’ la’, os politicos do governo do PT/PMDB/PP sofrerao muita vergonha.
    Por enquanto, e’ culpa do FHC, midia golpista e dos coxinhas.
    Me engana que eu gosto
    Deixa como esta’

  • Cowboy do asfalto

    Num país sem planejamento, assim como estados e municípios, dúvidas nos ocorrem.
    Quando a ferrovia Norte Sul estiver pronta, a infraestrutura dos portos (secos e convencionais) que servirão de locais de embarque e desembarque estará como?
    Essa é uma pergunta que poucos fizeram e uma discussão que ainda não veio à tona.
    Nos últimos anos, em épocas de pico de safra do agronegócio, os dois principais portos brasileiros (Santos/SP e Paranaguá/SP) ficam abarrotados de caminhões e navios, com embarques em atraso. O que será feito?
    Será que acontecerá o mesmo com os “elefantes brancos” chamados Arenas de Futebol, que receberam milhões de reais em investimentos e boa parte servem para quases nada. Me digam para o que servem: Arena Pantanal em Cuiabá, Arena das Dunas em Natal, Mané Garrincha em Brasília, Arena de Manaus etc.
    E quando a usina hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no meio da Amazônia ficar pronta, quanto será gasto para trazer a energia para os grandes centros consumidores?
    Um país sem planejamento, isso é Brasil.

  • Silvio Santos

    Cardosinho. Torci o final de semana inteirinho praquela estrutura armada ali atrás caísse bem na cabeça de vocês. kkkkk. Dei azar, sete-peles…kkkkkkkkk

  • maria da silva

    Lula 2019. #PT FOREVER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *