BRASIL VIVE “CATÁSTROFE HUMANITÁRIA”, APONTA MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

A notícia é do portal RBA:

Em comunicado divulgado ontem, quinta-feira (15), a organização Médicos Sem Fronteiras alerta que as falhas na resposta à covid-19 estão levando o Brasil a uma “catástrofe humanitária”. De acordo com a entidade internacional, “a falta de vontade política de reagir de maneira adequada está causando a morte de milhares de brasileiros”. 

O comunicado faz um “apelo urgente” às autoridades brasileiras para que “reconheçam a gravidade da crise e coloquem em marcha uma resposta centralizada e coordenada para impedir que continuem ocorrendo mortes que podem ser evitadas”.

Na quarta-feira (14), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou que, em mais de 12 meses desde o início da pandemia, o surto da covid-19 continua descontrolado. Situação que pode se estender ainda por todo o mês de abril.

Ao todo, 361.884 vidas já foram perdidas desde março de 2020. A organização adverte que, na semana passada, 11% do total de novos casos e 26,2% das mortes ocorridas em todo o mundo aconteceram no Brasil. Para o MSF, estas “cifras estarrecedoras são indicativo claro da falta de habilidade das autoridades em lidar com a crise humanitária e de saúde”. Para a MSF, a crise é consequência das ações que transformaram as medidas de saúde pública em “tema de disputa política”.

“O governo federal praticamente se recusou a adotar diretrizes de saúde pública de alcance amplo e com base em evidências científicas, deixando às dedicadas equipes médicas a tarefa de cuidar dos mais doentes em unidades de terapia intensiva, tendo que improvisar soluções na falta de disponibilidade de leitos. Isto colocou o Brasil em um estado de luto permanente”, observa o comunicado do MSF.  

1 comentário

  • Bolsonaro erra e os brasileiros pagam com mortes

    Certamente o Brasil não vive uma catástrofe humanitária. Vejam que o Brasil é o 16º em número de vítimas fatais por milhão de habitantes. Tem países piores!
    O segundo era o Brasil em números absolutos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
    Há um mês, o Brasil registra diariamente pelo menos 30% de todas as mortes em todo o planeta
    A situação se demonstra ainda mais preocupante pela aceleração na média móvel de mortes semanais. Desde 21 de fevereiro, a curva de óbitos em um intervalo de sete dias não para de crescer.
    O erro fatal do bolsonaro foi que não comprou vacina em agosto do ano passado.
    Agora vacina a população, lentamente e desencadeia uma série de problemas. Não temos vagas nas UTIs, medicamento e oxigénio.
    Vacinamos pouco. Já o Brasil aplicou seis vezes menos comparado aos norte-americanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *