COM 5.200 CANDIDATOS, CONCURSO PARA JUIZ NO MATO GROSSO DO SUL TEVE DOIS JALESENSES APROVADOS

Jales fez bonito no concurso para a magistratura do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul. Pelo menos dois dos 14 candidatos que tomarão posse no próximo dia 15 de setembro nasceram em Jales e fizeram o ensino médio em escolas da nossa cidade.

É o caso da jovem Laísa de Oliveira Ferneda, que, entre 2008 e 2010, estudou na Escola Integrada “Rui Barbosa”, a Cooperjales Objetivo. Em 2011, ela iniciou a graduação em Direito, na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto. Em 2015, Laísa ganhou o Prêmio de Reconhecimento de Desempenho da Graduação, de sua Faculdade.

O outro jalesense aprovado é Bruce Henrique dos Santos Silva, que cursou o ensino médio na EE. “Dr Euphly Jalles”, também entre 2008 e 2010. Ele se formou em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados em 2015 e no ano seguinte, 2016, foi aprovado em primeiro lugar no concurso público da Prefeitura de Paranaíba-MS, para o cargo de procurador jurídico do município.

O concurso teve mais de 5.200 inscritos, dos quais quase 4.000 participaram da primeira etapa, com provas objetivas. Para a quarta e última etapa restaram 89 candidatos classificados, sendo 28 deles aprovados.

Laísa e Bruce se juntarão a pelo menos outros três jalesenses que construíram brilhante carreira na magistratura sul-matogrossense: o desembargador Sideni Soncini Pimentel, atual vice-presidente do TJ-MS, que completou 40 anos de magistratura em abril; o desembargador Odemílson Roberto Castro Fassa, que completará 33 anos de TJ-MS em dezembro; e o juiz Paulo Rodrigues, que se aposentou em 2013.

Confiram, agora, a notícia publicada na sexta-feira, 03/09, na página do TJ-MS:

Estão publicadas no Diário da Justiça desta sexta-feira, dia 3 de setembro, as nomeações de 14 dos 28 candidatos aprovados no 32º Concurso Público para provimento de cargos de Juiz Substituto do Estado de Mato Grosso do Sul. A solenidade de posse será no dia 15 de setembro, às 17 horas, no plenário do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça.

A partir desta data farão parte da magistratura sul-mato-grossense: Laísa de Oliveira Ferneda, Fernanda Pettersen de Lucena, Thiago Notari Bertoncello, Larissa Ribeiro Fiuza, Bruce Henrique dos Santos Silva, Mayara Luiza Schaefer Lermen, Rafael Condé Tostes, Lídia Geanne Ferreira e Cândido, César David Maudonnet, Eduardo Augusto Alves, Ricardo Adelino Suaid, Luís Augusto Tuon, Fernanda Giacobo e Camila Neves Porciúncula.

Dentre os nomeados, são sete mulheres e sete homens, e, do total, três foram aprovados dentro das vagas direcionadas a candidatos negros. No quesito idade, dois juízes têm 27 anos, três têm 28, dois estão com 30, um com 31; outro com 32 e outro com 33, dois com 34, um com 39 e um com 40 anos.

Entre os novos juízes nenhum é natural de Mato Grosso do Sul, embora um deles já more no Estado há 11 anos. Dos 14 aprovados que serão empossados, dois nasceram em Jales(SP), um em Teófilo Otoni (MG), um em Porto Alegre (RS), um em Vitória (ES), um em Assis Chateubriand (PR), um no Rio de Janeiro (RJ), um em Natal (RN), um em Apucarana (PR), um em Ribeirão Preto (SP), um em Belém (PA), um em Cascavel (PR) e um em Salvador (BA).

Os novos juízes farão curso de formação inicial oferecido pela Escola Judicial de MS (Ejud-MS) no período de 16 de setembro a 17 de dezembro. Após o recesso forense, no dia 7 de janeiro de 2022, os magistrados começarão a judicar efetivamente.

2 comentários

  • Hoje só sai diploma fake , analfabeto funcional, profissionais sem aptidão . É o que temos por aí.

  • Anônimo

    Sejam bem vindos ao Poder Judiciário. Quem vê o edital com a lista dos aprovados acha que a vida dos sujeitos foi fácil. Só quem estuda sabe a luta que é. Enfim, parabéns a ambos (classificados em 1º lugar). Espero que os novos julgadores apliquem a Lei, sobretudo, com muita consciência do peso das decisões sobre as pessoas. Antes da Justiça há cidadãos. Abraços Laísa, Bruce e família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *