DEZ ANOS SEM JOSÉ CARLOS GUISSO

Hoje, dia 21 de novembro, fez 10 anos que ex-prefeito José Carlos Guisso faleceu em um acidente automobilístico. A respeito do assunto, este aprendiz de blogueiro escreveu matéria para A Tribuna, contando detalhes sobre o último dia de Guisso à frente da Prefeitura. Entre outras coisas, o leitor de A Tribuna ficará sabendo que, naquela noite, antes de viajar a Fernandópolis, Guisso mandou o seu motorista, Neo Mineiro, ir descansar, já que eles tinham chegado de São Paulo às 3:30 horas da manhã.

Outro detalhe que está na Tribuna: segundo o depoimento do seu ex-chefe de gabinete, Elvino Eduardo de Assis, Guisso chegou a tirar de dentro do seu carro o então assessor de imprensa, Eduardo Grota, que queria ir dirigindo o veículo do ex-prefeito na viagem a Fernandópolis. Abaixo, o depoimento da viúva, Isabel Minto Guisso, e das filhas Bia e Stellinha, publicado pelo jornal, ontem:

Uma década de saudade 

“É tão estranho, os bons morrem jovens. Assim parece ser quando me lembro de você, que acabou indo embora cedo demais”. Essa música do Legião Urbana, escrita na década de 90, nunca esteve tão atual quanto em 2001, para nós, familiares de José Carlos Guisso, e para a maioria dos jalesenses. 

Os Bons Morrem Jovens – que também leva o nome de Love in The Afternoon – foi uma das canções mais executadas em homenagens feitas a Ele, após seu falecimento. Além da bela melodia, sua letra se faz presente em grande parte dos discursos das pessoas que lembram sua morte, já que exclamam – às vezes, até como um pensamento alto – “Ele foi cedo demais!”. 

Sim, sua passagem foi precoce e deixou uma cicatriz eterna em nossas vidas. É impossível esquecer que ele se foi… mas é confortante saber o que ele deixou. Seu legado baseia-se em dois pilares: uma família bem estruturada com bons valores e muito amor e uma cidade, Jales, em franco desenvolvimento, como Ele deixou em 2001. 

Seu legado foi, na verdade, as duas grandes paixões de sua vida, pelas quais ele lutou seus 48 anos, pelas quais ele daria sua vida se fosse preciso, e assim como o fez por uma delas. Há dez anos chorávamos de desespero e dor por sua perda repentina. Hoje, nossas lágrimas rolam pelo rosto de saudade, de vontade de conversar, pedir um conselho ou simplesmente dar um abraço. 

Mas, como dizia o grande artista Leonardo da Vinci: “Para estar junto não é preciso estar perto, e sim, do lado de dentro”. Em nossos corações, o Guisso – aquele que todos conheciam, que era admirado até por seus adversários políticos, que tratava todo mundo com a mesma cordialidade, que chegava até você para cumprimentar, batia nas costas e dava aquele sorriso verdadeiro -, esse GUISSO é eterno. E é através dessas boas memórias e da saudade que enviamos sempre muita luz para Ele. Pois onde quer que ele esteja, Ele estará olhando por nós e por Jales. 

Com nosso eterno amor, 

Bel, Bia e Stellinha Guisso 

E quem quiser ouvir a música do Legião Urbana, citada no texto da família de Guisso,  aí vai um dos vídeos disponíveis no You Tube: 

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

12 comentários

  • jovem

    seria o nosso futuro deputado…

  • modesto

    Olá cardosinho, estive um pouco distante das informações deste aprendiz de blogueiro, estava em viagem de serviço, fiquei mais de 60 dias conhecendo o interior do Paraná…

    Não podemos esquecer também do ex-deputado Osvaldinho de Carvalho, também um dos, se não o maior, político da nossa querida Jales…

    abraços

  • Bia Guisso

    Cardosinho, obrigada pelas matérias dos 10 anos de falecimento do meu pai, ficaram lindas! Eu e com ctz muita gente que o admirava, se emocionou ao lê-las!
    Obrigada também ao jornal A Tribuna!!

    • Prezada Bia, por questões político-partidárias, eu e o seu pai estivemos em trincheiras opostas. Por isso mesmo, estou à vontade para dizer que seu pai era um grande político, mas, acima disso, ele era uma grande figura humana, que tratava a todos – inclusive os adversários políticos – com muito respeito e atenção. Pelo que pude perceber, ele tinha aprendido muitas lições no primeiro mandato e, nos poucos meses do segundo, mostrou que faria uma grande administração. Infelizmente, para nós que gostamos desta cidade, não deu tempo. Mas você pode se orgulhar do seu pai, pois, além de ter sido um homem honrado, ele foi um grande batalhador pelas causas de Jales.

      • Bia Guisso

        Com certeza me orgulho imensamente dele!!! Obrigada novamente!! Só gostaria de fazer uma correção, a data do falecimento, é 21 de novembro, e não 20 conforme consta na matéria! Abraço.

  • FAÇO MINHA AS PALAVRAS DO CARDOSO.FUI UM DOS COORDENADORES DA CAMPANHA VITORIOSA DO GUISSO. ACHO QUE ELE TINHA TUDO PAR TIRAR O TROFÉU DO HONÓRIO AMADEU, COMO MELHOR PREFEITO DA HISTÓRIA DE JALES. JALES BERÇO DOS NOSSOS SONHOS. SAUDADES DE GUISSO…

  • REALMENTE QUE SAUDADES DO NOSSO ETERNO PREFEITO GUISSO,ATÉ HOJE OS FUNCIONÁRIOS NÃO ESQUECE O QUANTO ELE ERA SUPER HUMANO, TENHO CERTEZA E VEJO O FLÁ COMO UM GRANDE SUCESSOR DE ALTURA COMO O GUISSO, TANTO PARA OS FUNCIONALISMO COMO GRANDES PROJETOS PARA NOSSA QUERIDA JALES.

  • Anonima

    Lembro-me como funcionária no seu segundo dia de Prefeito ele passou em todos os setores inclusive no meu pedindo que orassemos por ele e tb agradecendo-nos por ter sido eleito, acho que o único amigo do servidor municipal foi nosso saudoso GUISSO, seu relacionamento conosco era aberto, as portas do gabinete não se fechava para nós. Fica aqui o meu ainda lamento por seu falecimento, mas ao mesmo tempo a saudade de um grande amigo. Drª Izabel sei que a senhora é uma guerreira sempre a admirei e mesmo não estando tão perto continuo a admira-la, que Deus de todo conforto do mundo para a senhora e suas filhas.Crdosinho parabéns homem nobre é aquele que vê a nobreza em seu semelhante.

  • casca grossa

    Uma pessoa que possuía todos os requisitos para elevar nosso município ao posto merecido, com garra e acima de tudo, muita vontade de trabalhar. Fica as lembranças de uma primeira gestão conturbada, mais o desejo de reverter tudo o que fez num segundo mandato, porém, interrompido de forma trágica. Minhas considerações à esposa e filhas e cumprimento ao Cardosinho e ao Jornal A Tribuna pela matéria em homenagem ao José Carlos Guisso.

  • irineu serezo

    Ola bel , bia ,stelinha e titia lucia
    mande e-mail para que eu possa enviar as fotos em que estive aí Beijus e abraços a todos , emilia eliza marcoos enfim a todos de coraçao bye
    Seu papy simplesmente uma pessoa muito amavel querido por todos eu sei disso Im sorry

  • irineu serezo

    Ha esqueci meu e-mail é [email protected]

  • Gente faz um anos qye fui aí jales que saudades de vc sabiam Nao fazem ideias que momentos tao agardaveis que passei aí jubtos com vc passagem inesquecilel sabia
    Nao esqueço de vc ,todos os dia sempre dou uma pinceladinha nas recordaoes e vcs jamais passaram por despercebidos em meus pensamentos Espero que possamos falar gratuitamente pelo skype pois tenho saudades de todos do meu irmao carlos de sfs abraço a ele tbm
    Que deus abençoe a todos em abraços para marcos familia tios e tais beijuss 12 3322-6445

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *