DISTRITO FEDERAL REGISTRA PRIMEIRO CASO DE RAIVA HUMANA DESDE 1978

Com tanto ódio disseminado pelo bolsonarismo, não é surpresa que a raiva humana esteja de volta depois de 44 anos. Segundo informações, o adolescente teria sido arranhado por um gato não vacinado. A notícia é do jornal O Globo:

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou nesta terça-feira um caso de raiva humana na capital. O paciente é um jovem do sexo masculino, com idade de 15 a 19 anos, hospitalizado em estado grave. O diagnóstico é o primeiro caso autóctone em humanos no DF (originado no local) desde 1978, que, até então, era o único registrado.

Além desse, o DF também registra outros dois casos de raiva em animais. Segundo informe divulgado pela pasta, a raiva humana é “extremamente grave com letalidade elevada de 99,9%”. A última notificação em cachorros na capital federal foi em 2000 e em gatos, no ano seguinte.

A pasta informou que não divulgará informações sobre a identidade ou o hospital em que está o adolescente para preservar a família. Com o diagnóstico, a secretaria antecipou a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos para quarta-feira.

As únicas formas de prevenir a raiva são por meio da vacinação e do soro com anticorpos, que devem ser administrados caso a pessoa seja mordido por um animal, como cachorros, gatos e morcegos, que não está vacinado. Tanto a profilaxia quanto o tratamento estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *