EM VOTUPORANGA, TENTATIVA DE CENSURA AO BLOG DO LAMPARINA

A blogosfera da região Noroeste Paulista está iniciando um movimento em defesa da liberdade de expressão. O mote para o início do movimento é a lamentável tentativa do vice-prefeito de Votuporanga, conhecido por Cabo Valter, de censurar o blog do Lamparina. Hoje, segunda-feira, haveria uma audiência no Fórum de Votuporanga, já que o vice-prefeito – que teria se identificado em um dos personagens das charges do Lamparina – está processando o blogueiro Roberto.

Esse é mais um exemplo da tal da pressão judicial, que alguns poderosos de plantão utilizam para tentar cercear a liberdade intelectual e de opinião. Aqui em Jales, a pressão judicial, infelizmente, também é utilizada em larga escala. Eu mesmo, quando ainda trabalhava na Prefeitura, fui, digamos assim, “convidado” a processar um jornal da cidade, por supostas ofensas.

O processo, segundo me explicaram, não me custaria nenhum centavo, já que o objetivo, na verdade, era apenas causar problemas ao jornal. Como não compartilho desse tipo de comportamento, agradeci o “convite” e deixei claro que não tinha a intenção de processar ninguém, posição que, com certeza, colaborou no meu desgaste junto à cúpula palaciana. O próprio prefeito me interpelou, à epoca, querendo saber por quais razões eu não tinha interesse em processar o jornal.

Reproduzo, abaixo, um trecho do que foi publicado pelo blog Virgulino Rei do Cangaço, a respeito da tentativa de censura que está acontecendo em Votuporanga:

De nossa parte está mantida a radical defesa da liberdade e a posição de enfrentamento a qualquer tentativa de tolher, impedir ou dificultar o exercício pleno desta liberdade, inclusive, especialmente na blogosfera.

De imediato está tomada a decisão de contribuir, dentro das nossas modestas condições , para ampliar a repercussão do que vem acontecendo aqui no sertão de São Paulo, no Noroeste Paulista, e agora muito especialmente em Votuporanga. Temos tambem nossos parceiros na rede, vamos levar a eles tambem as informações quanto à denúncia recebida, vamos lá!

Ainda bem que o Roberto Lamparina não é funcionário da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, eis que se não, talvez estivesse vivendo a mesma situação do Editor do Jornal Flit Paralisante. Isto está virando moda aqui no sertão, dias destes foi em Jales com o Alexandre, o Carioca. Não podemos permitir. CENSURA NUNCA MAIS !

O link do Virgulino, caso você queira ler o inteiro teor do que foi publicado, é este aqui. E o link para o blog do Lamparina está aqui.

7 comentários

  • Obrigado ao companheiro Cardosinho aí pelo apoio na causa libertária do pensamento. Já estamos amarrados em todos os sentidos, se permitirmos que nos amarrem também o pensamento, tornaremo-nos meros vegetais nas mãos daqueles que nos aprisionam nas nossas pequenas necessidades. Em breve lhe enviarei um resumo dos acontecimentos desta audiência.
    Obrigado e conte sempre comigo nas causas que se fizerem necessárias, pois a nossa única arma é a união.
    Abraço!!!

  • Alexandre Ribeiro - Carioca

    Tem todo meu apoio, como profissional da comunicação e como cidadão comum. Vou espalhar este post pelo facebook e twitter agorinha mesmo. Contem comigo, sempre!!

  • Anônimo

    Talvez seja por isso que surgem tantos comentários anônimos nos blogs. MEDO MEDO MEDO

  • Anônimo

    Acabei de visitar o Blog do Lamparina…
    Suas tiradas são impagáveis, e as charges protagonizadas pelos “Chupim Forever”, “Coisinha” e “Cabo” são muito engraçadas…
    Parabéns pela iniciativa! E viva a liberdade de expressão.

  • DESMEMBRAMENTOS

    O ocorrido na audiência plelininar no Fórum de Votuporanga nesta tarde, ainda será assunto para muito debate, mas meu editor de textos está passando por problemas técnicos e só será normalizado amanhã. Podem ficar tranquilos que ainda não foi desta vez que apagaram a lamparina!!!

    Gostaria de agradecer novamente aos amigos e companheiros blogueiros, ao Cardosinho, ao Murilo Pohl, ao Poeta Gibim e muitos outros blogueiros desta nossa região que repercutiram esta notícia em seus sítios, levando o fato ao conhecimento regional da nossa população. Isso mostra que não temos o poder dos coronéis, mas já estamos conseguindo nos mobilizar na busca da defesa dos nossos ideais. Sem querer plagiar o companheiro Murilo Pohl, temos em Jales um Virgulino lampião e em Votuporanga um Roberto Lamparina. Já dá pra começar uma boa guerra!!!

    Os acontecimentos serão narrados devidamente assim que meu editor de textos tiver sido restabelecido.

    Obrigado a todos!!!

  • Por que os Coronéis não controlarão mais o Sertão ! Liberdade !

  • Anônimo

    E viva o cangaço!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *