EMPRESA BRASILEIRA EXPORTA CASAS PARA REFUGIADOS NA ALEMANHA

casa pré

A notícia é da agência alemã Deutshe Welle:

A crise dos refugiados enfrentada pela Alemanha entrou na rota das exportações brasileiras. A MVC Plásticos, empresa baseada em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, começará a exportar na semana que vem casas pré-fabricadas que devem abrigar algumas das milhares de pessoas que buscam asilo na Alemanha.

O kit da primeira unidade vai ser despachado na quinta-feira (12/11) por via aérea e montado na cidade de Bremen, no noroeste do país. A empresa espera que, em 2016, o total de casas exportadas chegue a 1.200 unidades, num negócio que deve render 65 milhões de reais.

As casas, que têm 64m² e dois dormitórios, são baseadas em chapas de compósitos e fibra de vidro. Elas serão adquiridas pelo consórcio alemão AMD, baseado em Bremen, que pretende revendê-las para empresas alemãs interessadas em doar as unidades para prefeituras e governos estaduais. Futuramente, a AMD espera negociar diretamente com as autoridades a venda das casas pré-fabricadas. O material usado é semelhante ao de trailers e turbinas eólicas.

De acordo com o diretor-geral da MVC, Gilmar Lima, a primeira casa exportada servirá de “cobaia” para avaliar a necessidade de eventuais modificações. Os kits já sofreram várias adaptações para se adequar ao clima europeu. “Tivemos que modificar algumas coisas, como reforçar o teto por causa do acúmulo de neve e adequar o layout ao gosto dos alemães”, afirma Lima. A empresa já exportou casas do mesmo modelo para Angola, Moçambique e Venezuela.

Venezuela? Angola? Aposto que a Veja, o Sérgio Moro e os rapazes do MPF vão acabar descobrindo que foi o grande lobista Lula quem intermediou esses negócios. A notícia completa pode ser lida aqui.

2 comentários

  • Anônimo

    É, de fato a crise não é para todo mundo mesmo. Acho que foi o Abílio Diniz que fez um comentário que dizia mais ou menos o seguinte: Com toda essa choradeira que se alastrou pelo pais, quem começar a fabricar lenço vai se dar bem. O drama dos refugiados também alavancando um bom negócio.

  • Vixi

    Crise para uns… Oportunidade para outros… Brasileiro é o bicho mais adaptável do planeta…!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *