GILMAR MENDES DIZ QUE PROCURADORES CHANTAGEIAM RÉUS PARA FORÇAR DELAÇÕES

Do site Consultor Jurídico:

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, teceu duras críticas à forma com que o Ministério Público vem negociando delações premiadas. Especialmente na operação “lava jato”, diz o ministro, os procuradores vêm usando de métodos questionáveis em sua “estratégia de persuasão” para transformar investigados em delatores.

Durante sessão da 2ª turma do STF na terça-feira (20/3) que trancou o inquérito contra o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), o ministro classificou como severo e preocupante o desempenho de procuradores.

“Vamos ter de rediscutir, talvez, no âmbito do tribunal a investigação feita pelo MP. Parece que, pelas notícias que correm, que os promotores se entusiasmaram em demasia com aquilo que se chama ‘investigação à brasileira’”, disse Gilmar. 

A investigação pelo MP sem a polícia foi declarada constitucional pelo Supremo em 2015. O ministro Gilmar foi o relator e autor do voto vencedor, responsável pela tese que definiu a questão no Plenário. Agora, ele considera que as práticas do MP demonstraram que procuradores vêm abusando desse novo poder.

De acordo com o ministro, advogados levaram a ele relatos de que procuradores do Rio de Janeiro teriam ameaçado o empresário Eike Batista de ser estuprado no presídio e de ser filmado nessas condições. “Quer dizer, se isto é minimamente verdade, é algo que repugna, repudia. A que ponto se pode chegar?”, disse.

Antes, Gilmar falou do ex-procurador da República Marcelo Miller, que negociou o acordo de leniência da JBS, e o chamou de “Massaranduba-Miller”. Hoje advogado, o ex-procurador era conhecido por ser irredutível e rigoroso nas negociações. Massaranduba era o nome de um personagem do Casseta e Planeta que “se fingia de macho só para rolar com outro macho no chão”, segundo  TV Globo. Miller deixou o Ministério Público Federal para negociar o acordo de leniência do Grupo J&F, dono da JBS.

“Este personagem de triste memória no MP e que fazia investigações —vamos chamar assim — atípicas, fazendo ameaças. ‘Não se comporte como uma moça virgem, querendo mostrar apenas os seios, tem que mostrar a vagina.’ Era essa a linguagem delicada que Miller usava nas suas investigações”, narrou Gilmar, que diz ainda que o MP “produziu gente” como o ex-procurador.

1 comentário

  • A policia Federal prende e Gilmar Mendes solta

    No atual Brasil, ninguém pode criticar ninguém pois todos são corruptos. Quem é Gilmar Mendes para criticar alguém? Ele envergonha a justiça brasileira! Pois vejamos o que ele já fez.
    Ele já mandou soltar o ex governador Garotinho, quando um magistrado carioca acusou Gilmar Mendes de ter recebido dinheiro em troca da decisão favorável: “a mala foi grande”. Parece que ganhou dinheiro na lava jato.
    Alem disso, soltou o empresario e seu parente Jacob Barata (3 vezes), ex governador Sergio Cabral, sua mulher e seu secretario, mais o presidente do PR, Antônio Carlos Rodrigues, o Zé Dirceu, empresario Eike Batista, todos presos.
    Parece que Gilmar tem milionários clientes pois deverá ajudar a soltar Lula, também basta uma conver$inha. Lula deverá preencher seu milionário talão de cheques. kkkk. E aí, tem mmmmuitooooo…..
    O PT precisa dele! Logo Lula que disse a tempos atras que “nós temos uma suprema (STF) totalmente acovardada” e agora, esta corte está soltando Lula.
    Quem diria kkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *