HOLANDA QUER QUE OS PRESOS PAGUEM 16 EUROS POR DIA POR ESTAREM ENCARCERADOS

Infelizmente, uma lei como essa ainda vai demorar duzentos anos pra chegar ao Brasil. Vejam a notícia do DCM:

O governo holandês decidiu seguir o rastro de Dinamarca e Alemanha e impor a seus presidiários o pagamento de 16 euros (50 reais) por dia por ficarem atrás das grades. A proposta chegará ao Parlamento ainda este ano.

“Trata-se de que o preso entenda que faz parte da sociedade, e se comete um delito, tem a obrigação de contribuir com o gasto que provoca. Que seus atos não sejam pagos, do ponto de vista econômico, apenas pelo resto dos cidadãos”, diz Johan van Opstel, porta-voz da Justiça holandesa.

Atualmente, a Holanda conta com espaço para 12.000 presidiários, que passam uma média de três meses no cárcere. Cada cela, com um máximo de duas pessoas —em alguns edifícios antigos há até seis— custa 200 euros (632 reais) por dia.

Dos 29 presídios holandeses, alguns estão fechados, ao caírem os índices de criminalidade “como no restante da UE”, segundo a pasta da Justiça. O seu titular, o liberal Ivo Opstelten, apresentou também outro projeto legislativo similar ao da cobrança por dia de internação. Neste caso, atribui aos condenados uma parte dos custos gerados pelas investigações policiais, o procedimento judicial posterior e a assistência às vítimas.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *