JORNADA DUPLA: MULHERES TRABALHAM 7,5 HORAS A MAIS QUE OS HOMENS, MAS…

images-cms-image-000536508

Mas, apesar disso, a reforma do governo Temer impõe idade mínima de 65 anos – a mesma para homens e mulheres – de aposentadoria no Brasil. A notícia é da Agência Brasil:

As mulheres trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens por semana devido à dupla jornada, que inclui tarefas domésticas e trabalho remunerado. Apesar da taxa de escolaridade das mulheres ser mais alta, a jornada também é.

Os dados estão destacados no estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, divulgado hoje (6) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo é feito com base em séries históricas de 1995 a 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Em 2015, a jornada total média das mulheres era de 53,6 horas e a dos homens, de 46,1 horas. Em relação às atividades não remuneradas, a proporção se manteve quase inalterada ao longo de 20 anos: mais de 90% das mulheres declararam realizar atividades domésticas; os homens, em torno de 50%.

O estudo observou ainda que aumentou o número de mulheres chefiando famílias. Em 1995, 23% dos domicílios tinham mulheres como pessoas de referência. Vinte anos depois, esse número chegou a 40%.

As famílias chefiadas por mulheres não são exclusivamente aquelas nas quais não há a presença masculina: em 34% delas havia a presença de um cônjuge. “Muitas vezes, tais famílias se encontram em maior risco de vulnerabilidade social, já que a renda média das mulheres, especialmente a das mulheres negras, continua bastante inferior não só à dos homens, como também à das mulheres brancas”, diz o estudo.

1 comentário

  • Rafael

    Aqui no Brasil, as mulheres vivem em média 7 anos a mais do que os homens. Em Estados como Bahia, Alagoas e Sergipe, essa diferença esta próxima dos 10 anos! (Fonte: http://www.brasil.gov.br/governo/2016/12/expectativa-de-vida-no-brasil-sobe-para-75-5-anos-em-2015).
    Mas apesar disso, as mulheres aposentam-se 5 anos antes!
    E Temer já disse que se não aumentar a idade de aposentadoria das mulheres, terá que aumentar a dos homens!
    Que aumente a dos homens!
    Dessa forma, além delas viverem em média 7 anos a mais, elas podem se aposentar 10 anos antes!
    OBS: Nasceu homem, tem que se ferrar mesmo! Vida longa as Mulheres!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *