JUIZ CONDENA EX-MARIDO A PAGAR METADE DAS DESPESAS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

A notícia está pendurada no portal Conjur:

Ex-cônjuge deve arcar com metade das despesas sobre animal de estimação mesmo após divórcio. Com esse entendimento, o juiz Rodrigo de Carvalho Assumpção, da 4ª Vara Cível da comarca de Patos de Minas (Alto Paranaíba), condenou homem a pagar R$ 200 mensais à ex-esposa, com a qual adquiriu seis cães ainda em casamento.

Os animais Nick, Fred, Baby, Laika, Thor e Sharon ficaram sob guarda da mulher após a separação de fato, e impõem sobre ela o gasto de R$ 400 mensais para alimentação. Por conta disso, a autora fez o pedido de 50% do valor.

Em sua decisão, o juiz pontuou que não há norma qualquer aplicável a tal pedido, porém a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro orienta que, “quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito”.

O magistrado ressaltou que animais não são “sujeitos de direito” e sim tipificados como “coisas”, mas argumentou inviável ignorar que são “dotados de sensibilidade”. Para ele, a aquisição de um cão de estimação é comprometimento inafastável aos cuidados necessários a sua sobrevivência e à integridade física.

Desse modo, ainda que inviável a equiparação da obrigação à prestação de alimentos tradicional, se mostrou possível condenar o homem ao custeio do valor determinado. O cônjuge, ao longo do processo, não mostrou contestação. O processo ocorre em segredo na Justiça.

2 comentários

  • Luluzinho

    Cachorro também é gente e abana o rabo com sinceridade.

  • sukodilaranja

    Em reunião nesta quarta-feira, 7, com empresários em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não poupou críticas ao governador João Dória (PSDB-SP).

    Repetindo palavras de baixo escalão, o presidente classificou Dória como um “vagabundo”, em críticas às medidas que o governador tem assumindo para frear a pandemia no Estado. A informação é da coluna de Mônica Bergamo para a Folha de S. Paulo.

    João Dória reagiu em mensagem publicada na tarde desta quinta-feira, no Twitter. “Calma, Jair Bolsonaro. Além da Coronavac, o Butantan é especialista na anti-rábica. Fique tranquilo, vou te vacinar”.

    Esse Dória nao vale nada mesmo, um verdadeiro desperdício, desviar a s vacinas dos pobres cachorrinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *