LIPOASPIRAÇÃO: ESTADO DE SAÚDE DE EX-DEPUTADA FEDERAL CONTINUA GRAVE

Há dez dias internada em estado grave no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, a ex-deputada federal Maria Lúcia Cardoso (PMDB) continua respirando com a ajuda de aparelhos. A informação foi confirmada pelo boletim médico da unidade de saúde divulgado nesta sexta-feira (10).

A política foi internada na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do hospital Mater Dei, após passar por uma lipoaspiração no dia 23 de abril em uma clínica especializada em estética corporal.

Maria Lúcia Cardoso foi casada com o ex-governador de Minas Newton Cardoso, e, em 2008, o casal enfrentou uma separação conturbada, envolvendo agressões e valores bilionários. Ela atuou como deputada federal por três mandatos.

Em Minas Gerais, 47 pessoas morreram, no ano passado, após complicações cirúrgicas – uma média de uma vítima a cada 7,7 dias. Neste ano, conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES), já foram seis mortes. Os órgãos de saúde não possuem dados específicos sobre complicações em operações plásticas.

“A cirurgia plástica ficou mais acessível nos últimos anos. No geral, temos um índice de complicações que varia de 2 a 4% do total de procedimentos. E a que mais apresenta problemas é a lipoaspiração”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Claudio Castro.

Conforme a entidade, o maior problema enfrentado, hoje, são médicos sem qualificação e de outras especialidades realizando esses procedimentos. “Existem clínicos, ginecologistas e até radiologistas fazendo cirurgias plásticas”, acrescenta Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *