MÉDICOS BOLSONARISTAS QUEREM QUE GOVERNO INCLUA CLOROQUINA NO PROGRAMA ‘FARMÁCIA POPULAR’

O governo Bolsonaro promoveu, ontem, mais um evento deprimente. Batizado de “Brasil Vencendo a Covid-19”, o evento foi, na verdade, um encontro de cloroquinistas, onde a cloroquina é apresentada como a salvação do mundo.

A foto acima mostra a “mesa” do evento. Reparem que, entre as estrelas do encontro, está o conhecido ex-ministro Osmar “Trevas”, aquele sujeito que nos garantia que a pandemia duraria no máximo 13 semanas e começaria a perder força no dia 08 de abril.

Ao lado dele, temos o ex-urubólogo Alexandre Garcia, que, em fevereiro, nos garantia que o coronavírus não se daria bem em um clima quente como o nosso. Com a mesma convicção com que fizeram suas previsões, Trevas e Garcia defendem a eficiência da cloroquina, algo que, segundo cientistas renomados, não está provado.

Após a cerimônia dos médicos bolsonaristas no Planalto, da qual participou como se fosse um membro do governo e não um jornalista, Garcia publicou um vídeo em seu canal nesta terça, 25 de agosto, dizendo que a hidroxicloroquina está “perto do topo na escala de evidência científica”. Fonte? Nenhuma. A única “evidência científica” apresentada pelo ex-global foi a “cura” do presidente. 

Ao lado de Garcia – que fez questão de registrar o “discurso” do Bozo em seu celular – vê-se a médica Raíssa Oliveira Azevedo de Melo Soares, que, boa oradora que é, fez um enfático discurso em favor da cloroquina. Ela disse, entre outras coisas, que tratou cerca de 1.000 pacientes com a covid, dos quais apenas um foi a óbito.

Raíssa é medica da rede pública municipal de Porto Seguro(BA) e de um hospital estadual do qual foi demitida em julho por insistir no uso da cloroquina. Pois bem, olhando os números de Porto Seguro, pode-se constatar que a cidade tinha, até ontem, 2.328 casos positivos da covid, com 2.025 recuperados e 46 óbitos. Isso significa que, em Porto Seguro, de cada 1.000 casos, 20 pessoas morrem.

Em Jales, onde não temos nenhuma médica fazendo milagres com a cloroquina, o índice de letalidade é menor que o de Porto Seguro. Por aqui, tínhamos, até ontem, 1.119 casos positivos e 19 óbitos. Ou seja, a cada 1.000 casos registrados em Jales, 17 pessoas morrem.

Mas, vamos à notícia da Fórum:

Durante o evento “Brasil vencendo a Covid-19” nesta segunda-feira (24), médicos bolsonaristas sugeriram ao presidente Jair Bolsonaro a inclusão da cloroquina na Farmácia Popular. O programa tem o objetivo de oferecer remédios com valores reduzidos ou gratuitos à população mais pobre.

A cerimônia foi quase inteiramente dedicada para celebrar uma suposta “vitória” do país sobre a Covid-19 atribuindo ao uso da hidroxicloroquina. No evento, Bolsonaro disse que, “se a hidroxicloroquina não tivesse sido politizada, muito mais vidas poderiam ter sido salvas desses 115 mil que o Brasil chegou nesse momento”.

Uma das participantes do movimento, a médica Raíssa Oliveira chamou o remédio de “nossa linda e velha cloroquina”. De acordo com o Painel, da Folha de S.Paulo, ela disse também que a população não precisa mais se desesperar com o coronavírus, ao defender o uso do medicamento.

Caso o medicamento seja incluído na Farmácia Popular, medida passaria por cima de diretrizes de estados e municípios que hoje vedam o uso indiscriminado do medicamento nas redes públicas contra a doença.     

8 comentários

  • Cloroquina : boicotada, proibida e uma tarja preta

    A politização do uso da Cloroquina está dando nojo. A campanha contra cloroquina é cruel e há censura. Os petistas fazem campanha contra o remédio mas não dão outra solução.
    Eles tem medo que o Bolsonaro diga a população que o povo sarou graças ao seu remédio. kkkk Bolsonaro mandou para SP, 685 mil comprimidos do remédio.
    A Cloroquina foi adotada pela China, mas continua sem comprovação científica. Brusque (SC) recebeu 18 mil comprimidos do remédio para distribuir. Há muita polemica! É uma questão a ser resolvida pelo seu médico. Porem todos querem ser medico.
    A Cloroquina teria salvado muitas vidas perdidas, na pandemia? Acho que sim, pois não tem outro remédio. Cada caso é uma caso! A dosagem muda de acordo com o paciente.
    Se cloroquina não cura covid, por que há “curados” por ela?

  • Sérgio

    Pelo que eu saiba, NÃO há nenhum caso confirmado cientificamente de que alguém tenha sido curado da Covid19 pelo remédio propagado pelo Bozão e pelo Trump. Pelo contrário, no Brasil já morreram mais de 115.000, nos EUA quase 200.000 e no mundo mais de 800.000. Não entendi o porquê o colega cita os petistas.
    Por acaso algum petista tem culpa pela inocuidade da tal cloroquina em relação a Covid19? O mais estranho é que qdo os Minions não têm respostas para algumas questões, sempre culpam os petistas. Sinto pena deles, não sabem o que vem pela frente em relação a familícia bolsonaros.

    • Cloroquina : boicotada, proibida e uma tarja preta (2)

      Sergio
      A cloroquina surte efeito contra o coronavírus como um anti viral e anti inflamatório. Dependendo dos sintomas, o paciente deve toma-lo ou não. O médico é quem decide junto com o paciente. O uso e a dosagem do remédio.
      Eu citei os petistas porque esse assunto já foi muito debatido. Todo mundo sabe que a OMS não recomenda o uso deste remédio. A questão é médica. Não quero saber se os petistas não querem o uso da Cloroquina ou se os bolsominions/Bolsonaro querem. Não é problema deles!
      Só quero que parem de encher o saco com essa discussão.

  • Sérgio

    Só em falar em distribuir a tal cloroquina no Farmácia Popular, o Guedes já quer acabar com ela. Essa tal cloroquina é terrível mesmo. Além de não curar mata.

  • Sérgio

    Você não deve estar acompanhando a ciência. A OMS já declarou a ineficácia deste remédio que o Bozão propaga, devido ao fato de o dono do laboratório ser seu amigo. O laboratório, inclusive, não é muito bom. Chama-se Apsen. Vai ler um pouco as publicações nas revistas científicas e depois vc dá pitacos em meus comentários.

    • Cloroquina : boicotada, proibida e uma tarja preta (3)

      Sergio
      Você não leu o meu texto. Eu já afirmei que a OMS é contra o uso da Cloroquina. Leia direito! Laboratório do Exército já gastou mais de R$ 1,5 milhão para produção de 3 milhões de cloroquina.. O remédio é muito barato. A industria farmacêutica não tem interesse de aumentar a sua fabricação. Muito menos, o suposto amigo de Bolsonaro e dono do laboratório.

  • Cloroquina : boicotada, proibida e uma tarja preta (4)

    Sergio
    Outra coisa. Foi vc quem deu pitacos na minha opinião
    Kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *